Jeep Renegade ganha tecnologia, mas motor turbo flex fica para linha 2022
Em evento anual, Jeep anuncia série comemorativa de 80 anos. O que rouba cena, entretanto, é confirmação de modelos híbridos e do novo SUV ainda para 2021
Tradicionalmente, a Jeep aproveita o dia 4 de abril (4/4, um trocadilho com 4×4) para realizar seu grande evento do ano. Como a data caiu no domingo de Páscoa, a montadora usou esta segunda-feira (5) para trazer novidades aos seus clientes brasileiros.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 7,90
Além do esperado novo Compass, que entra em pré-venda às 16h de hoje, a montadora anunciou séries especiais ao resto de sua linha no Brasil, com itens exclusivos, e terminou o mistério do recurso de conectividade Adventure Intelligence, já destrinchado por QUATRO RODAS. Mais ainda, o Jeep Day também serviu para confirmar que o novo SUV de sete lugares será lançado em 2021, assim como os carros híbridos da montadora e o Renegade com motores turbo flex.
Modelos comemorativos de 80 anos
Como em outros países, os modelos da Jeep no Brasil ganharão uma série especial de aniversário, comemorando a fundação da montadora em 1941, durante a Segunda Guerra Mundial.
No caso do Jeep Wrangler, por exemplo, as unidades contarão com novas rodas de alumínio aro 18″ com pintura em cinza grafite também, usada nos contornos da grade frontal e na moldura dos faróis de neblina.
O modelo custará R$ 385.990, mantendo o motor 2.0 turbo a gasolina de 271 cv e 40,8 kgfm, tração 4×4 com quatro modos de atuação, tetos e portas removíveis e interior lavável, mas conta, assim como seus irmãos, com emblemas comemorativos tanto interna quanto externamente.
Já com nova geração apresentada — e em testes no Brasil — o Grand Cherokee receberá as mesmas miscelâneas estéticas do Wrangler, com pintura em cinza grafite nas rodas de aro 20, molduras dos faróis, grade frontal e retrovisores exclusivos, além dos emblemas.
O Grand Cherokee 80 Anos custará R$ 496.990 e será vendido apenas com o motor 3.0 turbodiesel de 241 cv e 56,1 kgfm, com tração 4×4 Quadratrac 2 e câmbio automático de oito marchas.
Jeep Renegade recebe algumas novidades
Além da estética, o popular Jeep Renegade foi bem abordado pela Stellantis e receberá algumas novidades tecnológicas alinhadas à fase “conectada” das marcas da finada FCA. Isso, mesmo sem mudança de ano/modelo: todos são 2021.
Uma delas é a nova central multimídia Uconnect 5, que mantem tela de 8,4’’ mas usa hardware novo e muito mais potente. Em sua versão de aniversário, o popular SUV também recebeu a pintura cinza grafite nas barras de teto, grades, retrovisores, logos da marca e rodas de 18”.
Apesar disso, foi justamente uma ausência que se destacou: a dos novos motores 1.0 e 1.3 GSE Turbo da Fiat e Jeep, que apenas serão instalados nos modelos 2022.
Baseado na versão Longitude, o Renegade 80 Anos virá com tela de TFT digital de 7 polegadas no quadro de instrumentos e sua parte interna oferece teto com revestimento preto e acabamentos em Gloss Black, além de bancos com costuras exclusivas. O Renegade 80 Anos estará disponível nas motorizações flex e a diesel, custando de R$ 123.490 a R$ 164.590.
Carro conectado
O mistério da Jeep sobre sua nova plataforma Adventure Intelligence era protocolar, dado que o sistema estava praticamente todo explorado e conhecido.
Como adiantado, será possível obter dados gerais do veículo via telefones e smartwatches, além de comandá-lo via dispositivos da Amazon, rastreá-lo em caso de roubo e contar com serviços emergenciais em caso de acidente. Esquema bem semelhante ao OnStar, da Chevrolet.
As novidades do dia, entretanto, ficaram por conta dos preços e planos do sistema, que conecta os SUVs a smartphones e à nuvem, via tecnologia da big tech americana e rede 4G da Tim.
A montadora confirmou que o sistema estará disponível em todos os Renegade fabricados a partir de agora, uma vez que os modelos sairão da fábrica de Goiana (PE) com o chip de conexão já instalado. Caberá ao proprietário optar por assinar o sistema, ativando o hardware.
Como no Compass, o Renegade terá hotspot Wi-Fi capaz de oferecer internet a até oito dispositivos simultaneamente. O pacote de dados será opcional por um mês após a compra do carro e, em seguida, serão oferecidas três planos de rede móvel.
A franquia Basic custará R$ 30/mês, com 5GB de dados, enquanto a Standard oferece 10GB por R$ 40 e a Premium fornece 40 GB por R$ 100 mensais. Dependendo do plano, há acesso de cortesia a plataformas de audiolivros e streaming.
Além da internet, o Adventure Intelligence também é pago como um opcional com preço variando entre R$ 1.500 a R$ 2.500, dependendo da versão do Renegade. Essa é uma forma de compensar o fato do sistema ter sido lançado no meio da linha 2021 do SUV.
O Adventure Intelligence terá assinatura será anual ou mensal e, nos primeiros 12 meses, o uso será gratuito, a fim de convencer o motorista. A Jeep não informou os valores da mensalidade ou anuidade de seu assistente inteligente.
Como o sistema depende da nova central multimídia e do eSIM embutido na central, as benesses do Wi-Fi e Adventure Intelligence só estão disponíveis em novos Renegade e Compass, sem possibilidade de conversão dos modelos já emplacados.
Jeep híbrido, finalmente
Após muitas incertezas e atrasos, a Jeep confirmou que, até o final do ano, seus modelos receberão versões híbridas. A empresa não confirmou qual utilitário específico será agraciado, mas o candidato principal é o Renegade, em sua versão 4xe, além do novo Compass.
O SUV pequeno deverá usar motor 1.3 turbo alinhado a unidade elétrica de 60 cv, que resultam em potência combinada de 236 cv e 27,5 kgfm de torque. O Renegade híbrido contaria com transmissão automática de seis velocidades e tração integral.
Antes dos Jeep híbrido, entretanto, quem será lançado é o utilitário de sete lugares da empresa. O calendário de Jeep e Fiat segue mais agitado do que nunca e, só até dezembro, serão lançados o novo SUV do Argo, nova Toro, versões híbridas de seus modelos, novo Compass e o D-SUV inédito. Em tempos de crise no mercado automotivo, a Stellantis não só segue a pleno vapor como dobrou sua aposta.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.