Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford GT40 vira elétrico de 811 cv com ‘ronco de V8’ e troca de marchas

Esportivo ganhou dois motores elétricos para substituir o V8 e é o único GT40 elétrico certificado pela Shelby

Por João Vitor Ferreira Atualizado em 17 jun 2022, 17h13 - Publicado em 17 jun 2022, 17h12

Os mais saudosistas talvez não concordem, mas a empresa de restauração britânica Everrati, juntamente com a Superperformance, fizeram um trabalho incrível no clássico Ford GT40. Isso porque o modelo atualizado por eles ganhou novos motores elétricos para substituir o tradicional V8, mas sendo fiel à originalidade do esportivo. 

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

As duas unidades elétricas estão montadas no eixo de trás, para garantir a tração exclusivamente traseira igual ao original. O que muda é a potência e torque entregues. Agora, são 811 cv e 81,57 kgfm, mais que o dobro dos originais que, dependendo da versão, ficavam próximos dos 300 cv ou 500 cv.

GT 40 EV
Everrati/Divulgação

Com mais potência o GT40 elétrico tem bons números de aceleração e velocidade. Ele leva menos de 4 segundos para ir de 0 a 96 km/h e pode passar dos 200 km/h.

Todo o sistema é alimentado por uma bateria de íons de lítio, que está situada onde o V8 original deveria estar. Isso contribui para que o GT40 elétrico tenha uma distribuição de peso de 40% na dianteira e 60% na traseira, semelhante aos 38/60 (D/T) do modelo que correu em Le Mans nos anos 60. Segundo a Everrati, a carga é bem rápida, indo dos 20% aos 80% em apenas 45 minutos e a autonomia total é de 201 km.

GT40 EV lateral
Everrati/Divulgação

Normalmente, carros elétricos são mais pesados, mas não é o caso do GT40 elétrico. Mesmo com as parafernalhas elétricas e a bateria, que costumam elevar o peso dos veículos, o modelo tem ao todo 1.320 kg, o que é 47 kg mais leve que os modelos originais dos anos 60.

Continua após a publicidade

Para trazer mais imersão, a Everrati criou o “Race Mode”. Ele substitui o leve ruído dos motores elétricos por uma reprodução fiel do ronco do V8. O barulho chega aos 110 dcb, equivalente ao de uma turbina de avião ou um show de rock. Esse modo também traz uma sequência de marchas simuladas desenvolvido com base em simuladores de corrida. Com isso o motorista poderá “trocar marchas”, com direito a pausa momentânea na potência e no som do motor.

GT40 EV detalhe inferior
Everrati/Divulgação

Os sons e marchas simulados, provavelmente, incomodarão muito os devotos do motor V8. Porém, a Everrati se preocupou em deixá-lo extremamente fiel aos originais. Na versão elétrica foram usadas somente peças de “continuidade”, que garantem tamanha qualidade na construção que esse é o único GT40 listado no registro oficial da Shelby.

GT40 EV frontal
Everrati/Divulgação

Completando o pacote de tecnologia, o GT40 elétrico vem com uma tela importada diretamente das pistas, que monitora em tempo real as condições do veículo. Ele também tem sistema 4G integrado, que permite aos engenheiros da Everrati diagnosticar qualquer problema no veículo remotamente. Mas sempre com o consenso do dono, é claro.

Compartilhe essa matéria via:
GT40 EV interior
Everrati/Divulgação

A Everrati diz que os interessados em ter o GT40 já podem entrar na lista de pedidos. Porém, infelizmente, o preço não foi divulgado.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)