Bowler cria Land Rover Defender de rali com direito a campeonato exclusivo
O motor é o mesmo, mas o SUV ganha nova suspensão, rodas e sistema de segurança para competir em grandes eventos
Há quem diga que SUVs de luxo, como os Land Rover, são passam de veículos de shopping e não servem para as estradas de terra. Verdade ou não, a Bowler, empresa britânica especialista em modificações dos carros da marca para o uso off-road profissional, criou sua versão do Defender 90 exclusiva para rallys e promete mudar essa percepção.
Clique aqui e assine Quatro Rodas por apenas R$ 8,90
Junto com a estreia do SUV modificado, também acontecerá o Bowler Defender Challenge 2022 Championship, uma competição de rally disputada somente por exemplares nova versão do Defender e que terá início em março do ano que vem.
Regulamentado pela MSA (Motor Sports Association), o campeonato terá 7 etapas disputadas no Reino Unido, com trechos de cascalho, floresta e montanhas. Poderão participar todos os tipos de competidores, desde veteranos até aqueles sem experiência. A empresa organizadora, inclusive, vai oferecer um treinamento para que os novatos possam tirar a licença necessária para competir. Segundo a Bowler, o evento será uma série de alimentação para competições globais, como o Rally Dakar.
Os veículos usam o mesmo motor a gasolina 2.0 turbo Ingenium de 300 cv da versão padrão. Dentre as principais modificações, estão os sub-chassis dianteiros e traseiros com reforço adicional para abrigar as novas suspensões, feitas sob medida em parceria com a Fox. Essa alteração deixa o Defender 25 mm mais alto que o modelo original.
Para o motor e transmissão, foi instalado um novo sistema de refrigeração, além de rodas de rally mais resistentes de 18’’, com pneus BFGoodrich todo-terreno. A segurança não foi deixada de lado: além da gaiola de proteção, que segue as recomendações da FIA, o SUV também tem integração do sistema de rally com equipamento de segurança da JLR e modificação nos freios (ABS/DSC).
Os pilotos serão presos por cintos de seis pontos e, caso ocorra algum acidente, os passageiros poderão acionar interruptores para cortar a energia, dentro e fora do Defender, e um sistema de supressão de incêndio.
Outras novidades são a proteção total na parte inferior da carroceria, unidade de controle do navegador para as luzes, limpadores e buzina, unidade de controle de carroceria adaptada e chicote de fiação integrado para novos componentes.
Pensando nas competições, novos limpadores de para-brisa foram instalados para ajudar a lidar com a quantidade de respingos de água e sujeira. Já os faróis de milha proporcionam melhor visibilidade nos trechos noturnos. As janelas traseiras e laterais dão lugar à peças de policarbonato.
Infelizmente, o veículo não poderá rodar nas estradas ou cidades, tendo seu uso exclusivo para as competições. O pacote mais barato para disputar o campeonato custa $99.500 libras esterlinas (cerca de R$ 715.405) e inclui um Defender Challenge modificado pela Bowler e todo o suporte para o evento.
Treinamentos, logística entre etapas e suporte aos veículos serão oferecidos separadamente. Uma série de acessórios serão desenvolvidos como parte do evento e estarão disponíveis no fim do ano.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital