Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Jaguar E-Type volta a ser fabricado após 50 anos e tem até injeção eletrônica

Considerado o carro mais bonito da história, o Jaguar E-Type voltou a se fabricado após 50 anos a pedido de um cliente do sudeste asiático

Por Lucas Parente
Atualizado em 26 out 2024, 16h16 - Publicado em 26 out 2024, 15h00
jaguar_e-type_01
 (Divulgação/Jaguar)
Continua após publicidade
  • A Jaguar possui uma divisão interna que cuida especialmente dos modelos históricos da marca, a Jaguar Classic. Estão encarregados da manutenção e restauração dos antigos carros da empresa, mas também podem construir novos carros do zero. E foi o que fizeram: dois Jaguar E-Type 0-km foram fabricados em 2024 a pedido de um cliente do Sudeste Asiático.

Considerado “o carro mais bonito já fabricado” por Enzo Ferrari, o Jaguar E-Type é, também, um dos carros mais cultuados da fabricante britânica.

Os novos veículos projetados foram feitos conforme as especificações originais do E-Type Série I, lançado em 1961. No entanto, foram colocadas também inspirações da edição comemorativa da Série III, produzida entre 1971 e 1974. O resultado é extremamente fiel ao antigo modelo e com toda a pompa da época.

jaguar_e-type_05_green
(Divulgação/Jaguar)

Ambos os exemplares ano 2024/modelo 1961 são conversíveis e cada um está pintado em uma cor que estava disponível na paleta de 1974. São elas: Signet Green e Opal Black.

Continua após a publicidade

Mecanicamente, o modelo também é fiel à época. Sob o enorme capô está o seis cilindros 3.8 que utilizado no E-Type de 1961 a 1964. Porém, este motor foi atualizado e usa até mesmo injeção eletrônica.

jaguar_e-type_06_black
(Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

A Jaguar não divulgou as especificações do modelo, mas, sem dúvidas, supera os 265 cv do antigo Série I original por conta da modernização do motor. O câmbio é diferente do original, sendo uma transmissão manual de cinco marchas – o modelo da década passada utilizava um câmbio de apenas 4 marchas.

No interior, há toques sutis de modernidade que podem ser observados, como rádio com Bluetooth com visual clássico e para-brisa aquecido, colocados em uma tentativa de melhorar o carro sem comprometer o visual retrô.

jaguar_e-type_13_interior
(Divulgação/Jaguar)
Continua após a publicidade

O restante é totalmente inspirado nos modelos da época. Os novos Jaguar E-Types estão equipados com bancos de couro em bege da Bridge of Weir, feitos à mão. Há também um console central com muitos elementos cromados e um painel fiel ao estilo da época.

jaguar_e-type_17_interior
(Divulgação/Jaguar)

O icônico emblema original da Jaguar, de ouro 18 quilates e madrepérola, foi restaurado pela joalheria Deakin & Francis, de Birmingham, especialmente para compor o visual interno dos veículos.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:

Não foi revelado o valor desta encomenda de dois novos E-Types. Porém, com certeza será mais que os £ 315.000 (R$ 2,3 milhões) do último E-Type ‘Reborn’, feito em 2021. Trata-se de um carro feito do zero e não uma restauração completa. Cada novo modelo feito pela empresa demorou mais de 2.000 horas para ser finalizado.

jaguar_e-type_10_detail
(Divulgação/Jaguar)

A produção de dois carros tão icônicos da marca acontece em um momento totalmente diferente para a própria Jaguar. A montadora encerrou a produção de alguns de seus modelos mais vendidos nos últimos anos e se prepara para revelar o seu primeiro carro elétrico, mas poderá passar um ano sem produzir qualquer carro. Os tempos são outros.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.