BMW volta ao passado com o belíssimo conceito 2002 Hommage
Com visual inspirado no 2002 Turbo, de 1973, o modelo foi o grande destaque da marca no Concorso d'Eleganza Villa d'Este, na Itália
A BMW revelou sua principal atração para o Concorso d’Eleganza Villa d’Este, evento italiano que reúne, em um mesmo espaço, antiguidades e conceitos futuristas. Representando a marca alemã, o protótipo 2002 Hommage tem ainda a missão de prestar homenagem (eis a tradução literal da palavra francesa “hommage”) aos 50 anos do clássico 02 Series com um tributo ao 2002 Turbo, de 1973.
Feito a partir de um Série 2 atual, o conceito busca inspiração no modelo da década de 1970, que trazia o título de primeiro carro produzido na Europa com turbo de fábrica. O principal elemento estético do conceito está no famoso “nariz de tubarão” herdado do 2002 Turbo, que é completado pelo para-choque dianteiro proeminente, feito em fibra de carbono e pintado com as cores da divisão esportiva “M”. Os faróis, incorporados em fendas de traços retilíneos, adotam apliques amarelos para reforçar o aspecto retrô. As luzes de seta são reinterpretadas por filetes de leds.
Atrás, as lanternas do 2002 Hommage repetem o formato quadrado do modelo antigo, assim como o aerofólio instalado na tampa do porta-malas. De lado, além do perfil semelhante, até as rodas (de 20 polegadas no 2002 moderno) são inspiradas nas do antepassado. Imagens do interior e detalhes técnicos, como conjunto mecânico e dados de desempenho, não foram revelados pela BMW.