PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com preços próximos ao Polo, VW Gol automático encalha nas vendas

Quase dois anos após o lançamento, versão 1.6 MSI com caixa de seis marchas nunca emplacou. Ficar perto demais do Polo talvez seja a explicação

Por Leonardo Felix
25 jun 2020, 07h00
gol
O Gol fechou 2018 como o quarto carro mais vendido do país (Divulgação/Volkswagen)

Em julho de 2018, o Volkswagen Gol abandonou a caixa automatizada monoembragem i-Motion para estrear uma versão dotada do motor 1.6 MSI (16V flex) de 120 cv acoplada ao câmbio automático de seis marchas da Aisin.

Junto a isso, o hatch de entrada da marca adotou como padrão a dianteira já usada pela extinta versão Rallye e pela picapinha Saveiro, com grade alargada, conferindo um aspecto visual mais robusto.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Parecia, àquela altura, o maior salto evolutivo do subcompacto desde a chegada da terceira geração, lançada 2008 e vendida até hoje em nosso mercado, com três facelifts no meio do caminho.

No entanto, passados dois anos já se pode afirmar que o Gol 1.6 automático não vingou, acumulando desempenhos para lá de discretos (para não dizer fracos) em vendas.

VW Gol
Gol automático usa motor 1.6 MSI 16V de 120 cv, e não o velho 8V de 104 cv do manual (Christian Castanho/Quatro Rodas)
Continua após a publicidade

E olha que o subcompacto ainda tem apelo no mercado, tendo sido o quinto modelo mais emplacado no país nos cinco primeiros meses de 2020, segundo dados da Fenabrave (associação nacional dos fabricantes).

Só que em abril e maio, por exemplo, quando o Gol foi responsável por 1.648 e 1.616 unidades comercializadas, respectivamente, a versão automático respondeu por menos de 5% dos emplacamentos. Os dados são da Mobiauto, plataforma de venda digital de veículos.

Em abril, o Gol 1.6 automático registrou 80 exemplares comercializados, o equivalente a 4,85% do total. Em maio, os números caíram para 56 ou 3,46%.

Volkswagen Gol 2019 com transmissão Automática (33)
Alavanca de câmbio é compartilhada com Polo e Virtus (Divulgação/Volkswagen)
Continua após a publicidade

Assim, temos um raro caso de um carro que não ficou mais atrativo ao ganhar câmbio automático (de verdade). O que explica o fenômeno?

Poderíamos falar que o maior foco do velho Gol está nas vendas diretas, o que é verdade, mas nos últimos meses o mercado o subcompacto foi responsável por emplacar mais unidades no varejo do que para frotistas.

E mesmo na comparação com a versão 1.6 8V manual, que tem motor mais antigo e menos potente, o desempenho do 1.6 automático é pífio.

Em abril e maio, por exemplo, o Gol 1.6 manual respondeu por 31,7% e 19,3% das vendas totais do modelo, quase seis vezes o volume da configuração automática.

Continua após a publicidade
Volkswagen Gol 2019 com transmissão Automática (29)
Para deixar o Gol 1.6 automático completinho é preciso desembolsar quase R$ 70.000 (Divulgação/Volkswagen)

Ou seja: a questão está mesmo na falta de apelo da versão, apesar do conforto da caixa com conversor de torque de seis marchas da Aisin e do motor MSI mais moderno e potente.

Talvez a questão esteja no preço. Um Gol 1.6 automático parte de R$ 61.390 e chega a R$ 68.590 com todos os opcionais mais pintura metálica.

Por R$ 65.990 já é possível comprar um Polo 1.6 MSI automático, dotado do mesmíssimo trem de força. E o primo maior chega a R$ 70.715 com todos os itens possíveis nessa versão, uma diferença de apenas R$ 2.125.

Continua após a publicidade
VW Polo
Polo MSI automático custa quase o mesmo de um Gol (Divulgação/Volkswagen)

Se o cliente fizer um esforço um pouco maior, leva um Polo Comfortline 200 TSI por R$ 74.450.

Assim, o que tem atravancado o sucesso do Gol automático é o seu posicionamento na faixa dos R$ 60.000, o que permite ao comprador alçar voos mais altos com um carro maior e mais moderno oferecido pela própria VW.

Para o velho Gol, resta o consolo de continuar a se dar muito bem na versão única com motor 1.0 três-cilindros e câmbio manual: esta acumulou 64,4% e 77,2% de todas as vendas do modelo nos últimos dois meses.

Continua após a publicidade

É bem mais do que o Polo 1.0 MPI consegue alcançar.

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

Com preços próximos ao Polo, VW Gol automático encalha nas vendas
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.