Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

Honda lança HR-V no Brasil

Versões vão de R$ 69.990 a R$ 88.700

Por Diogo Patroni e Rodrigo Furlan (colaborou Vitor Matsubara)
Atualizado em 9 nov 2016, 14h23 - Publicado em 12 mar 2015, 14h55
fabricantes

Um dos mais aguardados modelos do mercado automotivo brasileiro em 2015 acaba de ser lançado oficialmente. A Honda traz o utilitário esportivo compacto HR-V ao País para chacoalhar um segmento historicamente dominado pelo Ford EcoSport, mas que se encontra em franca expansão. A marca, inclusive, aposta que o HR-V pode se tornar seu modelo mais vendido em breve.

Segundo a Honda, a carroceria combina a “esportividade de um cupê” com a “versatilidade de uma minivan”. Bastante arrojada, ela conta com LEDs nas lanternas e luzes de freios traseiras. As versões EX e EXL, por sinal, trazem luzes indicadoras de direção nos retrovisores. A primeira também oferece retrovisores com rebatimento elétrico, além da função TiltDown, que se ajusta automaticamente quando a marcha ré é engatada.

A esportividade também está presente na cabine, cujo console elevado e os ajustes de altura da coluna de direção, assim como do banco do motorista, transmitem a sensação de cockpit. Em termos de capacidade de carga, o porta-malas do HR-V comporta até 437 litros, podendo chegar a 1.010 litros com o banco traseiro rebatido. O SUV, aliás, traz o prático sistema modular de bancos ULT, facilitando o transporte de objetos longos e altos. Vale lembrar que a versão EXL conta com bancos em couro, ar-condicionado digital e monitor touch screen de sete polegadas com sistema multimídia.

Dentre as principais funcionalidades estão: Sistema HFT (Hands Free Telephone), que permite ao motorista atender chamadas sem tirar as mãos do volante; sistema Brake Hold, indicado para saídas em pisos inclinados; controle de tração e estabilidade; sistema auxílio de direção; assistente de partida em rampa, entre outros.

Continua após a publicidade

Em todas as versões, o HR-V é equipado com motor 1.8 V-TEC flexível, oferecendo 140 cavalos de potência quando abastecido com gasolina e 139 cv se municiado com etanol, sem tanquinho auxiliar para partida a frio. Apenas a versão de entrada LX traz câmbio manual, de seis velocidades. A própria LX, a EX e a EXL recebem transmissão CVT de sete velocidades, sendo que a de topo de linha traz borboletas para troca de marchas.

A marca ainda oferece um pacote de personalização com até 30 itens, como grade dianteira cromada, pedais esportivos, suporte para bicicletas, dentre outros. Para a versão LX manual, estão presentes rodas de 17 polegadas com calota; para as demais, as rodas são de liga-leve. A Honda prevê o seguinte mix de vendas para cada versão:

LX Manual – R$ 69.900 (1% das vendas)

Continua após a publicidade

LX CVT – R$ 75.400 (11% das vendas)

EX CVT – R$ 80.400 (42% das vendas)

EXL CVT – R$ 88.700 (46% das vendas)

Continua após a publicidade

Impressões ao Dirigir:

QUATRO RODAS participou de um longo test-drive realizado entre os estados do Distrito Federal e Goiás com as versões EXL e LX, ambas com câmbio CVT. O HR-V mostrou um comportamento bastante seguro tanto na estrada quanto na cidade, inclusive nas curvas – algo pouco comum para um SUV, que naturalmente deixa a carroceria “rolar” mais alto por ter centro de gravidade mais elevado. A transmissão CVT é eficiente em várias situações, respondendo rapidamente quando solicitada – a Honda não disponibilizou unidades equipadas com câmbio manual de seis marchas. Apesar de não ter marchas, a caixa do HR-V simula trocas sequenciais por borboletas atrás do volante e tem até um modo “Sport”. O motor 1.8 VTEC Flex é o mesmo do Civic, mas uma nova calibragem da central eletrônica fez a potência ser maior com gasolina (140 cv) do que com etanol (139 cv).

O interior oferece bom espaço para cabeça e pernas dos ocupantes, inclusive no banco traseiro. Surpreende o nível de acabamento, mais parecido com o Civic do que o City em termos de qualidade de construção. O painel é revestido por um material emborrachado e o interior tem couro ecológico no console central e nas portas. O condutor tem todos os comandos ao alcance das mãos, sendo que a alavanca do câmbio fica em uma posição mais elevada graças a um console central que “separa” motorista e passageiro na frente.

VEJA MAIS: Confira nossa galeria do Honda HR-V!honda-hr-v-2.jpeg

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
ECONOMIZE ATÉ 59% OFF

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.