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Hyundai ix35, Chevrolet Onix e Prisma Joy: sucesso dos veteranos

Apesar do visual defasado e, em alguns casos, do atraso de gerações, os modelos mais antigos continuam vendendo bem no Brasil

Por Gabriel Aguiar - Atualizado em 11 out 2018, 13h52 - Publicado em 11 out 2018, 10h00
Onix Joy ganhou faróis com máscara negra na linha 2019 Divulgação/Chevrolet

Os Chevrolet Onix e Prisma Joy chegaram às lojas em 2016 com uma receita bem conhecida pelos brasileiros: menos equipamentos de série e (principalmente) visual defasado.

Quem não lembra dos já aposentados Fiat Palio Fire, Uno Mille ou Siena EL, que resistiram por anos junto às novas gerações? E também tivemos VW Gol Special, Ford Fiesta RoCam…

VW Gol Special
Bastante despojada, a versão Special tinha foco no preço acessível Divulgação/Volkswagen

Entretanto, a principal surpresa é perceber que, mesmo com o desenho pré-reestilização – que foi apresentada há quase dois anos e meio –, essas versões ainda são as mais vendidas.

Segundo dados da consultoria Jato Dynamics, o Onix Joy representou 36,5% do total de vendas do hatch no primeiro semestre de 2018. Foram 32.766 unidades das 89.613 no período.

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Versão de entrada Joy é a mais vendida do Prisma Divulgação/Chevrolet

O mesmo fenômeno ocorre com a linha Prisma, cuja configuração mais barata (e com visual antigo) abocanhou 32,4% dos emplacamentos: 10.385 das 32.012 unidades vendidas.

Os bons resultados não surpreendem, considerando que falamos disso no início de 2017. E há uma boa diferença de preços: no caso do hatch, o Joy é R$ 3.700 mais barato que o LT 1.0.

As versões de entrada dos Chevrolet têm interior mais simples e menos itens de série Divulgação/Chevrolet

No caso do sedã Prisma, há um degrau ainda maior entre a configuração de entrada e o modelo reestilizado. O primeiro custa R$ 49.590, enquanto o segundo parte dos R$ 59.890.

Uma das poucas marcas que ainda adotam essa estratégia é a Hyundai, que fabrica e comercializa três gerações do mesmo modelo no Brasil: o veterano Tucson, o ix35 e o recente New Tucson.

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Hyundai Tucson
Tucson está praticamente igual desde que chegou ao Brasil em 2005 Marco de Bari/Quatro Rodas

O modelo mais antigo teve vendas inexpressivas, com só 264 unidades no primeiro semestre. Por sua vez, o ix35 emplacou 4.515 unidades, ou 2,2 vezes as vendas do irmão mais novo.

De novo, há uma diferença de preços que justifica (em partes) o desempenho nas lojas. O Tucson parte de R$ 74.990, contra R$ 110.990 do intermediário e R$ 137.900 do New Tucson.

Hyundai tem leds nas luzes de posição e nos retrovisores
ix35 é o mais vendido das três gerações do SUV Christian Castanho/Quatro Rodas

Vale lembrar que, diferentemente dos Chevrolet, os SUVs da Hyundai têm diferenças bem além do visual e dos itens de série: mudam também motores e, principalmente, plataforma.

Isso significa que o consumidor deverá abrir mão de detalhes mais importantes que apenas estética e comodidade. Ou seja, consumo de combustível, espaço interno e segurança.

Grande hexagonal: característica da Hyundai
New Tucson é R$ 26.910 mais caro que o ix35 Christian Castanho/Quatro Rodas
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