Donos de Onix e Tracker reclamam de ‘cheiro de chulé’ no ar-condicionado
O problema foi relatado em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker fabricados entre 2020 e 2021 e é causado por mofo no ar-condicionado
Nenhum proprietário quer que o cheiro de carro novo se transforme em mau cheiro por causa do ar-condicionado, mas é isso que está ocorrendo com donos de Onix e Tracker.
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Entre eles está o funcionário público Leandro Sales, de Vitória (ES), dono de um Tracker LT 2021. “Com 3.000 km rodados começou o problema. Levei o carro até a concessionária, mas o cheiro voltou menos de dois meses depois”, afirma.
Outra vítima desse tipo de situação é o designer gráfico Eldon dos Santos Quintas, de Manaus (AM), dono de um Onix LT 2020. “Vinha cheiro forte de comida azeda, chulé”, conta o motorista. Seu carro é novo, tinha 500 km rodados, na ocasião em que voltou à concessionária. Foi feita a higienização do sistema, mas não resolveu. “Disseram que não havia solução”, lembra. “Mas, depois de 55 dias, trocaram a caixa evaporadora e o problema desapareceu”, diz.
A solução está descrita na Instrução Técnica de Serviço, IT-005G-22, Espuma de vedação do evaporador – Substituição, distribuída às concessionárias Chevrolet no dia 4 de fevereiro deste ano.
Nele, a fábrica alerta que os “Onix HB, Onix Plus e Tracker, modelos 2020/2020 até 2022/2022 com o código de chassi entre LG100299 e LB900022, e NG113596 até NB132894, eventualmente em alguns casos pode ocorrer odor excessivo no sistema (HVAC) ocasionado por mofo ou bolor”.
Ainda segundo o boletim, “o problema ocorre devido ao fato de que em regiões com alta umidade e baixo uso do ar-condicionado, a espuma do evaporador do sistema pode permitir maior acúmulo de água interna na caixa evaporadora, devido sua densidade”.
A orientação prescrita no boletim é “efetuar a substituição da espuma de vedação do evaporador da caixa de ar”, como ocorreu no carro do designer gráfico.
Questionada sobre a falha, a Chevrolet respondeu que não localizou reclamações dos proprietários citados relacionadas ao tema em sua central de atendimento ao consumidor, e ressaltou a importância da manutenção.
“Conforme orienta o Manual do Proprietário, é importante que seja realizada a manutenção periódica do sistema do ar-condicionado”, afirmou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa. Em relação ao boletim, nada foi falado.
O POVO RECLAMA
“O mecânico aplicou um spray que durou apenas alguns dias. Por se tratar de desmontagem de painel, não levarei novamente, pois prefiro o mau cheiro do que um eterno barulho no painel.”
José Wilson Mota Santos, corretor, São Paulo (SP), Tracker 2020
“A situação é pior para quem sofre de rinite, como eu e as crianças. Para evitar o problema, ligo o ar quente por cinco minutos antes de ligar o ar-condicionado.”
Marcelo Lopes, analista de TI, Salvador (BA), Onix 2020
“Na concessionária, a higienização com ozônio foi feita, mas não resolveu.”
Antônio Aristóteles Rocha Neto, farmacêutico, Sobral (CE), Onix LT 1.0 2020