Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Ford F-150 Raptor R é superesportiva com V8 do Mustang Shelby e 710 cv

Versão ainda mais esportiva da F-150 Raptor recorre a V8 para superar os 700 cv e desafiar a Ram 1500 TRX no grupo das picapes mais brutais do mundo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 jul 2022, 12h31 - Publicado em 18 jul 2022, 12h21
  • Seguir materia Seguindo materia
  • A Ford segue investindo pesado na linha Raptor, que oferece versões extremas de seus modelos off-road, como picapes e o Bronco. Dessa vez, entretanto, a fabricante “apelou” e acaba de apresentar a F-150 Raptor R, que traz uma letra a mais no nome e uma enxurrada de melhorias.

    A picape grande em versão superesportiva é capaz de fazer a F-150 Raptor tradicional parecer um brinquedo: a Raptor R se destaca pelo novo V8 5.2 com supercharger, que substitui o V6 3.5 biturbo da Raptor comum. São nada menos que 710 cv e 88,5 kgfm, contra 456 cv e 70,5 kgfm de antes.

    2023 F-150 Raptor R exterior
    Modelo tem 5,9 m de comprimento, 2,43 m de largura e 33,2 cm de vão livre (Divulgação/Ford)

    Motor

    O “coração” da F-150 Raptor R é seu motor, que veio diretamente do Mustang Shelby GT500 e é o mais potente que a Ford Performance tem em linha atualmente. O V8, porém, sofreu alterações para lidar com condições extremas, incluindo um cárter maior e mais resistente, forjado em alumínio. Um nova programação, visando a durabilidade, fez com que a potência em relação ao Mustang fosse diminuída.

    Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor
    Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Comum nos desertos americanos, as altas temperaturas também não devem prejudicar o motor da Raptor R: novos coletores de admissão aumentaram o volume de ar em relação à Raptor em 66%. Também há capô 2,5 cm mais alto, que não apenas destaca a existência do supercharger como ajuda na extração de ar quente da dianteira.

    2023 F-150 Raptor R exterior
    Pneus de aro 37” têm suporte a beadlocks (Divulgação/Ford)

    Suspensão

    Se a Ford chama o V8 de “coração” da Raptor R, a “alma” da picape está no conjunto de suspensão, que também foi aprimorado. A suspensão traseira de eixo rígido multilink tem barra Panhard e braços de arraste extralongos. Também amortecedores ativos da FOX (controlados eletronicamente pelo motorista) e molas helicoidais de 61 cm — tudo calibrado para cruzar planícies desérticas em alta velocidade.

    2023 F-150 Raptor R exterior
    Suspensão adaptativa permitirá trilhas em altas velocidades (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Na dianteira, o eixo foi reforçado com aplicações em alumínio e há um conversor de torque mais robusto. A transmissão é automática de dez marchas — praxe nos Raptor —, mas há nova calibração tanto no câmbio quanto no ronco da F-150, que pode ir do modo Silencioso ao berro sem constrangimento do V8 com virabrequim plano.

    Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
    (Divulgação/Ford)

    “Ouvimos os clientes pedindo o som e o poder de um V8 de volta à Raptor. Não era algo que poderíamos ter pressa”, disse o engenheiro-chefe da Ford Performance, Carl Widmann.

    2023 F-150 Raptor R interior

    Continua após a publicidade

    Estilo e preço

    Para incrementar o estilo da caminhonete, a Ford se inspirou em predadores do deserto e, dessa forma, deixou a F-150 ainda mais agressiva. A grade dianteira está maior e traz a letra R em laranja Code, tom icônico da Ford Performance.

    2023 F-150 Raptor R interior
    (Divulgação/Ford)

    A frente também conta com novos faróis em leds adaptativos, que ajustam o facho conforme inclinação e direção; também novos luzes de posição em laranja e para-choque. Na traseira, se destacam os dois escapamentos esportivos e adesivos ao redor da caçamba, que fazem referência ao solo do deserto enquanto celebra a existência do V8.

    Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
    (Divulgação/Ford)
    Continua após a publicidade

    Por dentro, há bancos esportivos da Recaro revestidos em couro e suede Alcantara, queridinho dos carros de luxo e útil para que os ocupantes não escorreguem. A cabine é decorada com fibra de carbono legítima, tanto no painel quanto nos apoios de braços e porta-objetos.

    2023 F-150 Raptor R interior
    (Divulgação/Ford)

    Além da central multimídia de 12’’ e do quadro de instrumentos digital, o condutor terá à disposição recursos como o assistente de trilhas: basta escolher uma velocidade que a F-150 cuida de acelerar e frear, com o motorista comandando o volante. Para escalar pedras, é possível controlar freio e aceleração apenas com o pedal da direita.

    A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.

    F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350
    F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350 (Divulgação/Ford)
    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.