Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Ford apresenta o motor 1.0 mais potente e com maior torque do Brasil

Motor 1.0 de três cilindros turbinado produz 125 cv e 17,3 mkgf; New Fiesta será o primeiro a receber

Por Vitor Matsubara Atualizado em 23 nov 2016, 21h06 - Publicado em 25 Maio 2016, 15h45
220614-galeria-010.jpg
Motor 1.0 EcoBoost debuta no compacto apenas com gasolina

A Ford oficializou nesta quarta-feira, 25 de maio, a estreia do motor 1.0 EcoBoost no mercado brasileiro. A honra caberá ao New Fiesta, que deve chegar às concessionárias com o novo coração em julho.

Inicialmente, o motor de três cilindros com 125 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm rodará apenas com gasolina, mas fontes ligadas à Ford afirmam que a tecnologia bicombustível será empregada posteriormente. Produzido com bloco de ferro fundido, cabeçote e cárter de alumínio, ele emprega tecnologias como turbocompressor com controle ativo, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, sistema de arrefecimento dividido (com duas válvulas termostáticas que melhoram a distribuição de temperatura no motor para um aquecimento mais rápido do óleo e fluido na partida) e coletor de escape integrado ao cabeçote.

Ford - Motor EcoBoost 1
Motorização deve ser oferecida apenas nas versões mais equipadas

Por enquanto, a montadora revelou apenas que o motor leva o New Fiesta de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, sendo 20% mais rápido que o mesmo modelo com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, que entrega até 128 cv e torque máximo de 16 mkgf. A chegada do novo propulsor, porém, não vai tirar de linha os motores 1.5 e o supracitado 1.6 16V. A tendência é que o motor EcoBoost seja oferecido apenas nas versões mais caras do New Fiesta.

Continua após a publicidade

Na comparação com os motores 1.0 turbo tricilíndricos de Volkswagen e Hyundai, o EcoBoost mostra números de potência e torque superiores, principalmente levando-se em conta os dados obtidos com gasolina. Confira na tabela abaixo:

Motores 1.0 turbo (com gasolina)
Ford Volkswagen Hyundai
Potência 125 cv a 6.000 rpm 101 cv a 5.000 rpm 98 cv a 6.000 rpm
Torque 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm 16,8 mkgf a 1.500 rpm 13,8 mkgf a 1.550 rpm
Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

MELHOR
OFERTA

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.


a partir de R$ 9,90/mês

ou

30% de desconto

1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)

Impressa + Digital

Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 12,90/mês