Frankfurt: Ferrari apresenta a 488 Spider
Esportivo com teto rígido retrátil e 670 cavalos desembarca no Brasil em 2016
A Ferrari mostra ao público neste Salão de Frankfurt a 488 Spider. De acordo com a montadora, trata-se do modelo desse segmento com maior eficiência aerodinâmica e maior potência já feito por ela.
O esportivo tem teto rígido retrátil de vidro com três ajustes de posição e que pode ser totalmente aberto ou fechado em 14 segundos. Leve, com menos de 25 quilos, ele permite três níveis de proteção contra o barulho e detritos quando abaixado, graças a um escudo de vidro com três diferentes posições.
Feita pela Scaglietti, a estrutura da 488 Spider é composta por 11 tipos diferentes de alumínio, combinados com outros materiais leves, como magnésio. O resultado é uma rigidez equivalente à do modelo cupê, e 23% maior que a de sua antecessora, a 458 Spider.
O motor central-traseiro é um 3.9 V8 biturbo, o mesmo utilizado na 488 GTB. Assim, são oferecidos 670 cavalos de potência e 77,5 mkgf de torque. Com isso, o conversível acelera de 0 a 100 km/h em três segundos, enquanto vai de 0 a 200 km/h em 8,7 segundos.
Para administrar toda essa força, dois sistemas eletrônicos atuam em conjunto. O Variable Torque Management garante uma entrega de torque suave ou agressiva, conforme a pressão sobre o acelerador. Já o SSC2 Side Slip Angle Control permite que motoristas não-profissionais dirigam mais perto do limite de maneira mais segura e controlada. O set-up mecânico e os ajustes dos controles eletrônicos podem ser selecionados pelo já conhecido seletor do Manettino, no volante.
Fontes da marca afirmaram que a 488 Spider deve desenbarcar no Brasil em 2016, ainda sem preço definido. Como referência, a atual 458 Spider é vendida no país por um preço tabelado em R$ 2,5 milhões.