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Dez carros que parecem importados, mas são feitos no Brasil

Talvez você não saiba, mas o carro mais caro produzido no Brasil é um BMW que custa mais de R$ 600.000

Por Guilherme Fontana Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 out 2024, 11h48 - Publicado em 1 out 2024, 11h00
BMW X4 M40i
BMW X4 M40i (Divulgação/BMW)
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Mesmo com o avanço da indústria nacional nos últimos anos, dizer que um carro é “importado” ou “nacional” gera diferentes status – sentimento importante para o consumidor brasileiro. Porém, o (novamente) avanço da indústria tem possibilitado que cada vez mais tenhamos por aqui uma produção de alto nível, com direito a marcas e modelos premium, e já com a presença da eletrificação.

Prova disso é que diversos carros que rodam pelas ruas brasileiras são, hoje, produzidos em solo nacional, mas carregam consigo o status de carro importado. É o caso de modelos da BMW, sempre alinhados com a Europa, e da Ram, com o primeiro modelo da marca desenvolvido fora dos EUA. Temos também o primeiro híbrido flex do mundo.

Sem mais spoilers, conheça modelos que muita gente pensa ser importados, mas que são feitos no Brasil.

Audi Q3

Audi Q3 Sportback 2.0 Quattro 2022
Audi Q3 Sportback 2.0 Quattro (Divulgação/Audi)

Após deixar de produzir o A3 no início de 2021, a Audi voltou a ser montado no Brasil em meados de 2022, na fábrica de São José dos Pinhais (PR), de onde também sai o Volkswagen T-Cross. A retomada aconteceu com o Q3, seguindo uma estratégia de mercado, já que o segmento dos SUVs é o de maior volume por aqui.

A unidade brasileira produz as configurações convencional (SUV) e Sportback (SUV cupê), sempre com motorização 2.0 turbo de 231 cv e 34,7 kgfm. O câmbio é de dupla embreagem com sete marchas e, a tração, é integral.

O Q3 é vendido nas versões Prestige (R$ 297.990), Performance (R$ 329.990) e Performance Black (R$ 358.990), enquanto o Q3 Sportback tem as mais caras, Performance (R$ 349.990) e Performance Black (R$ 378.990). Todas as versões são produzidas no Brasil.

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BMW Série 3

BMW 320i
Visual foi levemente renovado em 2022 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Um dos carros premium mais vendidos do Brasil, o Série 3 é produzido na fábrica de Araquari (SC) desde 2014. Ou seja, a geração atual do sedã é a segunda a ter produção nacional, sem interrupções e com atualizações quase que simultâneas com a Europa.

Porém, nem todas as versões são nacionais: a híbrida 330e segue sendo importada. Por aqui, são feitas as variações da versão 320i, com motor 2.0 turbo de 184 cv, câmbio automático de oito marchas e tração traseira. O modelo custa R$ 322.950 na versão 320i GP, R$ 343.950 na 320i Sport GP e, R$ 363.950, na 320i M Sport.

BMW X1

BMW X1 M Sport 20i 2023 Azul Portimão
BMW X1 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O SUV de entrada da BMW também é produzido na unidade de Santa Catarina, ao lado do Série 3 e dos “irmãos” maiores que você verá a seguir. Assim como o sedã, o X1 só é produzido aqui em suas versões a combustão, já que a fábrica catarinense (ainda) não produz modelos eletrificados. Ou seja, deixe o iX1 de fora, já que ele é importado da Alemanha.

Por aqui, a produção é para o X1 sDrive18i GP (R$ 299.950), com motor 1.5 turbo de 156 cv, além do sDrive20i X Line (R$ 347.950) e do sDrive20i M Sport (R$ 368.950). Os dois últimos têm motor 2.0 turbo de 204 cv. A tração é sempre dianteira e, o câmbio, automático de sete marchas.

BMW X3/X4

Novo BMW X3 preto visto 3/4 de frente
BMW X3 (Divulgação/BMW)

A dupla de SUVs médios da BMW também é produzida na fábrica próxima a Florianópolis. No caso do X3, que se mantém como um SUV de formas convencionais, apenas a versão esportiva M40i é feita por aqui. Com motor 3.0 de seis cilindros em linha de 387 cv e 51 kgfm, câmbio de oito marchas e tração integral, ele e o X4 M40i, que tem o mesmo conjunto, são os carros mais potentes feitos no Brasil.

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BMW X4 M40i
BMW X4 M40i é o carro nacional mais caro do país (Divulgação/BMW)

O X4, que trata-se de uma configuração cupê do X3, tem ainda a versão xDrive30i M Sport, com motor 2.0 turbo de 252 cv, câmbio de oito marchas e tração integral. Este começa em R$ 509.950, enquanto o X3 M40i custa R$ 604.950 e, o X4 M40i, se consagra como o carro mais caro (além de mais potente) feito no Brasil, custando R$ 649.950.

