Clique e assine por apenas 5,90/mês

Exclusivo: Chevrolet Onix turbo acende luz de injeção sem ter defeito

Falha demandará a atualização do módulo do motor de quase 12.000 veículos, mas não é um recall. Compacto também tem falha na partida por botão

Por Henrique Rodriguez, Leonardo Felix, Marlos Ney Vidal e Waldez Amorim - Atualizado em 8 abr 2020, 19h09 - Publicado em 8 abr 2020, 19h04

A General Motors comunicou dois novos boletins de reparo a respeito das novas gerações de Chevrolet Onix e Onix Plus à sua rede concessionária.

O primeiro, disparado em 30 de março, tem a ver com uma nova atualização do módulo do motor.

Segundo o comunicado, foi constatada a possibilidade de “acendimento da luz de injeção e registros de códigos de falhas do sensor de oxigênio secundário sem que haja uma efetiva falha no veículo”.

A correção, de acordo com o documento, passa pela calibração do módulo de controle do motor, procedimento com tempo estimado de meia hora.

Reprodução/Chevrolet
Boletim de atualização do módulo do motor por falha na luz de injeção do Onix Reprodução/Chevrolet

Estão envolvidas unidades de Onix hatch e Plus, sempre equipadas com motor 1.0 turbo flex, com intervalo (não sequencial) de chassis de LG108548 a LG134218.

O boletim não informa o número de exemplares envolvidos, mas QUATRO RODAS apurou que a lista conta com 11.995 veículos, todos ano/modelo 2020.

Continua após a publicidade
Falha afeta tanto o Onix Plus quanto o hatch Fernando Pires/Quatro Rodas

O segundo, de 9 de março, relata um possível defeito no botão de partida: ao ser pressionado, ele não aciona a ignição do motor e acende a luz do imobilizador do veículo.

Para este defeito, será necessária a “recalibração do módulo de controle da carroceria”, procedimento com tempo previsto de 25 minutos. Estão envolvidos os chassis LG108540 a LG221831 (hatch) e LG107529 a LG223531 (sedã).

Partida por botão do novo Chevrolet Onix Fernando Pires/Quatro Rodas

Como as falhas aparentemente não acarretam riscos à segurança dos ocupantes, não devem ser transformadas em recall, assim como aconteceu com o vazamento da tubulação Y ligada ao tanque de combustível.

Assim, os reparos devem acontecer conforme a presença dos proprietários nas concessionárias para as revisões programadas. Um aviso aos donos dos veículos afetados deve ser feito no aplicativo “Meu Chevrolet”.

Boletim de falha no botão de partida do novo Onix Reprodução/Chevrolet

Até o momento, o único recall efetivo do novo Onix (apenas na configuração Plus, sedã) esteve ligado ao risco de incêndio proporcionado pela quebra do bloco do motor.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de abril da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Continua após a publicidade
Publicidade