Clássico do futuro: Mini Rover ganha motor elétrico de Nissan Leaf
Oficina inglesa pede o equivalente a R$ 179.000 e seis meses de espera pela conversão do modelo
Depois de os britânicos da Electric Classic Cars transformarem uma clássica Ferrari 308 GTS em um moderno esportivo com motor elétrico da Tesla, chegou a vez de a London Electric Cars realizar a sua transformação. A empresa converteu um Mini Rover 1993 em elétrico com o motor de um Nissan Leaf. Para o pequeno Mini, os ingleses utilizaram uma bateria de 20kWh, mas também há opções mais potentes, de 25 ou 33 kWh, com um custo adicional.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Neste caso, a bateria menor oferece uma autonomia que varia entre 97 e 113 km, e pode ser recarregada em tomadas domésticas e trifásicas. Um carregador rápido também está disponível como opcional. O motor elétrico é instalado no eixo dianteiro, enquanto a bateria é montada em dois blocos, que estão localizados sob o banco traseiro e no porta-malas.
Para não desagradar aos puristas, o Mini praticamente não sofreu alterações em sua aparência. Estão lá a grade cromada com grande abertura, além dos para-choques e da moldura dos arcos de roda, também cromados. É perfeitamente possível passar pelas ruas sem que as pessoas notem que se trata de um clássico elétrico.
O fundador da empresa, Matthew Quitter, é um entusiasta dos carros elétricos e de transformações sustentáveis dos veículos. Para ele, “fez sentido para a empresa concentrar os esforços na personalização do Mini”. A empresa espera realizar mais projetos e, nos próximos três anos, atingir o número de 1.000 carros transformados da combustão para a eletricidade.
O CEO ainda diz que a London Electric Cars planejou, com essa conversão, que o Mini clássico “fosse uma opção acessível e útil para os moradores de cidades de todo o mundo, com o intuito de diminuir o trânsito e combater a poluição”. A conversão sai por 25.000 libras, cerca de R$ 179.000, livre de impostos, e o prazo para a entrega do modelo é de de até seis meses.