Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Novo Fiat Fiorino tem até porta-maquininha de cartão, mas custa R$ 100.000

Para compensar motor mais fraco, novo Fiat Fiorino é mais econômico, confortável e seguro. Preço, entretanto, chega aos seis dígitos

Por Eduardo Passos Atualizado em 3 dez 2021, 11h51 - Publicado em 3 dez 2021, 11h42

Time que está ganhando não se mexe, exceto quando o jogador sente o peso da idade. Esse parece o pensamento da Fiat ao anunciar o novo Fiorino nesta sexta-feira (3). O furgão ganhou algumas alterações estéticas e significativas mudanças mecânicas em sua nova versão única, que custa R$ 99.990.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A mais notável dessas é a recalibração do motor 1.4 Evo Flex, que perdeu 2 cv de potência e, por conta de normas ambientais, agora tem 86 cv com álcool.

Motor 1.4 ficou mais fraco por conta de novos limites de poluição
Motor 1.4 ficou mais fraco por conta de novos limites de poluição Divulgação/Fiat

Em compensação, mudanças que vão da unidade de potência ao sistema de ar-condicionado permitiram uma economia de até 11,8% de combustível em relação ao atual modelo. O ar também está mais eficiente e resfria o ambiente 18% mais rápido que antes.

O facelift é bem notável na dianteira, onde o modelo recebeu grade frontal semelhante ao do Pulse e ganhou faróis do Fiat Uno, com direito a máscara negra. Também houve alterações nos para-lamas e vincos do capô e inclusão de faróis de neblina no carro.

Interior de Strada

Interior é baseado na Strada Endurance
Interior é baseado na Strada Endurance Divulgação/Fiat

Os dois ocupantes da Fiorino terão à disposição um interior bem atualizado, mas sem abrir mão da simplicidade que, segundo a Fiat, é um desejo de quem compra o modelo.

Baseada na Strada, a nova cabine oferece quadro de instrumentos com computador de bordo digital, saídas de ar mais esbeltas e novos estofamentos. 

Faróis de Uno e grade parecida com de Strada e Pulse são destaques estéticos
Faróis de Uno e grade parecida com de Strada e Pulse são destaques estéticos Divulgação/Fiat

Os porta-objetos foram redesenhados e incluem até espaço para maquininhas de cartões, enquanto o porta-luvas ganhou iluminação interna. O rádio, entretanto, segue ausente, ainda que haja cabeamento e caixas de som pré-instaladas.

Foco na cidade

Suspensão traseira utiliza materiais mais leves para maior "eficiência e estabilidade"
Suspensão traseira utiliza materiais mais leves para maior “eficiência e estabilidade” Divulgação/Fiat

A Fiat acertou ao elevar o nível de segurança do furgão, ainda que pouco. A partir da linha 2022, a Fiorino contará com controle de tração e estabilidade e sistema que, em frenagens bruscas, ativa o pisca-alerta automaticamente.

Espaço para maquininhas de cartão indica maior preparo para o comerciante de hoje em dia
Espaço para maquininhas de cartão indica maior preparo para o comerciante de hoje em dia Divulgação/Fiat
Continua após a publicidade

Mudanças significativas incluem a inclusão do Hill Holder — ou assistente de partida em rampa — que facilita a arrancada em vias íngremes, principalmente com os 650 kg de carga sendo utilizados.

Câmbio manual foi recalibrado
Câmbio manual foi recalibrado Divulgação/Fiat

O foco nos fretes urbanos que não param de crescer levaram ao ajuste na relação de marchas, com a ré, 2ª e 3ª ficando mais curtas ao passo que a 5ª marcha foi alongada. Medidas para “melhorar o consumo e diminuir ruído na cabine”, diz a Fiat.

Fiat Fiorino Endurance 1.4 2022

Preço: R$ 99.990

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V, 1.368 cm³; 84/86 cv (gasolina/álcool) a 6.000 rpm; 11,8/12,2 kgfm a 4.000 rpm

Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira

Direção: mecânica

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)

Pneus: 175/70 R14

Peso: 1.131 kg

Dimensões: comprimento, 440 cm; largura, 164 cm; altura, 189 cm; entre-eixos, 271 cm; compartimento de carga, 3.345 l

Capacidade de carga: 650 kg

Velocidade máxima: 160 km/h

0 a 100 km/h: 13,7 s

Consumo (gasolina/álcool): urbano, 11,7 e 8,1 km/l; estrada, 12,4 e 8,4 km/l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)