Ford F-150 Raptor R é superesportiva com V8 do Mustang Shelby e 710 cv
Versão ainda mais esportiva da F-150 Raptor recorre a V8 para superar os 700 cv e desafiar a Ram 1500 TRX no grupo das picapes mais brutais do mundo
A Ford segue investindo pesado na linha Raptor, que oferece versões extremas de seus modelos off-road, como picapes e o Bronco. Dessa vez, entretanto, a fabricante “apelou” e acaba de apresentar a F-150 Raptor R, que traz uma letra a mais no nome e uma enxurrada de melhorias.
A picape grande em versão superesportiva é capaz de fazer a F-150 Raptor tradicional parecer um brinquedo: a Raptor R se destaca pelo novo V8 5.2 com supercharger, que substitui o V6 3.5 biturbo da Raptor comum. São nada menos que 710 cv e 88,5 kgfm, contra 456 cv e 70,5 kgfm de antes.
Motor
O “coração” da F-150 Raptor R é seu motor, que veio diretamente do Mustang Shelby GT500 e é o mais potente que a Ford Performance tem em linha atualmente. O V8, porém, sofreu alterações para lidar com condições extremas, incluindo um cárter maior e mais resistente, forjado em alumínio. Um nova programação, visando a durabilidade, fez com que a potência em relação ao Mustang fosse diminuída.
Comum nos desertos americanos, as altas temperaturas também não devem prejudicar o motor da Raptor R: novos coletores de admissão aumentaram o volume de ar em relação à Raptor em 66%. Também há capô 2,5 cm mais alto, que não apenas destaca a existência do supercharger como ajuda na extração de ar quente da dianteira.
Suspensão
Se a Ford chama o V8 de “coração” da Raptor R, a “alma” da picape está no conjunto de suspensão, que também foi aprimorado. A suspensão traseira de eixo rígido multilink tem barra Panhard e braços de arraste extralongos. Também amortecedores ativos da FOX (controlados eletronicamente pelo motorista) e molas helicoidais de 61 cm — tudo calibrado para cruzar planícies desérticas em alta velocidade.
Na dianteira, o eixo foi reforçado com aplicações em alumínio e há um conversor de torque mais robusto. A transmissão é automática de dez marchas — praxe nos Raptor —, mas há nova calibração tanto no câmbio quanto no ronco da F-150, que pode ir do modo Silencioso ao berro sem constrangimento do V8 com virabrequim plano.
“Ouvimos os clientes pedindo o som e o poder de um V8 de volta à Raptor. Não era algo que poderíamos ter pressa”, disse o engenheiro-chefe da Ford Performance, Carl Widmann.
Estilo e preço
Para incrementar o estilo da caminhonete, a Ford se inspirou em predadores do deserto e, dessa forma, deixou a F-150 ainda mais agressiva. A grade dianteira está maior e traz a letra R em laranja Code, tom icônico da Ford Performance.
A frente também conta com novos faróis em leds adaptativos, que ajustam o facho conforme inclinação e direção; também novos luzes de posição em laranja e para-choque. Na traseira, se destacam os dois escapamentos esportivos e adesivos ao redor da caçamba, que fazem referência ao solo do deserto enquanto celebra a existência do V8.
Por dentro, há bancos esportivos da Recaro revestidos em couro e suede Alcantara, queridinho dos carros de luxo e útil para que os ocupantes não escorreguem. A cabine é decorada com fibra de carbono legítima, tanto no painel quanto nos apoios de braços e porta-objetos.
Além da central multimídia de 12’’ e do quadro de instrumentos digital, o condutor terá à disposição recursos como o assistente de trilhas: basta escolher uma velocidade que a F-150 cuida de acelerar e frear, com o motorista comandando o volante. Para escalar pedras, é possível controlar freio e aceleração apenas com o pedal da direita.
A F-150 Raptor R será fabricada na sede da Ford, em Michigan. As reservas já estão abertas e a produção da caminhonete se iniciará no final de 2022. Sem opcionais, a caminhonete custa US$ 107.350, mais de meio milhão de reais.