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Ar-condicionado de Jaguar e Land Rover elimina vírus e até hidrata pele

A pandemia da Covid-19 está acelerando o desenvolvimento de tecnologias para higienizar os veículos e purificar o ar que se respira a bordo

Por Eduardo Passos
8 jul 2021, 22h48
Parceria com a Panasonic visa garantir ar impecável aos ocupantes, sem necessidade de bugigangas adicionais
Parceria com da Jaguar Land Rover com a Panasonic visa garantir ar impecável aos ocupantes, sem necessidade de bugigangas adicionais (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Após mais de um ano de pandemia, e milhares de vítimas fatais, queríamos que a Covid-19 fosse tema do passado. A doença, entretanto, segue circulando. E não são só as pesquisas sobre medicamentos e vacinas que avançam no mundo. Na indústria automobilística, existem desenvolvimentos de sistemas para assegurar não só a higienização das cabines como também a qualidade do ar que se respira dentro dos carros.

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Por mais que filtros do ar-condicionado barrem a maioria das partículas de sujeira aspiradas, eles são pouco eficazes contra micro-organismos e aerossóis. Pior ainda, são inúteis contra vírus e bactérias trazidos pelos ocupantes do carro.

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Pensando nisso, a Jaguar Land Rover recorreu à Panasonic e anunciou um novo sistema de purificação de cabines, baseado na tecnologia nanoe X da japonesa. A ideia é expelir, no ar climatizado, partículas de radicais livres envoltas em gotículas d’água tão pequenas quanto o Sars-CoV-2.

Os radicais hidroxila circulantes reagem com vírus, bactérias e fungos presentes no veículo, inativando-os. Ao mesmo tempo, combatem odores e alérgenos como pelagem animal e pólen, e também umidificam o ar.

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O sistema estreará em breve, mas os modelos mais recentes das duas marcas trazem uma versão prévia da nanoe X, com apenas 10% de eficiência máxima. Enquanto isso, a radiação segue aliada dos motoristas, com novos purificadores à base de luz ultravioleta capazes de eliminar o coronavírus. Eles, entretanto, são inúteis à transmissão direta, por gotículas de saliva, funcionando apenas contra os vírus em suspensão no ambiente. Como toda prevenção é bem-vinda, quanto mais dispositivos existirem melhor será.

Os temidos radicais livres podem ser produzidos na dose certa, a fim de prejudicar somente os micro-organismos em suspensão
Os temidos radicais livres podem ser produzidos na dose certa, a fim de prejudicar somente os micro-organismos em suspensão (Arte/Quatro Rodas)
Fim de jogo

Muito reativos, os radicais hidroxila atacam as camadas mais externas de agentes biológicos, destruindo-os. Cada partícula d’água chega a carregar 4,8 trilhões de OH•.

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Tempo mínimo

Como a eficácia satisfatória contra o coronavírus só é atingida após 30 minutos de circulação, o sistema pode ser ativado antes de o proprietário voltar ao carro via aplicativo.

Benefício extra

As gotículas emitidas pelo ar-condicionado se unem à oleosidade da pele humana, hidratando-a. Ao mesmo tempo, a nanoe X interage com os cabelos, evitando o frizz. Quase um spa inglês.

Opções para seu carro

Enquanto a tecnologia nanoe X não chega aos carros, algumas alternativas podem contribuir para um ambiente veicular mais saudável.

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Osram AirZing Mini

Osram AirZing
(Divulgação/Divulgação)

A Osram criou um dispositivo elétrico que se encaixa à saída de ar-condicionado. Com ele, o fluxo de ar passa por uma placa de dióxido de titânio e é submetida a raios UVA, antes de sair purificada. O aparelho funciona via cabo USB e a placa é lavável. A fabricante garante que 99,9% dos patógenos que passam pelo AirZing Mini são inativados. Preço: R$ 480

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Ster Box

Ster Box
(Divulgação/Divulgação)

Funciona de forma semelhante ao da Osram, recorrendo aos raios UVC para inativar os micro-organismos que atravessam o dispositivo. Segundo o fabricante, testes in vitro conduzidos pela Unicamp encontraram bons resultados, mas são necessários ao menos 30 minutos de filtração para que o mínimo de 99% dos vírus sejam destruídos. Preço: R$ 399

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