Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Flagra: Ford EcoSport de nova geração surge usando Ka “bombado” como mula

Terceira geração do SUV compacto faz parte de ofensiva da marca para voltar a crescer no país. Planos incluem outros três utilitários

Henrique RodriguezPor Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2019, 19h12 - Publicado em 16 nov 2019, 15h19
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Mula com carroceria do Ka serve para o desenvolvimento do novo EcoSport (Fernando Calza/Quatro Rodas)

    O estágio do desenvolvimento da nova geração do Ford EcoSport está avançando.

    Publicidade

    O leitor Fernando Calza fotografou uma das mulas de teste do SUV compacto circulando na rodovia que dá acesso à pista de testes da Ford em Tatuí (SP).

    Publicidade

    “Mulas” são protótipos que utilizam a carroceria de outros carros adaptadas às dimensões (pelo menos comprimento e largura) do veículo novo.

    Trata-se da primeira aparição da terceira geração do modelo no país. O protótipo flagrado usa a carroceria do Ka, mas tem altura maior e bitolas consideravelmente mais altas e largas.

    Publicidade
    Continua após a publicidade

    E usar o Ford Ka nesta função faz todo o sentido. O projeto BX755, que dará origem ao novo EcoSport, está sendo tocado usando a mesma plataforma B2E da geração atual do modelo e também do Ka.

    Vale observar que o novo EcoSport usará uma versão bem modificada da base B2E do Ka. Quase não haverá peças em comum entre eles, apenas pontos de apoio por onde a carroceria corre na linha de montagem.

    Publicidade
    Painel do Ford Puma europeu já exibe o quadro de instrumentos digital que estará no EcoSport (Divulgação/Ford)

    Contudo, como já está definido desde o início do projeto que o estepe ficará dentro do carro, é mais fácil usar o Ka como mula. O aumento do entre-eixos e a redução da altura total do modelo são outras das premissas do projeto.

    Continua após a publicidade

    O objetivo é aumentar o espaço interno e garantir linhas mais dinâmicas ao SUV compacto. E não ter estepe pendurado na traseira ajuda nessa missão.

    Publicidade

    Por dentro, uma das novidades será o quadro de instrumentos digital, como o do Puma europeu.

    Tanto o Ka como o EcoSport são fabricados em Camaçari (BA), complexo que está responsável pela nova geração do EcoSport. O lançamento está previsto para 2021, já como linha 2022.

    Publicidade
    O Territory terá motor turbo flex e câmbio CVT no Brasil (Divulgação/Ford)

    Até lá, a Ford terá outros SUVs na loja. O primeiro na fila de lançamento é o Territory, que chegará importado da China no ano que vem com motor 1.5 turbo de origem Mitsubishi convertido para flex.

    “Baby Bronco” foi revelado a acionistas da Ford (Divulgação/Ford)

    Outro que também está na fila é o “baby-Bronco”, também conhecido como “Maverick”, “Bronco Sport” e “Bronco Adventurer”.

    Trata-se de um SUV médio com design inspirado na nova geração do Bronco. Seus principais motores serão os 1.5 e 2.0 EcoBoost.

    Continua após a publicidade
    Versão híbrida do Escape tem 202 cv (Divulgação/Ford)

    O terceiro é o Escape, SUV braseado na plataforma do Focus, que chegará ao Brasil apenas em versão híbrida. Ela já foi apresentada, mas só começará a ser vendida nos Estados Unidos nos próximos meses.

    Une o motor 2.5 de ciclo Atkinson a gasolina (como o do Fusion Hybrid) com dois motores elétricos, resultando em potência combinada de 202 cv.

     

    Com os planos da Ford para encerrar a produção do Fusion em 2021, o Escape poderá se tornar seu principal híbrido no Brasil.

    Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Domine o fato. Confie na fonte.

    10 grandes marcas em uma única assinatura digital

    MELHOR
    OFERTA

    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 2,00/semana*

    ou
    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de R$ 12,90/mês

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.