Fiat Argo parte de R$ 46.800; conheça todas as versões

Desenvolvido no Brasil, compacto terá três versões de acabamento, três tipos de câmbio e três motorizações

Fiat Argo HGT 1.8

Fiat Argo HGT 1.8 (divulgação/Fiat)

O ponto de partida para a virada. É assim que a Fiat enxerga o Argo, novo hatchback que chega às concessionárias com a dura missão de substituir o Palio (que será mantido nas configurações mais baratas, abaixo dos R$ 45 mil) e toda a linha Punto de uma vez só.

A Fiat montou um cardápio variado para ocupar as vagas dos dois modelos: são três versões de acabamento, três opções de câmbio e três motorizações, além de uma série limitada Opening Edition Mopar, baseada na HGT, mas com visual exclusivo (veja mais abaixo o conteúdo de todas as versões).

Os preços começam em R$ 46.800 para a versão mais simples, e chegam a R% 70.600 para a versão topo de linha com câmbio automático.

A própria Fiat diz que as configurações com motores 1.0 e 1.3 Firefly deverão responder por 75% das vendas do Argo, ou seja: mais do que concorrer no hoje enfraquecido segmento de hatches compactos premium, o alvo verdadeiro do Argo são os atuais líderes de vendas Chevrolet Onix, Hyundai HB20 e Ford Ka.

A versão de entrada é a Drive, oferecida com os motores Firefly 1.0 (77/72 cv) com três cilindros em linha e seis válvulas e 1.3 (109/101 cv) quatro cilindros com 16 válvulas.

Versão mais simples é identificada pelas calotas e ausência de faróis de neblina Versão mais simples dispensa faróis de neblina, mas mantém repetidores de pisca nos retrovisores

Versão mais simples dispensa faróis de neblina, mas mantém repetidores de pisca nos retrovisores (Divulgação/Fiat)

Traseira remete aos Fiat e Alfa europeus Traseira remete aos Fiat e Alfa europeus

Traseira remete aos Fiat e Alfa europeus (Divulgação/Fiat)

O Argo Drive 1.0 será vendido apenas com câmbio manual de cinco marchas, enquanto o Drive 1.3 terá a opção da caixa automatizada GSR de cinco velocidades.

O Argo Precision tem o 1.8 e.torQ (139/135 cv) e câmbio manual de cinco marchas ou automático de seis velocidades. Estas combinações, aliás, também estão disponíveis na versão esportiva HGT – que ressuscita a nomenclatura utilizada no antigo Brava.

Na versão Drive 1.0, central multimídia é opcional Na versão Drive 1.0, central multimídia é opcional

Na versão Drive 1.0, central multimídia é opcional (Divulgação/Fiat)

Com câmbio GSR, botões no lugar da alavanca e paddle shifts no volante

Com câmbio GSR, botões no lugar da alavanca e paddle shifts no volante (divulgação/Fiat)

FIat Argo HGT Na versão topo de linha, ar-condicionado digital, tela TFT de maior definição no painel e piloto automático

Na versão topo de linha, ar-condicionado digital, tela TFT de maior definição no painel e piloto automático (divulgação/Fiat)

Dados divulgados pela Fiat indicam aceleração de 0 a 100 km/h em 9,2 segundos e velocidade máxima de 192 km/h, ambos com etanol no tanque. Se a escolha for pela gasolina, os números são de 9,6 segundos e 190 km/h, respectivamente.

 

A montadora informa um consumo de combustível de 7,8 km/l na cidade e 9,2 km/l na estrada com etanol. Medindo com gasolina, o Argo 1.8 faz 11,4 km/l no percurso urbano e 13,3 km/l no ciclo rodoviário.

Teto pintado de preto é um dos diferenciais da série Opening Edition Teto pintado de preto é um dos diferenciais da série HGT Opening Edition Mopar

Teto pintado de preto é um dos diferenciais da série HGT Opening Edition Mopar (divulgação/Fiat)

Fiat Argo HGT Opening Edition Ponteira de escape dos HGT é esportiva

Ponteira de escape dos HGT é esportiva (divulgação/Fiat)

Liderada por Peter Fassbender, a equipe de design fez um bom trabalho. O Argo é do mesmo porte do Punto: ambos têm 4,00 metros de comprimento e quase a mesma distância entre-eixos – 2,52 metros no Argo contra 2,51 metros do Punto.

Olhando o Argo de frente é possível notar semelhanças com outros modelos da marca: os faróis espichados lembram o Mobi e os traços da grade e capô remetem ao Tipo europeu (cuja produção local foi descartada pelos altos custos).

De lado, o desenho das colunas “C” lembra o VW Gol, mas não pense que falta personalidade. Um vinco na parte inferior das portas deixa o design agressivo e dá a sensação de que o carro é mais largo na base. A versão HGT é a única equipada com molduras pretas nos para-lamas – como no Punto T-Jet.

