Nova Ferrari SP48 Unica tem 719 cv e destaca exclusividade no próprio nome
Superesportivo faz parte do projeto One-Off, em que o cliente participa do desenvolvimento do carro feito exclusivamente a seu pedido
“One-off” é o termo utilizado pela Ferrari para designar um esportivo limitado a uma única unidade, feito sob a supervisão do cliente. O mais novo exemplar deste programa foi anunciado nesta quinta-feira, 5. É a Ferrari SP48 Unica, desenvolvida com base no F8 Tributo.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
A silhueta do projeto especial não nega a origem, mas é composta de característica únicas. O para-choque redesenhado dá ênfase ao distintivo do Cavallino Rampante e tem diversos pontos circulares de efeito tridimensional que remetem a um design muito utilizado em carros elétricos.
Os faróis com base laminada e o capô com duas tomadas de ar são outros predicados marcantes do projeto feito sob a batuta do chefe do departamento de design da Ferrari, Flavio Manzoni.
Outro ponto chamativo do esportivo é que os vidros laterais parecem uma extensão do para-brisas. Além disso, a estrutura envidraçada traseira que acoberta o motor no F8 Tributo foi substituída por um componente em fibra de carbono com as mesma tonalidade da carroceria. A ideia da Ferrari foi criar uma sensação de o veículo ser esculpido em um “único bloco de metal”.
Na extremidade traseira, a base do para-choque parece inalterada, graças ao extrator volumoso e à dupla ponteira de escape arredondada. Mas o layout da estrutura que engloba as lanternas é ímpar. O design circular do conjunto ótico deu lugar a uma linha fina com quatro componentes de LED.
A grife de Maranello promoveu ainda otimizações aerodinâmicas. O downforce foi reduzido por conta da menor sucção de vento derivada da caída proeminente de teto.
O sistema de refrigeração também passou por alterações e, decorrência das mudanças estéticas nas entradas de ar. Foi implementado um intercooler logo após os vidros laterais, o que permitiu a redução na dimensão das tomadas de ar.
Já em relação ao motor, nenhuma mudança. A Ferrari SP48 Unica carrega o propulsor 3.9 biturbo de 719 cv de potência e 78,5 mkgf de torque máximo. Na F8, essa configuração representa uma aceleração de 0 a 100 km/h em 2,9 segundos.
Mas e o preço dessa brincadeira? Bem, sobre isso, a fabricante não abriu o bico. Só podemos cravar que é um valor bem superior aos cerca de 280 mil dólares cobrados por uma F8 Tributo. Em conversão direta, o montante significa algo na casa de R$ 1,4 milhão.