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Jeep Grand Cherokee 4xe virá ao Brasil ainda em 2022 para matar V6 diesel

SUV grande tem motor 2.0 turbo e sistema híbrido com dois motores que não abre mão da tração 4x4 tradicional

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 20 nov 2022, 18h45 - Publicado em 5 abr 2022, 08h32
2022-Jeep-Grand-Cherokee
 (Divulgação/Jeep)
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A Jeep já adiantou qual será seu próximo carro híbrido após o lançamento do Compass 4xe. O novo Jeep Grand Cherokee 4xe já está com lançamento no Brasil confirmado ainda para 2022. E seu preço poderia não ficar tão distante dos R$ 349.990 cobrados pelo Compass híbrido plug-in.

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O Grand Cherokee 4xe tem cinco lugares (enquanto o Grand Cherokee L tem sete) e sistema híbrido plug-in com funcionamento semelhante ao do Compass. O motor 2.0 turbo Hurricane T4 gera 274 cv e tem acoplado a ele o câmbio automático de oito marchas.

2022-Jeep-Grand-Cherokee
(Divulgação/Jeep)

Um dos motores elétricos é, na verdade, um motor gerador de alta tensão com refrigeração líquida que substitui o alternador e o motor de partida e é conectado à polia do virabrequim por uma correia. O outro motor elétrico é mais potente (tem cerca de 136 cv) e é capaz de impulsionar o veículo sozinho.

Como funciona o sistema híbrido Grand Cherokee 4xe

A grande diferença para o Compass 4xe é que o motor elétrico maior está posicionado entre o motor a gasolina e o câmbio automático de oito marchas, onde estaria o conversor de torque. Como o motor 2.0 pode funcionar apenas como gerador, há uma embreagem para desconectá-lo do motor elétrico mais forte, que neste modo de funcionamento torna-se responsável por impulsionar o SUV.

Sistema 4xe do Grand Cherokee é mais complexo que o do Compass
Sistema 4xe do Grand Cherokee é mais complexo que o do Compass (Divulgação/Jeep)

Também é incomum o motor elétrico ter sua força gerenciada pelo câmbio automático. Há, inclusive, outra embreagem entre o motor elétrico e o câmbio, para “melhorar a dirigibilidade e eficiência”. Com isso, o sistema de tração 4×4 pode ter a mesma arquitetura das versões a gasolina. O impulso do motor 2.0 às rodas só é fundamental a partir dos 135 km/h, até lá o motor elétrico pode dar conta sozinho.

A Jeep divulga potência combinada de 380 cv e torque de 64,8 kgfm. O conjunto de baterias com 17 kWh garante autonomia elétrica de 40 km. Nos padrões de medição dos Estados Unidos, o Grand Cherokee 4xe tem média de consumo de 23,8 km/l. 

2022-Jeep-Grand-Cherokee
(Divulgação/Jeep)

O mais curioso é o preço. Nos Estados Unidos, os Grand Cherokee 4xe têm preço inicial de US$ 58.095, o que seria equivalente aos 53.000 euros pedidos na Europa pelo mesmo Compass 4xe trazido ao Brasil. Mas a probabilidade da versão de entrada ser importada é baixíssima. 

2022-Jeep-Grand-Cherokee
(Divulgação/Jeep)

A versão o Grand Cherokee Overland, que parte dos US$ 66.155 tem maiores chances por aqui pela versão já ter seu nome em uso no país. Mas as luxuosas Summit (US$ $69,820) ou Summit Reserve (US$ 74.300) também seriam interessantes.

O problema é o preço, que poderia superar os R$ 500.000. O antigo Jeep Grand Cherokee ainda está à venda no Brasil. Custa R$ 513.312 e tem motor V6 3.0 turbodiesel de 240 cv. 

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