Jaguar XE SV Project 8: supersedã de 600 cv encara C 63 AMG e M3
Com apenas 600 unidades produzidas, ele vai de 0 a 100 km/h em 3,5 s e chega aos 321 km/h
A Jaguar aproveita o Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra, para exibir oficialmente o XE SV Project 8.
Desenvolvido pela divisão de veículos especiais da Jaguar Land Rover (SVO), o sedã esportivo é movido pelo mesmo motor 5.0 V8 Supercharged utilizado no XE R-Sport e no F-Type, mas recalibrado para entregar 600 cv. A marca indica aceleração de 0 a 100 km/h em 3,5 segundos e velocidade máxima de 321 km/h.
Diversas mudanças foram realizadas em relação ao XE original. Algumas peças de alumínio foram substituídas por fibra de carbono, como o teto e o para-choque traseiro. A carroceria foi alargada para cobrir as novas rodas de 20 polegadas feitas em liga leve de alumínio. Uma gigantesca asa foi fixada na traseira para melhorar a pressão aerodinâmica.
O XE Project 8 será o primeiro modelo da Jaguar equipado com a nova geração do sistema de freios de carbono cerâmica. O sistema de modos de condução inclui o Track Mode, que modifica os ajustes do controle de estabilidade, relação de marchas, respostas do acelerador e do volante.
Opcionalmente, a marca oferece o pacote Track Pack, que traz apenas dois bancos concha de fibra de carbono com cintos de segurança de quatro pontos fixados em uma estrutura instalada no lugar do banco traseiro.
O cliente poderá escolher entre três opções de cores externas e cinco tonalidades de acabamento, além de poder personalizar vários detalhes do veículo.
Apenas 600 unidades serão produzidas para o mundo inteiro e ainda não há previsão de venda no mercado brasileiro.