Clique e assine por apenas 8,90/mês

Os pneus de SUVs são mais resistentes do que os dos sedãs?

Estrutura é semelhante, mas pneus de utilitários esportivos têm tendência a escorregar lateralmente quando o veículo sai de traseira

Por redação - Atualizado em 9 jan 2018, 18h47 - Publicado em 26 dez 2017, 17h36
Suvs x sedãs
Não há necessidade de reforços adicionais para os pneus utilizados em SUVs Marco de Bari/Quatro Rodas

Os pneus de SUVs são mais resistentes do que os dos sedãs? Há outras diferenças? – Coutinho, Goiânia (GO)

Na média, a estrutura dos pneus usados pelos SUVs não exigem reforços adicionais em comparação com os utilizados em sedãs de porte equivalente.

Entretanto, a borracha usada neles tem uma leve tendência a escorregar lateralmente quando o veículo está saindo de traseira (sobre-esterço).

Suvs x sedãs
SUVs como o Honda HR-V têm pneus de perfil mais alto Marco de Bari/Quatro Rodas

Pode soar estranho, mas há um motivo técnico para este fenômeno. “Isso faz com que a traseira do veículo se desloque, evitando que a combinação de sobre-esterço mais centro de gravidade alto (dos SUVs) gerem uma tendência a capotamento”, explica Rafael Astolfi, gerente de assistência técnica da Continental.

Continua após a publicidade

Uma diferença importante está no custo dos pneus dos utilitários esportivos. Por serem normalmente mais largos e terem perfil mais alto, eles custam mais caro.

Publicidade