Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Nova Ferrari SP48 Unica tem 719 cv e destaca exclusividade no próprio nome

Superesportivo faz parte do projeto One-Off, em que o cliente participa do desenvolvimento do carro feito exclusivamente a seu pedido

Por Lukas Kenji 5 Maio 2022, 15h14

“One-off” é o termo utilizado pela Ferrari para designar um esportivo limitado a uma única unidade, feito sob a supervisão do cliente. O mais novo exemplar deste programa foi anunciado nesta quinta-feira, 5. É a Ferrari SP48 Unica, desenvolvida com base no F8 Tributo.

Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90

A silhueta do projeto especial não nega a origem, mas é composta de característica únicas. O para-choque redesenhado dá ênfase ao distintivo do Cavallino Rampante e tem diversos pontos circulares de efeito tridimensional que remetem a um design muito utilizado em carros elétricos.

Superesportivo teve downforce reduzido
Superesportivo teve downforce reduzido Divulgação/Ferrari

Os faróis com base laminada e o capô com duas tomadas de ar são outros predicados marcantes do projeto feito sob a batuta do chefe do departamento de design da Ferrari, Flavio Manzoni.

Outro ponto chamativo do esportivo é que os vidros laterais parecem uma extensão do para-brisas. Além disso, a estrutura envidraçada traseira que acoberta o motor no F8 Tributo foi substituída por um componente em fibra de carbono com as mesma tonalidade da carroceria. A ideia da Ferrari foi criar uma sensação de o veículo ser esculpido em um “único bloco de metal”.

Lanternas da SP48 tem acabamento em LED
Lanternas da SP48 tem acabamento em LED Divulgação/Ferrari
Continua após a publicidade

Na extremidade traseira, a base do para-choque parece inalterada, graças ao extrator volumoso e à dupla ponteira de escape arredondada. Mas o layout da estrutura que engloba as lanternas é ímpar. O design circular do conjunto ótico deu lugar a uma linha fina com quatro componentes de LED.

Compartilhe essa matéria via:

A grife de Maranello promoveu ainda otimizações aerodinâmicas. O downforce foi reduzido por conta da menor sucção de vento derivada da caída proeminente de teto.

O sistema de refrigeração também passou por alterações e, decorrência das mudanças estéticas nas entradas de ar. Foi implementado um intercooler logo após os vidros laterais, o que permitiu a redução na dimensão das tomadas de ar.

Área envidraçada dá lugar a acabamento em fibra de carbono
Área envidraçada dá lugar a acabamento em fibra de carbono Divulgação/Ferrari

Já em relação ao motor, nenhuma mudança. A Ferrari SP48 Unica carrega o propulsor 3.9 biturbo de 719 cv de potência e 78,5 mkgf de torque máximo. Na F8, essa configuração representa uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.

Mas e o preço dessa brincadeira? Bem, sobre isso, a fabricante não abriu o bico. Só podemos cravar que é um valor bem superior aos cerca de 280 mil dólares cobrados por uma F8 Tributo. Em conversão direta, o montante significa algo na casa de R$ 1,4 milhão.

Continua após a publicidade


Publicidade

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo

Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.

Impressa + Digital

Plano completo da QUATRO RODAS! Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.

a partir de R$ 14,90/mês

Digital

Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.

Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.

Comparativo entre os principais modelos do mercado.

Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.

App QUATRO RODAS para celular e tablet, atualizado mensalmente.

a partir de R$ 9,90/mês