Fora de linha no Brasil, Chevrolet Onix Joy será fabricado na Colômbia
Hoje com produção destinada à exportação, compacto terá toda a estrutura de produção enviada para a Colômbia
![Joy será produzido na Colômbia](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2022/04/chevrolet-joy-e1650914010541.jpg?quality=70&strip=info&w=1078&h=720&crop=1)
O Chevrolet Onix Joy deixou de ser vendido no Brasil, mas continua em produção na fábrica de São Caetano do Sul, no ABC Paulista. Pelo menos por enquanto.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Com um investimento de US$ 50 milhões (R$ 244 milhões), a General Motors anunciou que levará a produção do Onix da primeira geração, seja o hatch ou o sedã, para a Colômbia.
Em declaração oficial, a GM Colômbia disse que o início da produção local está previsto para o começo de 2023, com ritmo de produção anual de 35.000 veículos. Dessas, 30% serão destinadas ao mercado interno e 70% serão exportados para Argentina, Equador e Peru.
![Gm Joy Plus 2 Chevrolet Joy Plus](https://quatrorodas.abril.com.br/wp-content/uploads/2019/10/gm-joy-plus-2-e1571083897875.jpg?quality=70&strip=info&w=1024&crop=1)
Uma curiosidade: na maioria destes mercados o Chevrolet Onix Joy é vendido com motor 1.4, e não o 1.0 que o equipava no Brasil.
Enquanto isso, a fábrica de São Caetano do Sul se prepara para iniciar, na virada do ano, a produção da nova geração da Montana, que será exportada para a América Latina. A fábrica também produz a Spin e o Tracker, que também será produzido na Argentina para o mercado local.
Anunciado em dezembro de 2021, o fim da linha Joy e Joy Plus no Brasil foi para priorizar o SUV Tracker e a minivan Spin, já que a dupla de subcompactos tinha um ritmo mais lento de produção na fábrica de São Caetano do Sul.
Outro fator foi que o foco da GM era no varejo e a linha Joy era para o consumidor na venda direta com desconto, perdendo espaço para o Onix que era mais equipado e uma opção melhor.