Ford apresenta o motor 1.0 mais potente e com maior torque do Brasil

Motor 1.0 de três cilindros turbinado produz 125 cv e 17,3 mkgf; New Fiesta será o primeiro a receber

220614-galeria-010.jpg Motor 1.0 EcoBoost debuta no compacto apenas com gasolina

Motor 1.0 EcoBoost debuta no compacto apenas com gasolina  (/)

A Ford oficializou nesta quarta-feira, 25 de maio, a estreia do motor 1.0 EcoBoost no mercado brasileiro. A honra caberá ao New Fiesta, que deve chegar às concessionárias com o novo coração em julho.

Inicialmente, o motor de três cilindros com 125 cv a 6.000 rpm e torque máximo de 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm rodará apenas com gasolina, mas fontes ligadas à Ford afirmam que a tecnologia bicombustível será empregada posteriormente. Produzido com bloco de ferro fundido, cabeçote e cárter de alumínio, ele emprega tecnologias como turbocompressor com controle ativo, duplo comando de válvulas variável, correia banhada a óleo, sistema de arrefecimento dividido (com duas válvulas termostáticas que melhoram a distribuição de temperatura no motor para um aquecimento mais rápido do óleo e fluido na partida) e coletor de escape integrado ao cabeçote.

Ford - Motor EcoBoost 1 Motorização deve ser oferecida apenas nas versões mais equipadas

Motorização deve ser oferecida apenas nas versões mais equipadas  (/)

Por enquanto, a montadora revelou apenas que o motor leva o New Fiesta de 0 a 100 km/h em 9,6 segundos, sendo 20% mais rápido que o mesmo modelo com o motor Sigma 1.6 16V TiVCT, que entrega até 128 cv e torque máximo de 16 mkgf. A chegada do novo propulsor, porém, não vai tirar de linha os motores 1.5 e o supracitado 1.6 16V. A tendência é que o motor EcoBoost seja oferecido apenas nas versões mais caras do New Fiesta.

Na comparação com os motores 1.0 turbo tricilíndricos de Volkswagen e Hyundai, o EcoBoost mostra números de potência e torque superiores, principalmente levando-se em conta os dados obtidos com gasolina. Confira na tabela abaixo:

Motores 1.0 turbo (com gasolina)
Ford Volkswagen Hyundai
Potência 125 cv a 6.000 rpm 101 cv a 5.000 rpm 98 cv a 6.000 rpm
Torque 17,3 mkgf entre 1.400 rpm e 4.500 rpm 16,8 mkgf a 1.500 rpm 13,8 mkgf a 1.550 rpm
Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s