PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Donos de Onix e Tracker reclamam de ‘cheiro de chulé’ no ar-condicionado

O problema foi relatado em modelos como Onix, Onix Plus e Tracker fabricados entre 2020 e 2021 e é causado por mofo no ar-condicionado

Por Waldez Carmo Amorim
19 abr 2022, 07h31
Chevrolet Tracker Autodefesa
Leandro: concessionária resolveu o problema, mas ele voltou  (Acervo Pessoal/Quatro Rodas)
Continua após publicidade

Nenhum proprietário quer que o cheiro de carro novo se transforme em mau cheiro por causa do ar-condicionado, mas é isso que está ocorrendo com donos de Onix e Tracker.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

Entre eles está o funcionário público Leandro Sales, de Vitória (ES), dono de um Tracker LT 2021. “Com 3.000 km rodados começou o problema. Levei o carro até a concessionária, mas o cheiro voltou menos de dois meses depois”, afirma.

Outra vítima desse tipo de situação é o designer gráfico Eldon dos Santos Quintas, de Manaus (AM), dono de um Onix LT 2020. “Vinha cheiro forte de comida azeda, chulé”, conta o motorista. Seu carro é novo, tinha 500 km rodados, na ocasião em que voltou à concessionária. Foi feita a higienização do sistema, mas não resolveu. “Disseram que não havia solução”, lembra. “Mas, depois de 55 dias, trocaram a caixa evaporadora e o problema desapareceu”, diz.

Tracker
O SUV Tracker é um dos afetados pelo problema (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

A solução está descrita na Instrução Técnica de Serviço, IT-005G-22, Espuma de vedação do evaporador – Substituição, distribuída às concessionárias Chevrolet no dia 4 de fevereiro deste ano.

Nele, a fábrica alerta que os “Onix HB, Onix Plus e Tracker, modelos 2020/2020 até 2022/2022 com o código de chassi entre LG100299 e LB900022, e NG113596 até NB132894, eventualmente em alguns casos pode ocorrer odor excessivo no sistema (HVAC) ocasionado por mofo ou bolor”.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade

Ainda segundo o boletim, “o problema ocorre devido ao fato de que em regiões com alta umidade e baixo uso do ar-condicionado, a espuma do evaporador do sistema pode permitir maior acúmulo de água interna na caixa evaporadora, devido sua densidade”.

Longa Duração Onix Plus
Segundo a Chevrolet, o problema que afeta Onix, Onix Plus e Tracker é causado pelo acúmulo de mofo na espuma do evaporador do ar-condicionado (Renato Pizzutto/Quatro Rodas)

A orientação prescrita no boletim é “efetuar a substituição da espuma de vedação do evaporador da caixa de ar”, como ocorreu no carro do designer gráfico.

Continua após a publicidade

Questionada sobre a falha, a Chevrolet respondeu que não localizou reclamações dos proprietários citados relacionadas ao tema em sua central de atendimento ao consumidor, e ressaltou a importância da manutenção.

“Conforme orienta o Manual do Proprietário, é importante que seja realizada a manutenção periódica do sistema do ar-condicionado”, afirmou a empresa por meio de sua assessoria de imprensa. Em relação ao boletim, nada foi falado.

Continua após a publicidade

O POVO RECLAMA

“O mecânico aplicou um spray que durou apenas alguns dias. Por se tratar de desmontagem de painel, não levarei novamente, pois prefiro o mau cheiro do que um eterno barulho no painel.”
José Wilson Mota Santos, corretor, São Paulo (SP), Tracker 2020

“A situação é pior para quem sofre de rinite, como eu e as crianças. Para evitar o problema, ligo o ar quente por cinco minutos antes de ligar o ar-condicionado.”
 Marcelo Lopes, analista de TI, Salvador (BA),  Onix 2020

“Na concessionária, a higienização com ozônio foi feita, mas não resolveu.”
Antônio Aristóteles Rocha Neto, farmacêutico, Sobral (CE), Onix LT 1.0 2020

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.