Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Ferrari KC23 é exclusiva, feita sob medida e com V8 da 488 GT3 EVO

Novo modelo de produção única da Ferrari Special Porjects tem portas borboleta, saídas de ar retráteis e tem como base a 488 GTB EVO de corrida

Por João Vitor Ferreira
11 jul 2023, 13h46

A Ferrari apresentou seu novo carro exclusivo, vindo diretamente das pranchetas dos engenheiros da Ferrari Special Division, que também é a responsável pela mais recente SF90 XX e outros modelos como a SP51 e a SP48. A Ferraro KC23 pertence a um milionário identificado somente como um dos “mais apaixonados colecionadores” e se baseia no carro de corrida 488 GT3 Evo.

Por isso, ele usa o mesmo conjunto mecânico com motor V8 3.8 biturbo. Mas, como não está atrelado às regras de competições, o KC23 possivelmente deve ter potência ainda acima dos 600 cv da sua inspiração, podendo chegar até aos 670 cv da 488 GTB, versão de rua da 488 GT3 Evo.

Ferrari KC23

O mais legal da Ferrari KC23 é que, embora ela e a 488 GT3 Evo tenham diversas semelhanças, principalmente nas formas e em algumas linhas, também há muita originalidade no design. Na frente, por exemplo, vemos as caixas de rodas proeminentes e o bico da dianteira, mas no projeto exclusivo a Ferrari aumentou ainda mais a entrada de ar no centro do capô e alterou completamente o design do para-choque e dos faróis.

Ferrari KC23
Conjunto de rodas de 21” na dianteira e 22” na traseira é diferente das usadas nas pistas (Divulgação/Ferrari)

Exclusivo para a pista, a KC23 tem portas no estilo borboleta, algo que a Ferrari reserva apenas para os seus hipercarros. Outra característica interessante do carro são as saídas de ar nas laterais. Elas são elétricas e se fecham quando o carro está parado, uma alternativa para melhorar seu visual nos showrooms.

Ferrari KC23
Portas borboleta eram exclusivas dos hipercarros da Ferrari, mas foram colocadas na KC23 (Divulgação/Ferrari)

Além da saída retrátil, a Ferrari KC23 tem um conjunto de rodas adicional, diferente das de 18’’ com pneus slick que serão usadas nas pistas. Para “ficar bem na foto” o carro usará um conjunto que consiste em rodas de 21’’ na frente e 22’’ na traseira.

Ferrari KC23
Asa traseira é removível (Divulgação/Ferrari)

A traseira é onde os dois modelos mais se diferenciam. Exceto pela grande asa, que pode ser removida na KC23, todo o resto é bem distinto. Os faróis deixam de ser redondos e mais tradicionais, para dar lugar a uma barra luminosa moderna, claramente inspirada no conceito Ferrari Vision Gran Turismo. Há também dois escapamentos com uma divisão no meio que foram movidos para cima e não estão mais integrados ao difusor, como é na 488 GT3.

Continua após a publicidade
Ferrari KC23
Saídas de ar na lateral do veículo se fecham quando ele está parado (Divulgação/Ferrari)

Embora esse seja um modelo único e feito sob medida, é provável que veremos muito desse projeto em futuros carros da Ferrari, já que a montadora descreveu a KC23 “vislumbre tentador do futuro dos supercarros”.

Se por fora a KC23 é um carro completamente novo, o interior é inteiro da sua inspiração. A Ferrari manteve todo o cockpit do carro de corrida, incluindo o painel com botões e interruptores voltado para o motorista, volante em forma de manche e a gaiola de segurança, afinal, ele ainda é um carro exclusivo para as pistas. O quadro de instrumentos digital também é bem diferente de um modelo comum, mas para dar um toque de luxo, há acabamento em Alcantara nos bancos esportivos e no volante.

Ferrari KC23
Interior é idêntico ao do modelo de corrida (Divulgação/Ferrari)

Infelizmente, não sabemos do que a Ferrari KC23 é capaz, já que a montadora não divulgou seus tempos. Normalmente, os projetos especiais da montadora ficam em segredo, mas esse foi uma exceção à pedido do proprietário, logo, ela será mostrada ao público no Goodwood Festival of Speed, na Inglaterra, entre os dias 13 e 16 de julho. Posteriormente ela ficará exposta no museu da Ferrari, em Maranello, na Itália, entre primeiro de agosto e 2 de outubro.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.