Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

GM promete reduzir em até 43% as emissões dos seus carros no Brasil

A empresa aplicou mudanças mecânicas e tecnológicas para atender às legislações de emissão de poluentes que ficarão mais rígidas no Brasil

Por Pedro Henrique Oliveira
Atualizado em 5 dez 2021, 12h40 - Publicado em 3 dez 2021, 16h50
Chevrolet Spin 2022
Chevrolet Spin Premier 2022 (Divulgação/Chevrolet)
Continua após publicidade

A General Motors se mostra empenhada em cumprir os novos protocolos de emissão de gases poluentes. A empresa afirmou que seus modelos emitirão até 43% menos poluentes, prometendo adotar medidas que vão além das exigidas pela próxima fase do Proconve, a L7, mais rígida e que passa a valer já no início de 2022 no Brasil. 

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

Enquanto na Europa, as fabricantes de automóveis buscam ter um catálogo 100% elétrico até 2030, no Brasil a realidade é outra. Por aqui as empresas buscam reduzir a emissão de gás carbônico e se posicionar dentro da legislação local, já que há menos infraestrutura e poder de compra para os elétricos.

Evolução da Chevrolet Spin
Os softwares do câmbio e do motor passaram por alterações para diminuir a emissão de gases (Divulgação/GM)
Continua após a publicidade

Para a redução das emissões, a GM investiu em pesquisa e desenvolvimento dos produtos, além da atualização das linhas de produção e montagem. Para os veículos, a fabricante afirma ter atualizado os sistemas de exaustão, o software que gerencia o motor e a transmissão.

Como exemplo, a Spin, que passará a ser equipada somente com câmbio automático, passou a ter bicos injetores aquecidos no lugar do tanquinho, ganhou uma luz no painel que auxilia a ignição em dias frios, adotou uma nova calibração de motor e câmbio e aprimorou o tanque de combustível e o conversor catalítico.

Mudanças da GM para os modelos a partir de 2022
Veja as principais mudanças adotadas na Chevrolet Spin (Divulgação/GM)
Continua após a publicidade

E assim o velho motor 1.8 8V Econo.Flex está autorizado a seguir em produção por mais alguns anos. E ainda foi mais além, por não ter tido sua potência reduzida. Mantém os 111 cv com álcool e 106 cv com gasolina. É um feito e tanto: motores mais antigos estão perdendo potência para se enquadrar às novas regras, como o 1.4 Fire da Fiat, ou até sendo obrigados a sair de linha, como o 1.6 8V da Volkswagen.

Em motores a diesel, a Chevrolet incluiu um novo filtro que anula 95% do material particulado que seria expelido. Ele é responsável, principalmente, por aquela fumaça preta característica expelida pelo escapamento. 

Para o L7, a empresa chegou a 43% de redução média na emissão de gases dos seus modelos. Santiago Chamorro, presidente da GM na América do Sul, reforçou o compromisso da marca com o meio ambiente. “A GM anunciou seu compromisso de se tornar uma empresa neutra em carbono até 2040 e estamos avançando globalmente neste sentido”, explica. 

Continua após a publicidade

Chamorro afirma ainda que uma parte importante do processo de descarbonização é tornar os veículos a combustão cada vez mais sustentáveis até a migração para os carros elétricos. 

As lanternas do Bolt parecem fazer parte do vidro traseiro
O Bolt EV é um dos modelos elétricos da Chevrolet, mas antes de focar nos elétricos, a GM melhorará os modelos a combustão (Christian Castanho/Quatro Rodas)

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

CAPA 751 quatro rodas
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.