Clique e Assine a partir de R$ 6,90/mês

Heresia? Ferrari dos anos 80 troca motor V8 por elétrico da Tesla

Conversão do esportivo clássico por empresa britânica fez sua potência mais do que dobrar

Por Pedro Henrique Oliveira Atualizado em 9 jun 2021, 19h13 - Publicado em 9 jun 2021, 18h30
Ferrari 308 GTS vermelha vista 3/4 de frente
O modelo que recebeu o motor elétrico da Tesla foi uma Ferrari 308 GTS Carwow/Reprodução

Já imaginou ter um esportivo clássico e combiná-lo a um conjunto mecânico super tecnológico? Pode até parecer uma heresia, mas a empresa britânica Electric Classic Cars gostou do desafio e fez uma transformação ousada em uma Ferrari 308: trocou o motor V8 italiano por um motor 100% elétrico da Tesla. 

Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90

Esse trabalho não é novidade para os entusiastas da empresa que, em seu site, apresentam dois serviços bem específicos. Eles transformam modelos clássicos em elétricos ou providenciam as peças e suprimentos para que os próprios clientes façam a conversão.

Motor da Ferrari 308 GTS
O motor original do modelo 308 GTS era um 2.9 V8 com pouco mais de 200 cv Carwow/Reprodução

Originalmente, a 308 GTS era equipada com um V8 de 214 cv, números relativamente fracos quando comparados ao motor V12 4.9 de 395 cv e 48,9 kgfm da Ferrari Testarossa. Assim, a 308 certamente passaria sufoco nas pistas ao lado da “irmã” mais potente. 

Continua após a publicidade

Porém, com a troca do motor original para o elétrico, a história mudou. A mudança fez com que a 308 GTS passasse a ter 456 cv e 61,1 kgfm, e ainda ficou mais leve que o carro original.

Motor da Tesla em Ferrari 308 GTS
O esportivo recebeu um motor da Tesla que elevou a potência aos 456 cv. O trabalho foi feito pelos britânicos da Eletric Classic Cars Carwow/Reprodução

Por isso, o canal britânico Carwow, no YouTube, propôs um desafio: uma corrida que colocasse, lado a lado, o 308 elétrico e a Ferrari Testarossa. Com a substituição do motor V8 do 308 por uma unidade da Tesla, a disputa, além de imprevisível, ficaria muito mais interessante.

Embora o elétrico não tenha mais o som característico ou o câmbio manual, ele ganhou em todas as tentativas, até quando oferecia alguma vantagem inicial ao Testarossa, como sair logo atrás. 

Corrida entre Ferrari 308 e Ferrari Testarossa
O 308 GTS (esquerda) venceu a Testarossa (direita) em todas as corridas, até quando a segunda saía na frente Carwow/Reprodução

O 308 elétrico completou o quarto de milha em 12,1 segundos, enquanto o Testarossa levou 13,3 segundos para completar a mesma distância.

Na Tesla, uma das novidades é o Model S Plaid, que promete entregar 1.034 cv com a união de três motores, indo de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos. Será que um dia veremos algum clássico equipado com um motor desse? 

Modelo Ferrari 308 GTS – Motor da Tesla Ferrari Testarossa
Potência 456 cv 395 cv
Torque 61,1 kgfm 48,9 kgfm
Peso 1.490 kg 1.506 kg
Tração Traseira Traseira
Preço £ 180.000 (R$ 1,29 milhões) £ 125.000 (R$ 895.000)

 

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Capa Maio 2021
A edição 745 de QUATRO RODAS já está nas bancas! Arte/Quatro Rodas
Continua após a publicidade

Publicidade