Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Irmão do Creta, Kia Seltos é o SUV de baixo custo que a marca precisava

Utilitário esportivo foi criado para o mercado indiano usando plataforma do antigo Elantra, e cairia muito bem também no Brasil

Por Leonardo Felix Atualizado em 24 jun 2019, 15h09 - Publicado em 21 jun 2019, 10h25
Kia Seltos: mais um SUV compacto no mercado Divulgação/Kia

A Kia ainda tenta descobrir como ingressar com força no crescente mercado de SUVs compactos.

Se com representantes como KX3 e Niro está difícil, especialmente em mercados emergentes, o jeito é criar uma solução de custo mais baixo para brigar em países como a Índia e, quem sabe, o Brasil.

Foi aí que surgiu o Seltos, ilustrado nas imagens deste artigo. O nome deriva de Celtos, filho do herói Hércules na mitologia grega. Qual a relação disso com o consumidor indiano? Também não sabemos.

O fato é que o Kia Seltos deriva da plataforma J5, usada pelas penúltimas gerações de Hyundai Elantra e Kia Soul (e cujos custos de implantação já estão amortizados, portanto), e que também dá vida, vejam só, ao nosso Creta.

Plataforma é a J5, mesma do Creta e dos antigos Elantra e Soul Divulgação/Kia

Se os gastos com a plataforma foram baixos, a Kia compensou aplicando uma certa dose de tecnologia ao seu mais novo SUV compacto.

A carroceria utiliza aços de alta resistência e alumínio em sua construção. Há seis airbags embarcados, controles de estabilidade e tração com auxílio de partida em rampas e assistente de frenagem emergencial.

Até um head-up display de oito polegadas foi aplicado ao para-brisa, assim como uma central multimídia de 10,25 polegadas no console central e um sistema de som Bose com oito alto-falantes.

Seltos tem traços bastante musculosos Divulgação/Kia
Continua após a publicidade

O Seltos também traz um aplicativo chamada UVO, que usa um chip de dados para atualizar informações em tempo real sobre estado do veículo, tráfego, previsão do tempo e pontos de interesse no trajeto.

Seus faróis e lanternas têm leds nas luzes de assinatura, diurnas, de neblina e até de indicação de mudança de direção, estas com efeito tridimensional. As rodas vão de 16 a 18 polegadas, sempre em liga leve.

Conjunto óptico dianteiro usa leds e luzes de seta com efeito tridimensional Divulgação/Kia

A Kia ainda não deu detalhes sobre as dimensões do modelo, mas já revelou quais são os seus trens-de-força. E eles contam com três opções de motor e outras três de câmbio.

Propulsores são: um 1.6 T-GDI de 177 cv (conhecido do nosso New Tucson); um 2.0 aspirado de 149 cv; um 1.6 turbodiesel de 136 cv.

Eles podem vir aliados a uma caixa automática de seis marchas, outra automatizada de dupla embreagem com sete marchas ou ainda uma terceira, do tipo CVT.

Insígnia abaixo da lanterna nesta imagem indica que SUV terá até uma versão esportiva Divulgação/Kia

O visual destoa um pouco da linha estética seguida por outros lançamentos recentes da marca, remetendo a modelos de penúltima geração. A traseira chega a lembrar um SUV da Ford, como o Territory.

Ah, sim: o Seltos será produzido em dois países, Índia e Coreia do Sul, o que reforça suas pretensões globais. A chegada às ruas começa no segundo semestre deste ano.

Será que ele vem ao Brasil? Bem que a fabricante precisava de um produto assim para voltar a crescer por aqui, mas tudo vai depender das negociações com o importador oficial da marca no país.

Continua após a publicidade

Publicidade