O Mitsubishi Lancer foi um dos carros mais icônicos da marca japonesa e há quem já anseie por seu retorno. O que pouca gente sabe é que o modelo quase ganhou uma versão americanizada que seria vendida pela Dodge. Não, o Dodge Trazo (um Tiida Sedan com logos da Dodge que seria vendido no Brasil) não foi o único devaneio da fabricante norte-americana.
De fato, nas décadas de 50, 60 e 80 a Dodge tinha o seu próprio Lancer. Mas o modelo que já foi sedã, perua e cupê, não tem nada a ver com o Mitsubishi. O carro das fotos é um protótipo fotografado há doze anos atrás dentro das instalações da Dodge.
O responsável pelo flagra foi usuário do Reddit @lostboyz, que alega ser ex-funcionário da marca americana. Enquanto ainda trabalhava para a Dodge, ele estava passando por um local conhecido como “lote 27” e avistou o que parecia ser um Mitsubishi Lancer, porém esse tinha os típicos emblemas do carneiro na frente e atrás e a grade dividida em forma de cruz. Forçando um pouco, parece um mini-Charger.
Com medo de vazar informações confidenciais e perder seu emprego, o rapaz guardou as imagens e só as reencontrou agora em 2022. “Eu nunca consegui descobrir uma resposta para por que isso existia e acabou desaparecendo”, escreveu o rapaz no Reddit.
A resposta para esse mistério é exatamente a que você está pensando. Sim, o “Dodge Lancer” realmente é um protótipo fruto de uma parceria entre as duas montadoras. As duas empresas eram tão próximas na década passada que a primeira geração do Jeep Compass e o Dodge Caliber eram baseados em uma plataforma desenvolvida em conjunto com a Mitsubishi.
Por sinal, foi essa mesma plataforma que deu origem ao último Lancer e que segue viva nos ASX/Outlander Sport e no Eclipse Cross. Os motores 1.8, 2.0 e 2.4 (inclusive os Tigershark) também foram desenvolvidos em colaboração entre as duas fabricantes em conjunto com a Hyundai.
Segundo rumores, em 2004 a Mitsubishi e a Chrysler – detentora da Dodge na época – estavam trabalhando juntas no projeto de um sedã compacto chamado Rebel, que seria o sucessor do Dodge Neon. Porém, a empresa americana abandonou a ideia e optou por lançar, em 2006, um crossover, o Dodge Caliber. Enquanto a Mitsubishi seguiu firme e lançou a primeira geração do Lancer em 2007.
Não é à toa que a distância entre os eixos do Caliber e do Lancer é exatamente iguais (2,63 metros), o que evidencia o fato de compartilharem a mesma plataforma. Mas como o “Dodge Lancer” surgiu?
Provavelmente, ele faz parte de algum experimento da Dodge para reformular o seu carro ou então complementar a linha com um sedã, visto que na traseira o modelo é identificado como “Caliber SXT”. Agora, o porquê a marca não seguiu em frente com protótipo, ainda é um mistério. E talvez tenha sido uma decisão acertada, até.