Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Exeed Yaoguang substitui o TXL e revela o futuro do Chery Tiggo 8

SUV mais tecnológico da Chery até o momento tem amortecedores adaptativos e muita semelhança com os Mercedes

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
6 out 2022, 10h04

Antecipado pelo carro-conceito AtlantiX, o novo Exeed Yaoguang tem nome quase impronunciável para os brasileiros, mas sua estratégia é bem clara. Sua missão é substituir o Exeed TXL, que já estava com lançamento confirmado para o Brasil, e poderá servir como base para a próxima geração do Caoa Chery Tiggo 8.

A Exeed é uma marca de luxo da Chery e vem prometendo sua estreia no Brasil para 2023, seja com parceria com o Grupo CAOA ou de forma independente. E nessas promessas já confirmou alguns modelos, como o SUV grande TXL, lançado na China em 2018 e que usa a mesma plataforma do atual Tiggo 8.

Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

De acordo com o planejamento de lançamento já revelado pela fabricante chinesa, o Yaoguang poderá ser chamado de Exeed RX no mercado global, ainda que este seja o nome de um SUV da Lexus.

Compartilhe essa matéria via:

O novo SUV aposta numa linha de perfil de SUV cupê, com caimento do teto mais acentuado que o normal. Também chama atenção pelos leds diurnos que integram os faróis e descem na direção da base do para-choque dianteiro. Na traseira, as lanternas também se ligam por meio de uma barra com pontos iluminados.

Continua após a publicidade
Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

O comprimento do novo Exeed é o mesmo do TXL, 4,78 m, mas é 3,5 cm mais largo, chegando aos 1,92 m. A altura 6 cm menor, de 1,67 m, é motivada pelo caimento do teto. A plataforma é a mesma, MX3, e a distância entre eixos foi aumentada de 2,80 m para 2,815 m

A cabine tem um painel inédito, com duas telas de 12,3 polegadas e um enorme console central com um porta-objetos e um carregador sem fio para smartphones apenas, pois as marchas são comandadas pela haste direita atrás do volante. Uma clara inspiração nos carros da Mercedes-Benz.

Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

A fabricante alemã também inspirou os comandos de ajuste elétrico dos bancos dianteiros, posicionados nas portas. Contudo, não há maçanetas convencionais, mas botões para abertura elétrica. Todos os botões no volante são sensíveis ao toque.

Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

De série, o possível Exeed RX tem teto solar panorâmico, controle de cruzeiro adaptativo e um conjunto de assistentes eletrônicos, além de amortecedores adaptativos, algo inédito entre todos os carros da Chery.

O único motor apresentado até agora é o 2.0 TGDi de 261 cv e 42 kgfm combinado com um câmbio automático convencional de 8 marchas. Contudo, este projeto prevê versões 4×4 e também híbridas plug-in.

Exeed-Yaoguang-rx
(Exeed/Divulgação)

O novo crossover já está em produção na nova fábrica da Chery em Qingdao, lançada recentemente, e seu lançamento no mercado chinês acontece antes do final deste ano. Ainda assim, a tempo de estrear no Brasil em 2023, caso a Exeed sustente seus planos.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.