Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ford GT40 vira elétrico de 811 cv com ‘ronco de V8’ e troca de marchas

Esportivo ganhou dois motores elétricos para substituir o V8 e é o único GT40 elétrico certificado pela Shelby

Por João Vitor Ferreira
Atualizado em 17 jun 2022, 17h13 - Publicado em 17 jun 2022, 17h12

Os mais saudosistas talvez não concordem, mas a empresa de restauração britânica Everrati, juntamente com a Superperformance, fizeram um trabalho incrível no clássico Ford GT40. Isso porque o modelo atualizado por eles ganhou novos motores elétricos para substituir o tradicional V8, mas sendo fiel à originalidade do esportivo

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

As duas unidades elétricas estão montadas no eixo de trás, para garantir a tração exclusivamente traseira igual ao original. O que muda é a potência e torque entregues. Agora, são 811 cv e 81,57 kgfm, mais que o dobro dos originais que, dependendo da versão, ficavam próximos dos 300 cv ou 500 cv.

GT 40 EV
(Everrati/Divulgação)

Com mais potência o GT40 elétrico tem bons números de aceleração e velocidade. Ele leva menos de 4 segundos para ir de 0 a 96 km/h e pode passar dos 200 km/h.

Todo o sistema é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que está situada onde o V8 original deveria estar. Isso contribui para que o GT40 elétrico tenha uma distribuição de peso de 40% na dianteira e 60% na traseira, semelhante aos 38/60 (D/T) do modelo que correu em Le Mans nos anos 60. Segundo a Everrati, a carga é bem rápida, indo dos 20% aos 80% em apenas 45 minutos e a autonomia total é de 201 km.

Continua após a publicidade
GT40 EV lateral
(Everrati/Divulgação)

Normalmente, carros elétricos são mais pesados, mas não é o caso do GT40 elétrico. Mesmo com as parafernalhas elétricas e a bateria, que costumam elevar o peso dos veículos, o modelo tem ao todo 1.320 kg, o que é 47 kg mais leve que os modelos originais dos anos 60.

Para trazer mais imersão, a Everrati criou o “Race Mode”. Ele substitui o leve ruído dos motores elétricos por uma reprodução fiel do ronco do V8. O barulho chega aos 110 dcb, equivalente ao de uma turbina de avião ou um show de rock. Esse modo também traz uma sequência de marchas simuladas desenvolvido com base em simuladores de corrida. Com isso o motorista poderá “trocar marchas”, com direito a pausa momentânea na potência e no som do motor.

GT40 EV detalhe inferior
(Everrati/Divulgação)

Os sons e marchas simulados, provavelmente, incomodarão muito os devotos do motor V8. Porém, a Everrati se preocupou em deixá-lo extremamente fiel aos originais. Na versão elétrica foram usadas somente peças de “continuidade”, que garantem tamanha qualidade na construção que esse é o único GT40 listado no registro oficial da Shelby.

Continua após a publicidade
GT40 EV frontal
(Everrati/Divulgação)

Completando o pacote de tecnologia, o GT40 elétrico vem com uma tela importada diretamente das pistas, que monitora em tempo real as condições do veículo. Ele também tem sistema 4G integrado, que permite aos engenheiros da Everrati diagnosticar qualquer problema no veículo remotamente. Mas sempre com o consenso do dono, é claro.

Compartilhe essa matéria via:
GT40 EV interior
(Everrati/Divulgação)

A Everrati diz que os interessados em ter o GT40 já podem entrar na lista de pedidos. Porém, infelizmente, o preço não foi divulgado.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.