Assine QUATRO RODAS por R$2,00/semana
Continua após publicidade

Corolla, Civic, Jetta e mais: as diferenças de motor, dimensões e consumo

Comparamos em detalhes os principais sedãs médios a venda no Brasil. Lista ainda tem Cruze, Sentra, Cerato e C4 Lounge

Por Daniel Telles
3 jun 2020, 18h18
Jetta é o mais potente entre os concorrente, mas motor híbrido do Corolla é disparado o mais econômico (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Cada vez mais refinados e tecnológicos, os sedãs médios já oferecem desde motor turbo de até 230 cv (caso do VW Jetta GLi), até híbrido que chega a render 20 km/l (Toyota Corolla).

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O segmento claramente está acompanhando as tendências do mercado e por isso continua bem cotado entre os motoristas brasileiros.

Versão a combustão (vermelha) convive com a híbrida desde o segundo semestre do ano passado (Fernando Pires/Quatro Rodas)

QUATRO RODAS decidiu, então, destrinchar as dimensões, motorizações e médias de consumo dos principais representantes da categoria à venda no Brasil.

Continua após a publicidade
Kia Cerato e Honda Civic praticamente empatam no quesito porta-malas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Apesar de ter o motor mais potente, o VW Jetta é o carro com menor entre-eixos do segmento: 268 cm, contra 271 cm do C4 Lounge e 270 cm dos demais rivais.

No quesito porta-malas, a vitória é do Kia Cerato, que armazena 520 litros, apenas 1 litro a mais que o Honda Civic. O destaque negativo é o Chevrolet Cruze, que tem o menor porta-malas da categoria: 440 l.

Citroën C4 Lounge sobrevive hoje apenas na versão Shine com motor 1.6 THP (Divulgação/Citroën)

Entre os menos beberrões, além do Corolla híbrido, destaque para o Honda Civic 2.0 no trecho urbano, com 12,4 km/l, e para Chevrolet Cruze e VW Jetta no percurso rodoviário, com 16,5 km/l e 16,7 km/l respectivamente.

Continua após a publicidade
Motor 2.0 naturalmente aspirado passará por atualização para chegar mais potente na próxima geração (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Prestes a mudar de geração, o Nissan Sentra oferece um consumo apenas razoável na cidade (10,4 km/l) e é o menos potente entre os rivais a combustão, com 140 cv.

Confira na tabela o comparativo completo entre Chevrolet Cruze, Citroën C4 Lounge, Honda Civic, Kia Cerato, Nissan Sentra, Toyota Corolla e Volkswagen Jetta.

Modelo

Motorização

Câmbio

Potência e torque (etanol/gasolina)

Dimensões (comprimento, largura e altura)

Entre-eixos

Porta-malas

Tanque de gasolina

Consumo (gasolina)

Chevrolet Cruze

1.4 turbo flex

Automático com modo manual de 6 marchas

153/150 cv e 24,5/24 mkgf

466,5 x 180,7 x 148,4 cm

270 cm

440 l

52 l

Urbano: 11,5 km/l

Rodoviário: 16,5 km/l

Citroën C4 Lounge

1.6 THP

Automático com modo manual de 6 marchas

173/166 cv e 24,4 mkgf

462,1 x 178,9 x 150,5 cm

271 cm

450 l

60 l

Urbano: 10,7 km/l

Rodoviário: 14,2 km/l

Honda Civic

2.0 flex e 1.5 touring a gasolina

CVT

2.0: 155/150 cv e 19,4 mkgf

1.5 turbo: 176 cv e 22,3 mkgf

464,1 x 179,1 x 143.3

270 cm

519 l

56 l

2.0: Urbano: 12,4 km/l

Rodoviário: 15,9 km/l

1.5:Urbano: 11,8 km/l

Rodoviário: 14,6 km/l

Kia Cerato

2.0 flex

Automático de 6 marchas

167,157 cv e 20,6/19,2 mkgf

464 x 180 x 144 cm

270 cm

520 l

50 l

Urbano: 10 km/l

Rodoviário: 16,3 km/l

Nissan Sentra

2.0 flex

CVT

140 cv e 20 mkgf

463,6 x 176,1 x 150,4 cm

270 cm

503 l

52 l

Urbano: 10,4 km/l

Rodoviário: 14,5 km/l

Toyota Corolla

2.0 flex e 1.8 híbrido

CVT com modo manual

2.0: 177/169 cv e 20,7 mkgf

1.8 híbrido: 101 cv e 14,5 mkgf

463 x 178 x 145,5 cm

270 cm

470 l

50 l

2.0:

Urbano: 11,9 km/l

Rodoviário: 15,5 km/l

1.8 híbrido:

Urbano (bat. cheia): 20 km/l

Rodoviário: 18,4 km/l

VW Jetta

1.4 TSI flex e 2.0 TSI gasolina

CVT e DSG de 6 marchas

1.4 turbo: 150 cv e 25,5 mkgf

2.0 turbo: 230 cv e 35,7 mkgf

470,9 x 179,9 x 147,8 cm

268 cm

510 l

50 l

1.4 TSI:

Urbano: 12,2 km/l

Rodoviário: 16,7 km/l

2.0 TSI:

Urbano: 10,6 km/l

Rodoviário: 14,5 km/l

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 2,00/semana*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de R$ 12,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$96, equivalente a R$2 por semana.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.