BMW M3 Touring é perua com mais de 500 cv e aceleração de Lamborghini
Primeiro M3 em versão perua aproveita tração integral, potência farta e carroceria aprimorada para oferecer alta esportividade sem abrir mão do conforto
As peruas podem estar cada vez mais perto do fim, mas, se depender da BMW, elas ainda terão dias de glória. A montadora alemã aproveitou o festival de Goodwood, na Inglaterra, para apresentar a inédita BMW M3 Touring, primeira versão perua da M3, que chega 20 anos após o primeiro protótipo do tipo ser apresentado.
Segundo a alemã, a ideia é celebrar os 50 anos da divisão Motorsport com um modelo “extravagante”, que une o conforto de um veículo grande e estável com a proposta de alta performance da sua nata esportiva.
Muito estilo
A extravagância, no caso, começa pelo design, que segue bem o M3 original em alterações como o para-choque dianteiro, com entradas de ar funcionais e linhas bem marcadas. A gigantesca grade frontal também sofreu alterações no estilo, e há opção de adicionar fibra de carbono em diferentes partes da carroceria.
Há decoração em preto brilhante na saia, que segue até a traseira. Na porção de trás, a M3 Touring ganhou generosos escapes quádruplos, inseridos em meio ao difusor completamente funcional. O quarteto de escapamentos conta com aletas ajustáveis, que permitem afinar o som do motor 3.0 conforme a “música” desejada pelo condutor.
Também há aerofólio ajustado a fins esportivos e, para completar o preparo de corrida, a perua teve sua rigidez torcional incrementada e ganhou freios de carbono-cerâmica nas novas rodas, de aro 19 (frente) e aro 20 (traseira).
Muita potência
Com tantas melhorias, o motor não poderia deixar de ser atualizado também. Apostando no que vem dando certo, a BMW trouxe ao seu lançamento o mesmo seis-cilindros da atual linha M3 e M4.
Dessa forma, a station wagon, agora equipada com motor 3.0 a gasolina, atinge 510 cv e 66,3 kgfm. A transmissão automática M Streptonic, com oito marchas, vem junto ao sistema M xDrive, de tração integral. Além disso, há bloqueio ativo do diferencial no eixo traseiro e a opção de comandar o carro exclusivamente com tração traseira.
Não surpreende, portanto, que a M3 Touring vá de 0 a 100 km/h em apenas 3,6 s, segundo dados oficiais — tempo equivalente ao de um Lamborghini Urus. A perua nada convencional tem velocidade máxima de 280 km/h e, em ciclo WLTP combinado, seu consumo fica pouco abaixo dos 10 km/l.
Muito luxo
Pensando em momentos mais pacatos, a BMW investiu pesado no conforto da M3 Touring, que vem com bancos em couro Merino, três zonas de climatização e 27,2’’ de telas, entre quadro de instrumentos e central multimídia.
À moda do BMW iX, o painel da Touring utiliza visores curvos para facilitar a leitura do motorista. A perua também aposta em cores bem chamativas, com estofamento e revestimento em vermelho intenso.
Também há opção de “apimentar” a cabine ao trocar os bancos de série da primeira fileira por modelos em concha. Feitos em fibra de carbono, os assentos economizam 9,6 kg em relação aos originais.
Para garantir a viagem do fim de semana, a perua também fez bom uso dos seus 4,8 m de comprimento e 2,9 m de entre-eixos: além do generoso espaço na segunda fileira, o porta-malas tem 500 litros — chegando a 1.510 l caso os bancos sejam recolhidos.
Com pré-venda marcada para setembro, a M3 Touring será entregue a partir de novembro. A versão SW da M3 será fabricada na mesma linha de montagem da versão sedã da M3. Em meio a ambiente com a bênção da divisão Motorsport, não surpreende que o novo modelo tenha honrado a história que a letra M traz.