Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

Com nova Strada, Fiat selará a morte da linha Adventure após 21 anos

Linha aventureira carregada de maquiagem continua viva há 21 anos e "vestiu" quatro modelos, mas está com os dias contados

Por Leonardo Felix
Atualizado em 9 abr 2020, 12h47 - Publicado em 23 mar 2020, 10h49
  • Seguir materia Seguindo materia
  • Na Adventure, as rodas dianteiras giram juntas a té 20 km/h
    Fiat Weekend Adventure Locker (Christian Castanho/Quatro Rodas)

    O lançamento da segunda geração da Fiat Strada foi adiado, mas não poupará uma movimentação que parece inevitável: com sua chegada, a FCA selará a morte da linha off-road Adventure.

    Com o fim da perua Weekend e a simplificação da gama do Doblò, a velha Strada passou a ser o único modelo da marca italiana a contar com a versão de apelo aventureiro extremo.

    Fiat Strada é a única picape a liderar o mercado, mesmo que por apenas um mês
    A Strada é o último dos Fiat a receber a assinatura Adventure (Divulgação/Fiat)

    Entretanto, conforme já noticiado por QUATRO RODAS, apenas uma configuração da veterana picapinha seguirá em linha, a Hard Working 1.4 cabine simples.

    E, de acordo com o parceiro Autos Segredos, a nova geração será oferecida em versões com nomes similares aos da prima Toro: Working, Endurance, Freedom e Volcano.

    Continua após a publicidade
    Nova Fiat Strada 2021
    Nova Strada não dará espaço para a versão Adventure (Divulgação/Fiat)

    Além disso, há tempos a Fiat vem tentando impor outro tipo de identidade aventureira a seus veículos. Com Uno e Mobi, a opção foi pela linha Way, que não fez lá tanto sucesso.

    Quando foi a vez do Argo, a opção foi por ressuscitar o nome Trekking, em uma caracterização mais branda: apliques e adesivos mais discretos contornando a carroceria, maior altura em relação ao solo e pneus de uso misto.

    Aqui, a escolha tem se mostrado bem-sucedida, pois a versão Trekking ajudou a alavancar as vendas do hatch compacto e já é a configuração com mais saída de toda a linha.

    Continua após a publicidade
    argo trekking
    Com o Argo, Fiat optou por um aventureiro com estilo mais brando, o Trekking (Divulgação/Fiat)

    Uma história de aventuras

    Inaugurada em 1999, a linha Adventure sempre se caracterizou pelo uso de molduras largas e grossas de plástico nas laterais, que inclusive mudavam o contorno das caixas de roda.

    Ao longo de sua existência, ofereceu itens de utilidade duvidosa para as reais aptidões dos veículos, como quebra-mato, faróis de longo alcance, estribos laterais, barras de teto extravagantes e até bloqueio de diferencial.

    O primeiro carro a ganhar a roupagem foi a perua Palio Weekend, em 1999, equipada com todas as quinquilharias citadas acima mais o estreante motor 1.6 8V de 92 cv.

    Continua após a publicidade
    Palio Adventure 1999
    A linha Adventure fez tanto sucesso que foi estendida a outros três modelos (Divulgação/Fiat)

    Em 2001, foi a vez de a picapinha Strada receber a roupagem, já com opções de motor 1.6 16V de 106 cv ou 1.8 8V de 103 cv (de origem GM. Sim, o mesmo que ainda está presente na minivan Chevrolet Spin).

    Strada Adventure 1.6 16V testada pela revista Quatro Rodas..jpg
    Strada Adventure (Acervo/Quatro Rodas)

    Dois anos mais tarde, a Fiat ousou ao lançar no mercado a versão Adventure do Doblò, focada no transporte de passageiros.

    Continua após a publicidade
    Doblò Adventure
    Doblò Adventure ganhou novas rodas de 16 polegadas na linha 2017 (Divulgação/Fiat)

    Por fim, em 2006 chegou ao mercado o monovolume Idea Adventure, também com propulsor 1.8 8V. Este trazia, além dos atributos já citados, estepe pendurado à tampa do porta-malas.

    Idea Adventure Xtreme
    Idea Adventure Extreme tinha até estepe pendurado (Divulgação/Fiat)

    Fora o apelo visual, a Fiat tentou tornar a linha Adventure um pouco mais aventureira de verdade ao incorporar, em 2008, o sistema de bloqueio do diferencial dianteiro Locker, produzido pela Eaton, que funcionava a até 20 km/h.

    Continua após a publicidade

    Em todos os modelos, a linha aventureira fez sucesso e esteve entre as versões mais vendidas de suas respectivas gamas. Mas o tempo passou, o gosto dos consumidores mudou e a maquiagem carregada da linha ficou cansativa.

    O primeiro Adventure a sair de linha foi o Idea, em 2016, junto com toda a produção do monovolume. O Doblò acabou extinto no ano passado, na virada de ano/modelo.

    Já a Weekend foi descontinuada este ano, assim como a Strada.

    Publicidade

    Publicidade

    Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

    Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

    Black Friday

    A melhor notícia da Black Friday

    BLACK
    FRIDAY
    Digital Completo
    Digital Completo

    Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    Apenas 5,99/mês*

    ou
    BLACK
    FRIDAY

    MELHOR
    OFERTA

    Impressa + Digital
    Impressa + Digital

    Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

    a partir de 10,99/mês

    ou

    *Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
    *Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

    PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
    Fechar

    Não vá embora sem ler essa matéria!
    Assista um anúncio e leia grátis
    CLIQUE AQUI.