Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford desistiu de vender SUV Territory no Brasil

Sem planos a curto prazo, fabricante norte-americano não deverá lançar nenhum carro feito localmente nos próximos dois anos

Por Henrique Rodriguez Atualizado em 11 dez 2018, 15h35 - Publicado em 11 dez 2018, 10h30
Ford Territory é maior que o Jeep Compass Divulgação/Ford

A Ford surpreendeu ao anunciar a presença do SUV Territory no Salão do Automóvel, que aconteceu há um mês. O modelo médio é derivado do chinês Jiangling S330 e teria vindo ao Brasil para testar a receptividade do público.

Por aqui, ele seria posicionado como o anti-Compass da Ford. Apenas seria, pois fontes internas adiantam que o modelo não será vendido no Brasil. A decisão não se deve às reações do público ou à origem chinesa do projeto, mas pela falta de fábrica disponível.

A Ford nega as informações.

Há alguma semelhança com o Evoque na traseira Divulgação/Ford

De acordo com nossas fontes, o objetivo inicial era da empresa era fabricar o Territory na linha de produção do Focus (que deixará de ser feito em maio de 2019), mas a unidade na Argentina será usada para construir as novas gerações da Ranger e da Amarok.

Continua após a publicidade

Uma alternativa seria usar a fábrica de São Bernardo do Campo (SP), de onde saem o Fiesta e os caminhões da marca. Contudo, adaptar a linha de montagem, além do custo produção mais alto, inviabilizariam o SUV.

Com essa decisão, a Ford não lançará nenhum modelo fabricado localmente por pelo menos dois anos.

O Territory tem interior com acabamento interessante Divulgação/Ford

Situação complicada

Hoje, os principais produtos da Ford são o Ka, que vende bem tanto na versão hatch como na sedã, e o EcoSport, que tem se esforçado para aparecer entre os SUVs mais vendidos. Com isso, a Ford já não consegue sustentar com tanta facilidade o posto de quarto maior fabricante do Brasil.

Em novembro foram emplacados 18.655 veículos da marca, contra 20.299 unidades da Renault, que superou a empresa norte-americana pela segunda vez em três meses.

A Renault, por sua vez, tem números de vendas bem distribuídos, com destaque para Kwid, Sandero e Captur. A marca ainda prepara para 2019 a reestilização de Sandero e Logan, além da nova geração do Duster e do SUV cupê Arkana. Ultrapassar a Ford de forma definitiva é apenas questão de tempo.

Continua após a publicidade

Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês