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Ford F-150 Raptor R é superesportiva com V8 do Mustang Shelby e 710 cv

Versão ainda mais esportiva da F-150 Raptor recorre a V8 para superar os 700 cv e desafiar a Ram 1500 TRX no grupo das picapes mais brutais do mundo

Por Eduardo Passos
Atualizado em 18 jul 2022, 12h31 - Publicado em 18 jul 2022, 12h21

A Ford segue investindo pesado na linha Raptor, que oferece versões extremas de seus modelos off-road, como picapes e o Bronco. Dessa vez, entretanto, a fabricante “apelou” e acaba de apresentar a F-150 Raptor R, que traz uma letra a mais no nome e uma enxurrada de melhorias.

A picape grande em versão superesportiva é capaz de fazer a F-150 Raptor tradicional parecer um brinquedo: a Raptor R se destaca pelo novo V8 5.2 com supercharger, que substitui o V6 3.5 biturbo da Raptor comum. São nada menos que 710 cv e 88,5 kgfm, contra 456 cv e 70,5 kgfm de antes.

Modelo tem 5,9 m de comprimento, 2,43 m de largura e 33,2 cm de vão livre
Modelo tem 5,9 m de comprimento, 2,43 m de largura e 33,2 cm de vão livre (Divulgação/Ford)

Motor

O “coração” da F-150 Raptor R é seu motor, que veio diretamente do Mustang Shelby GT500 e é o mais potente que a Ford Performance tem em linha atualmente. O V8, porém, sofreu alterações para lidar com condições extremas, incluindo um cárter maior e mais resistente, forjado em alumínio. Um nova programação, visando a durabilidade, fez com que a potência em relação ao Mustang fosse diminuída.

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Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor
Capô foi modificado para melhorar arrefecimento do motor (Divulgação/Ford)

Comum nos desertos americanos, as altas temperaturas também não devem prejudicar o motor da Raptor R: novos coletores de admissão aumentaram o volume de ar em relação à Raptor em 66%. Também há capô 2,5 cm mais alto, que não apenas destaca a existência do supercharger como ajuda na extração de ar quente da dianteira.

Pneus de aro 37'' têm suporte a beadlocks
Pneus de aro 37” têm suporte a beadlocks (Divulgação/Ford)

Suspensão

Se a Ford chama o V8 de “coração” da Raptor R, a “alma” da picape está no conjunto de suspensão, que também foi aprimorado. A suspensão traseira de eixo rígido multilink tem barra Panhard e braços de arraste extralongos. Também amortecedores ativos da FOX (controlados eletronicamente pelo motorista) e molas helicoidais de 61 cm — tudo calibrado para cruzar planícies desérticas em alta velocidade.

Suspensão adaptativa permitirá trilhas em altas velocidades
Suspensão adaptativa permitirá trilhas em altas velocidades (Divulgação/Ford)

Na dianteira, o eixo foi reforçado com aplicações em alumínio e há um conversor de torque mais robusto. A transmissão é automática de dez marchas — praxe nos Raptor —, mas há nova calibração tanto no câmbio quanto no ronco da F-150, que pode ir do modo Silencioso ao berro sem constrangimento do V8 com virabrequim plano.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)

“Ouvimos os clientes pedindo o som e o poder de um V8 de volta à Raptor. Não era algo que poderíamos ter pressa”, disse o engenheiro-chefe da Ford Performance, Carl Widmann.

F-150 Raptor R

Estilo e preço

Para incrementar o estilo da caminhonete, a Ford se inspirou em predadores do deserto e, dessa forma, deixou a F-150 ainda mais agressiva. A grade dianteira está maior e traz a letra R em laranja Code, tom icônico da Ford Performance.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)

A frente também conta com novos faróis em leds adaptativos, que ajustam o facho conforme inclinação e direção; também novos luzes de posição em laranja e para-choque. Na traseira, se destacam os dois escapamentos esportivos e adesivos ao redor da caçamba, que fazem referência ao solo do deserto enquanto celebra a existência do V8.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)

Por dentro, há bancos esportivos da Recaro revestidos em couro e suede Alcantara, queridinho dos carros de luxo e útil para que os ocupantes não escorreguem. A cabine é decorada com fibra de carbono legítima, tanto no painel quanto nos apoios de braços e porta-objetos.

Preproduction model with optional equipment shown. Available late 2022.
(Divulgação/Ford)

Além da central multimídia de 12’’ e do quadro de instrumentos digital, o condutor terá à disposição recursos como o assistente de trilhas: basta escolher uma velocidade que a F-150 cuida de acelerar e frear, com o motorista comandando o volante. Para escalar pedras, é possível controlar freio e aceleração apenas com o pedal da direita.

A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.

F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350
F-150 Raptor R pode ser sua por US$ 107.350 (Divulgação/Ford)
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