PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mercado: o sucesso dos carros novos com cara velha

Gerações antigas que continuam à venda fazem sucesso e chegam a 34% do mix

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
20 jan 2017, 17h37
 (/)
Continua após publicidade

Uma prática já antiga, mas cada vez mais recorrente no mercado brasileiro, é a convivência de duas gerações do mesmo modelo nas lojas. A sacada é boa: além de aumentar a área de atuação da marca, permite maior margem de lucro nos carros que mantêm o mesmo visual há vários anos.

Curioso é o fato de que os modelos de cara velha vendem tanto quanto os mais novos.

O Onix é o caso mais recente disso. A configuração de entrada, Joy, foi responsável por 33,5% das vendas do modelo em novembro de 2016, segundo a consultoria Jato. Ou seja, dos 15.700 Onix vendidos (divididos em cinco versões), 5.267 foram Joy.

No caso do Palio, 33,9% dos emplacados são da versão Fire, com o mesmo visual do Palio de 2004 e vendido, atualmente, apenas por encomenda. De acordo com a Jato, foram 1.327 exemplares em novembro.

Já a Hyundai foi além e tornou-se a primeira fabricante com três gerações vendidas ao mesmo tempo: Tucson, ix35 e New Tucson, nessa ordem. Ainda sem números de vendas do New Tucson, recém-lançado, comparamos o acumulado de Tucson e ix35. Foram 11.036 unidades do Tucson e 9.735 do ix35 entre janeiro e novembro de 2016.

Continua após a publicidade

O atrativo é apenas um: preço, já que são posicionados como versões de entrada (logo, mais baratas). O Tucson, por exemplo, custa R$ 30.000 a menos que o ix35. Com isso, eles também se valem do baixo custo geral (preço, manutenção e seguro) para atraírem os frotistas.

A prática deve continuar: a nova Mitsubishi L200 Triton (chamada de Sport) irá conviver com a geração anterior, que continua a ser oferecido em um grande número de versões. Já a Volkswagen deve trazer a nova geração do Tiguan de sete lugares para conviver com o modelo antigo, que acaba de receber a opção de motor 1.4 TSI.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.