Heresia? Ferrari dos anos 80 troca motor V8 por elétrico da Tesla
Conversão do esportivo clássico por empresa britânica fez sua potência mais do que dobrar

Já imaginou ter um esportivo clássico e combiná-lo a um conjunto mecânico super tecnológico? Pode até parecer uma heresia, mas a empresa britânica Electric Classic Cars gostou do desafio e fez uma transformação ousada em uma Ferrari 308: trocou o motor V8 italiano por um motor 100% elétrico da Tesla.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Esse trabalho não é novidade para os entusiastas da empresa que, em seu site, apresentam dois serviços bem específicos. Eles transformam modelos clássicos em elétricos ou providenciam as peças e suprimentos para que os próprios clientes façam a conversão.

Originalmente, a 308 GTS era equipada com um V8 de 214 cv, números relativamente fracos quando comparados ao motor V12 4.9 de 395 cv e 48,9 kgfm da Ferrari Testarossa. Assim, a 308 certamente passaria sufoco nas pistas ao lado da “irmã” mais potente.
Porém, com a troca do motor original para o elétrico, a história mudou. A mudança fez com que a 308 GTS passasse a ter 456 cv e 61,1 kgfm, e ainda ficou mais leve que o carro original.

Por isso, o canal britânico Carwow, no YouTube, propôs um desafio: uma corrida que colocasse, lado a lado, o 308 elétrico e a Ferrari Testarossa. Com a substituição do motor V8 do 308 por uma unidade da Tesla, a disputa, além de imprevisível, ficaria muito mais interessante.
Embora o elétrico não tenha mais o som característico ou o câmbio manual, ele ganhou em todas as tentativas, até quando oferecia alguma vantagem inicial ao Testarossa, como sair logo atrás.

O 308 elétrico completou o quarto de milha em 12,1 segundos, enquanto o Testarossa levou 13,3 segundos para completar a mesma distância.
Na Tesla, uma das novidades é o Model S Plaid, que promete entregar 1.034 cv com a união de três motores, indo de 0 a 100 km/h em 2,1 segundos. Será que um dia veremos algum clássico equipado com um motor desse?
Modelo | Ferrari 308 GTS – Motor da Tesla | Ferrari Testarossa |
Potência | 456 cv | 395 cv |
Torque | 61,1 kgfm | 48,9 kgfm |
Peso | 1.490 kg | 1.506 kg |
Tração | Traseira | Traseira |
Preço | £ 180.000 (R$ 1,29 milhões) | £ 125.000 (R$ 895.000) |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital

Essa é uma matéria exclusiva para assinantes. Se já é assinante, entre aqui. Assine para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.
Essa é uma matéria fechada para assinantes e não identificamos permissão de acesso na sua conta. Para tentar entrar com outro usuário, clique aqui ou adquira uma assinatura na oferta abaixo
Continue lendo, sem pisar no freio. Assine a QR.
MELHOR
OFERTA
Digital
Plano ilimitado para você que gosta de acompanhar diariamente os conteúdos exclusivos no site e ter acesso a edição digital no app.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
30% de desconto
1 ano por R$ 82,80
(cada mês sai por R$ 6,90)
Impressa + Digital
Plano completo de QUATRO RODAS. Acesso aos conteúdos exclusivos em todos formatos: revista impressa, site com notícias e revista no app.
Acesso ilimitado ao Site da QUATRO RODAS, com conteúdos exclusivos e atualizados diariamente.
Comparativo entre os principais modelos do mercado.
Tudo sobre as novidades automobilísticas do Brasil e do exterior.
Receba mensalmente a QUATRO RODAS impressa mais acesso imediato às edições digitais no App QUATRO RODAS, para celular e tablet.