Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Jaguar F-Type ganha motor de quatro cilindros com 300 cv

Nova opção de motorização será oferecida nas versões mais simples

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
12 abr 2017, 16h55
F-Type de entrada agora tem motor 2.0 turbo de quatro cilindros (Divulgação/Divulgação)

Para o desespero dos puristas, mais um superesportivo foi contaminado pelo downsizing. Depois dos Porsche 718 Boxster e Cayman, o Jaguar F-Type ganhou uma nova configuração com motor turbo de quatro cilindros.

Prometendo grande eficiência energética, o modelo chega ao Reino Unido por cerca de R$ 197.000 (em conversão direta, sem adição de impostos). Ainda não há previsão de quando o cupê chegará o Brasil – por aqui, a versão mais acessível do F-Type (com motor V6) custa R$ 447.818.

Assim como nos alemães, a estreia da nova motorização causou mudanças na gama do britânico. Agora, o F-Type passará a ter cinco níveis: o primeiro, sem nomenclatura, é chamado apenas de F-Type; o segundo, é o R-Dynamic; o terceiro adota o nome 400 Sport (V6 3.0 de 400 cv); o quarto é o R (V8 5.0 de 550 cv); enquanto o quinto, e topo de linha, permanece com o sobrenome SVR (V8 5.0 de 575 cv).

Por fora, a única diferença está na saída central única de escape (Divulgação/Divulgação)

Para as duas primeiras, além dos já conhecidos motores V6 3.0 de 340 ou 380 cv, a Jaguar oferecerá também o inédito 2.0 turbo de quatro cilindros da linha Ingenium, a mesma que equipa os atuais Jaguar XE e Land Rover Evoque e Discovery Sport. Para o F-Type, porém, o motor entrega 300 cv e 40,8 mkgf – sempre acompanhado de um câmbio automático de oito marchas e tração traseira – com a promessa de ir de 0 a 100 km/h em 5,2 segundos.

Interior não muda, com exceção da nova central multimídia InControl Touch Pro. Na foto, a versão 400. (Divulgação/Divulgação)

De acordo com a Jaguar, a motorização recebeu uma série de ajustes para ser o 2.0 mais potente e eficiente já produzido por ela. Entre eles, a marca cita os injetores de combustível otimizados e montados em posição central nos cilindros, os rolamentos de cerâmica da turbina que reduzem o atrito e a integração do coletor ao turbocompressor para reduzir o turbo lag.

Motor tem uma série de ajustes para ser o 2.0 turbo mais potente já produzido pela Jaguar (Divulgação/Divulgação)

A redução de 52 kg no eixo dianteiro em relação à mesma versão equipada com motor V6 deve alterar levemente a dirigibilidade do esportivo. Já o ronco nãofica comprometido, mesmo se tratando de um “pequeno” motor de 2 litros. Por fora, a única diferença visual fica para a saída central única de escape, diferentemente das demais configurações, com duas ou quatro saídas.

Entre os aparatos tecnológicos, o F-Type R-Dynamic incorpora faróis full led, frenagem de emergência, assistente para saídas involuntárias de faixa, monitoramento de fadiga do condutor e sistema multimídia InControl Touch Pro de alta definição.

Motor 2.0 da linha Ingenium rende 300 cv de potência (Divulgação/Divulgação)

Com a mecânica inédita, o F-Type aumenta sua rivalidade contra o Porsche 718 Cayman. Recentemente, o cupê alemão adotou um 2.0 turbo de quatro cilindros também com 300 cv de potência, porém com 38,8 mkgf de torque. Segundo a Porsche, com câmbio PDK de sete velocidades, o esportivo vai de 0 a 100 km/h em 4,9 segundos.

Continua após a publicidade
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.