Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Novo Fiat Fiorino tem até porta-maquininha de cartão, mas custa R$ 100.000

Para compensar motor mais fraco, novo Fiat Fiorino é mais econômico, confortável e seguro. Preço, entretanto, chega aos seis dígitos

Por Eduardo Passos
Atualizado em 3 dez 2021, 11h51 - Publicado em 3 dez 2021, 11h42

Time que está ganhando não se mexe, exceto quando o jogador sente o peso da idade. Esse parece o pensamento da Fiat ao anunciar o novo Fiorino nesta sexta-feira (3). O furgão ganhou algumas alterações estéticas e significativas mudanças mecânicas em sua nova versão única, que custa R$ 99.990.

Black Friday! Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 6,90

A mais notável dessas é a recalibração do motor 1.4 Evo Flex, que perdeu 2 cv de potência e, por conta de normas ambientais, agora tem 86 cv com álcool.

Motor 1.4 ficou mais fraco por conta de novos limites de poluição
Motor 1.4 ficou mais fraco por conta de novos limites de poluição (Divulgação/Fiat)

Em compensação, mudanças que vão da unidade de potência ao sistema de ar-condicionado permitiram uma economia de até 11,8% de combustível em relação ao atual modelo. O ar também está mais eficiente e resfria o ambiente 18% mais rápido que antes.

O facelift é bem notável na dianteira, onde o modelo recebeu grade frontal semelhante ao do Pulse e ganhou faróis do Fiat Uno, com direito a máscara negra. Também houve alterações nos para-lamas e vincos do capô e inclusão de faróis de neblina no carro.

Interior de Strada

Interior é baseado na Strada Endurance
Interior é baseado na Strada Endurance (Divulgação/Fiat)

Os dois ocupantes da Fiorino terão à disposição um interior bem atualizado, mas sem abrir mão da simplicidade que, segundo a Fiat, é um desejo de quem compra o modelo.

Continua após a publicidade

Baseada na Strada, a nova cabine oferece quadro de instrumentos com computador de bordo digital, saídas de ar mais esbeltas e novos estofamentos. 

Faróis de Uno e grade parecida com de Strada e Pulse são destaques estéticos
Faróis de Uno e grade parecida com de Strada e Pulse são destaques estéticos (Divulgação/Fiat)

Os porta-objetos foram redesenhados e incluem até espaço para maquininhas de cartões, enquanto o porta-luvas ganhou iluminação interna. O rádio, entretanto, segue ausente, ainda que haja cabeamento e caixas de som pré-instaladas.

Foco na cidade

Suspensão traseira utiliza materiais mais leves para maior "eficiência e estabilidade"
Suspensão traseira utiliza materiais mais leves para maior “eficiência e estabilidade” (Divulgação/Fiat)

A Fiat acertou ao elevar o nível de segurança do furgão, ainda que pouco. A partir da linha 2022, a Fiorino contará com controle de tração e estabilidade e sistema que, em frenagens bruscas, ativa o pisca-alerta automaticamente.

Espaço para maquininhas de cartão indica maior preparo para o comerciante de hoje em dia
Espaço para maquininhas de cartão indica maior preparo para o comerciante de hoje em dia (Divulgação/Fiat)

Mudanças significativas incluem a inclusão do Hill Holder — ou assistente de partida em rampa — que facilita a arrancada em vias íngremes, principalmente com os 650 kg de carga sendo utilizados.

Câmbio manual foi recalibrado
Câmbio manual foi recalibrado (Divulgação/Fiat)

O foco nos fretes urbanos que não param de crescer levaram ao ajuste na relação de marchas, com a ré, 2ª e 3ª ficando mais curtas ao passo que a 5ª marcha foi alongada. Medidas para “melhorar o consumo e diminuir ruído na cabine”, diz a Fiat.

Continua após a publicidade

Fiat Fiorino Endurance 1.4 2022

Preço: R$ 99.990

Motor: gasolina, dianteiro, transversal, 4 cilindros, 8V, 1.368 cm³; 84/86 cv (gasolina/álcool) a 6.000 rpm; 11,8/12,2 kgfm a 4.000 rpm

Câmbio: manual, 5 marchas, tração dianteira

Direção: mecânica

Suspensão: McPherson (dianteira), eixo rígido (traseira)

Continua após a publicidade

Pneus: 175/70 R14

Peso: 1.131 kg

Dimensões: comprimento, 440 cm; largura, 164 cm; altura, 189 cm; entre-eixos, 271 cm; compartimento de carga, 3.345 l

Capacidade de carga: 650 kg

Velocidade máxima: 160 km/h

Continua após a publicidade

0 a 100 km/h: 13,7 s

Consumo (gasolina/álcool): urbano, 11,7 e 8,1 km/l; estrada, 12,4 e 8,4 km/l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas!
A edição 751 de QUATRO RODAS já está nas bancas! (Arte/Quatro Rodas)
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Os automóveis estão mudando.
O tempo todo.

Acompanhe por QUATRO RODAS.

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.