Carro mais barato do Brasil ficou 50,5% mais caro em um ano
Com aumento do preço dos carros e tantos modelos descontinuados, onde começam os principais segmentos do mercado atualmente?
O carro mais barato do Brasil ficou 50,5% mais caro de fevereiro de 2021 para fevereiro de 2022 e a culpa não é apenas da inflação, do dólar ou da falta de peças. O consumidor também tem culpa.
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Há um ano, não havia carro novo mais barato que o Fiat Mobi Easy, de R$ 39.790. Mas era um carro básico de tudo: o único equipamento de série relevante era o computador de bordo. É o tipo de veículo que nem mesmo os frotistas querem, por não ter ar-condicionado ou direção hidráulica.
Se carros populares precisavam ser baratos e mal equipados, eles realmente não existem mais.
Hoje o carro mais barato é o Renault Kwid Zen, de R$ 59.890. É 50% mais caro, mas está equipado com direção elétrica, controles de estabilidade e tração, quatro airbags, rádio, ar-condicionado e vidros dianteiros elétricos. É um modelo com o mínimo de conforto que os clientes exigem e não muito distante do que o Mobi Like (R$ 60.990) oferece.
Interesse do consumidor, vendas em baixa e o custo de atualização para as normas de emissões do Proconve L7 forçaram a extinção de versões, de modelos – em especial, os com mais tempo de mercado – e até de categorias, como picapes médias flex e dos furgões pequenos, onde havia apenas os Fiat Doblò e Peugeot Partner. A percepção de que os automóveis haviam ficado mais caros está ainda mais evidente agora, sem os carros pelados e com projetos defasados.
Mapeamos os preços dos carros mais baratos dos principais segmentos há um ano e os de agora. Nos segmentos de entrada é preciso dispor de pelo menos R$ 20.000 a mais para estacionar um carro novo na garagem.
Esse montante vai muito além de um percentual de aumento ou de mais parcelas no financiamento: também representa uma dificuldade maior para o consumidor ter o financiamento do seu carro aprovado.
Comprar carros de alguns segmentos ficou ainda mais difícil, caso dos SUVs médios: o modelo-base de hoje, o Toyota Corolla Cross XR, é 60,4% mais caro que o Tiggo 7 T, que já saiu de linha. Entre as picapes compactas, o degrau entre a opção mais barata hoje, a Strada En-durance, e a Saveiro Robust de um ano atrás é de 51,6%.