Fiat Argo HGT Lateral inferior vincada e molduras pretas nas caixas de rodas

Lateral inferior vincada e molduras pretas nas caixas de rodas (divulgação/Fiat)

Atrás, a principal fonte de inspiração dos designers foi bastante nobre: do formato das lanternas ao vinco que marca o formato da tampa do porta-malas, a traseira parece um retrato falado da Alfa Romeo Giulietta. Até o logotipo Fiat em letras garrafais (característica dos projetos mais recentes da marca) combina com o estilo esportivo do Argo.

O interior tem acabamento acima da média dos compactos vendidos até então pela Fiat. As peças são bem encaixadas e a qualidade dos plásticos se equipara à da Toro, mesmo nas versões mais baratas.

Ar-condicionado pode ser digital, mas com apenas uma zona

Ar-condicionado pode ser digital, mas com apenas uma zona (divulgação/Fiat)

Painel de instrumentos é quase o mesmo da Toro – na foto, o da versão HGT

Painel de instrumentos é quase o mesmo da Toro – na foto, o da versão HGT (divulgação/Fiat)

Da picape, aliás, vieram alguns componentes, como o painel de instrumentos e os controles de climatização, embora na picape o sistema de climatização tenha duas zonas de temperatura – no hatch há apenas uma. O visual é diferente da Toro nos dois casos, mas as peças são as mesmas.

Veja abaixo a lista de equipamentos de série e opcionais de todas as versões do Fiat Argo:

Argo Drive 1.0 – R$ 46.800:
Sistema start-stop, ar-condicionado, direção elétrica, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas e tela de TFT de 3,5 polegadas no centro do painel de instrumentos.
Opcionais: rádio Connect, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, retrovisor elétrico com função tilt down e repetidores de seta laterais + vidros elétricos traseiros, central multimídia com tela de 7 polegadas + volante multifuncional com comandos de som e telefone + segunda entrada USB (R$ 1.990).

Argo Drive 1.3 MT – R$ 53.900:
Todos os itens da Drive 1.0 + sensor de pressão dos pneus, central multimídia com tela de 7 polegadas e volante multifuncional.
Opcionais: rodas de liga leve de 15 polegadas + faróis de neblina, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, retrovisor elétrico com função tilt down e repetidores de seta laterais + vidros elétricos traseiros.

Argo Drive 1.3 GSR – R$ 58.900:
Itens da Drive 1.3 MT + controles de estabilidade (ESP) e de tração, paddle shifts e assistente de partida em rampas.
Opcionais: rodas de liga leve de 15 polegadas + faróis de neblina, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro.

Argo Precision 1.8 MT – R$ 61.800:
Itens da Drive 1.3 GSR + faróis de neblina, faróis com leds, rodas de liga leve de 15 polegadas e banco traseiro bipartido.
Opcionais: airbags laterais, bancos em couro + rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, tela de TFT de 7 polegadas no centro do painel + ar-condicionado digital + rebatimento dos retrovisores + partida do motor sem chave + sensor crepuscular + sensor de chuva + retrovisor fotocrômico.

Argo Precision 1.8 AT – R$ 67.800:
Itens da Precision 1.8 MT + piloto automático, paddle shifts e volante revestido em couro.

Opcionais: airbags laterais, bancos em couro + rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, tela de TFT de 7 polegadas no centro do painel + ar-condicionado digital + rebatimento dos retrovisores + partida do motor sem chave + sensor crepuscular + sensor de chuva + retrovisor fotocrômico

Argo HGT 1.8 MT – R$ 64.600 / HGT 1.8 AT – R$: 70.600:
Itens da Precision 1.8 AT + tela de TFT de 7 polegadas no painel, rodas de liga leve de 16 polegadas, ponteira de escapamento. A configuração automática acrescenta piloto automático e apoio de braço paraa o motorista.
Opcionais: airbags laterais, bancos em couro + rodas de liga leve de 16 polegadas, câmera de ré + sensor de estacionamento traseiro, ar-condicionado digital + rebatimento dos retrovisores + partida do motor sem chave + sensor crepuscular + sensor de chuva + retrovisor fotocrômico.

Argo HGT 1.8 AT Opening Edition Mopar – R$ 75.200:
Itens da HGT 1.8 AT + cor azul Portofino, teto, retrovisores e spoiler traseiro pintados de preto, rodas aro 16 escurecidas, kit de alto-falante e logotipo Mopar na traseira. Limitada a 1.000 unidades.

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  1. Antonio Carlos Roseira Teixeira

    Que tal comprar um carro usado, de categoria superior e com todos os mimos inclusos por um valor até mais baixo do que a versão HGT do Argh, digo, Argo? Desculpe, mas os preços dos carros 0 km não tem sintonia com a realidade brasileira. Continuo prestigirando os usados. O carro parece ser até refinado, mas muito caro para um hatch compacto.

  2. A Fiat poderia ter pego o motor que hoje está no 500 abarth e ter colocado no argos.