Caoa Chery Tiggo 8 Pro

Caoa Chery Tiggo 8 Pro
Caoa Chery Tiggo 8 Pro (Divulgação/Caoa Chery)

Recém-atualizado, o Tiggo 8 Pro, maior modelo da Caoa Chery no Brasil, é nacional em sua versão a combustão – a híbrida segue importada. O modelo recebeu uma dianteira semelhante à do modelo eletrificado, mas a traseira é exclusiva, com lanternas interligadas. O interior também passou por uma reformulação e está mais tecnológico.

O SUV de sete lugares é produzido em Anápolis (GO), ao lado dos Tiggo 5X e 7, e parte de R$ 187.990. Sua motorização já é conhecida: 1.6 turbo de 187 cv e 28 kgfm, com câmbio de dupla embreagem.

Chevrolet Trailblazer

Chevrolet Trailblazer High Country 2025 testada por QUATRO RODAS
Chevrolet Trailblazer High Country 2025 testada por QUATRO RODAS (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Trailblazer, produzido em São José dos Campos (SP), é tão nacional que passou, recentemente, por uma atualização dedicada ao Brasil. Embora tenha mantido a traseira quase que a mesma de 2012, ele adotou uma nova dianteira, interior mais refinado e tecnológico, e passou por alterações no motor.

Agora o 2.8 turbo diesel tem 207 cv e 52 kgfm, e o câmbio é automático de oito marchas. A tração continua sendo 4×4. A versão única, High Country, tem sete lugares e parte de R$ 368.550. Mas há uma versão “secreta”, destinada a frotistas, com cinco lugares e pacote reduzido de equipamentos.

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Jeep Commander

jeep compass BLACKHAWK e jeep commander BLACKHAWK
Jeep Commander Blackhawk (Divulgação/Quatro Rodas)

Produzido em Goiana (PE), o SUV de sete lugares da Jeep compartilha as linhas de montagem com Renegade, Compass, Ram Rampage e Fiat Toro, modelos com quem ele compartilha muita coisa – como plataforma, motores e peças de acabamento.

O Commander é vendido atualmente em seis versões, com diferentes motores, mas todas nacionais. A de entrada, Longitude (R$ 219.990), é a única com cinco lugares, e compartilha o motor 1.3 turbo flex de 185 cv com as seguintes, Limited (R$ 244.990) e Overland (R$ 266.990). Depois delas há a Overland TD380, única com motor 2.0 turbo diesel de 170 cv, por R$ 302.990.

jeep compass BLACKHAWK e jeep commander BLACKHAWK
Câmbio AT9 da dupla já era usado pelos modelos a diesel (Divulgação/Quatro Rodas)

Acima estão as configurações com motor 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, que dão desempenho esportivo ao SUV. A Overland parte de R$ 311.290 e, a Blackhawk, ocupa o topo da gama por R$ 327.590.

Mitsubishi Eclipse Cross

Eclipse Cross
Eclipse Cross (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O Eclipse Cross até tem cara de gringo por ser diferente e não ter um volume expressivo de vendas, mas é feito em Catalão (GO). Sempre com motor 1.5 turbo de 165 cv e câmbio CVT de oito marchas virtuais, o modelo começa em R$ 164.990 na versão Rush, de tração 4×2 dianteira, e chega aos R$ 219.990 na HPE-S AWC, a única com tração 4×4.

Ram Rampage

Ram Rampage Laramie Diesel
Ram Rampage Laramie Diesel (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Primeiro modelo da Ram desenvolvido fora dos Estados Unidos, a Rampage é feita em Goiana (PE), utilizando a mesma base de Jeep Compass e Fiat Toro.

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A picape tem cinco versões, duas delas com motor 2.0 turbo diesel de 170 cv e outras três com um 2.0 turbo a gasolina de 272 cv, o mesmo que passou a ser utilizado em Compass e Commander. As versões a diesel são as Rebel (R$ 254.990) e Laramie (R$ 265.990), enquanto as com motor a gasolina são as Rebel (R$ 263.990), Laramie (R$ 274.990) e R/T (292.990).

Toyota Corolla Hybrid

Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024
Toyota Corolla Altis Premium Hybrid 2024 (Fernando Pires/Quatro Rodas)

O primeiro carro híbrido flex do mundo também foi o primeiro híbrido a ser produzido no Brasil. Falamos sobre o Corolla, que é feito em solo nacional desde 1998, mas mudou de “casa” recentemente – deixou de ser produzido em Indaiatuba (SP) e teve sua linha transferida para Sorocaba (SP), ao lado dos demais nacionais da marca.

O Corolla tem toda a linha nacionalizada, a começar pelas versões GLi (R$ 150.790), XEi (R$ 160.490) e Altis Premium (R$ 185.190) com motor 2.0 aspirado de 177 cv. Surpreende, porém, o fato de as versões híbridas (com motor 1.8 + elétrico) também serem feitas por aqui como, já dito, o primeiro híbrido nacional. A versão Altis Hybrid custa R$ 187.790 e, a Altis Hybrid Premium, R$ 198.890.

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