BMW libera Android Auto sem fio e novos recursos da central multimídia
Fabricante alemã também oferece inteligência artificial melhorada; recursos estarão disponíveis para carros feitos a partir de 2020
Já está disponível, na Alemanha, a nova atualização do sistema operacional que a BMW embarca nos seus veículos. Lançada ontem (19), a versão 7/20 do BMW Operating System — a base do criticado iDrive — foi classificada pela alemã como a “maior atualização da sua história” e pode ser baixada remotamente.
Além de comandos de voz ampliados e maior personalização do veículo, o software agora traz suporte à versão sem fio do Android Auto, entre outras ferramentas.
A compatibilidade com o sistema do Google mostra que a BMW fez as pazes com o Android – ou ao menos se rendeu a ele, como a Toyota. Resistente em colocá-lo nos seus veículos, a bávara não só mudou de ideia como agora fornece suporte à variante do Android Auto que dispensa conexão via USB.
Essa integração também inclui controle de voz via Google Assistant e a exibição do Maps nos head-up displays. De olho nos usuários de iPhone, a BMW também anunciou novidades no Apple CarPlay, que contará com o mesmo suporte ao HUD e exibirá informações mais completas sobre rotas de navegação, como a faixa a ser tomada em conversões e acessos.
A BMW ainda aproveitou a atualização para melhorar seus sistemas nativos. Assim, o novo aplicativo Connected Parking chega para ajudar o condutor a encontrar as melhores vagas de estacionamento, baseando-se em dados da nuvem, inteligência artificial e até mesmo as dimensões do veículo.
A IA também será aplicada no novo assistente por voz do iDrive, que agora apresenta uma comunicação menos robótica e é capaz de distinguir ordens de passageiros e condutor.
Pensando na sua frota elétrica, a fabricante também introduziu seu app eDrive Zones, que muda a propulsão de híbridos para o modo elétrico automaticamente, com base em dados de GPS. O app “único no mundo” foi feito pensando em pedágios urbanos que tarifam veículos de acordo com a emissão de poluentes.
Assim, ao entrar na ‘zona verde’ o carro automaticamente altera sua configuração e cumpre com a norma local. De acordo com a BMW, há 90 cidades europeias já programadas no banco de dados.
Ainda que essas zonas não existam no Brasil, outra novidade útil do eDrive Zones é a exibição ampliada de pontos de carregamento, incluindo informações sobre horário de funcionamento e disponibilidade de tomadas.
Prazos e modelos
A atualização do BMW Operating System já pode ser baixada na Alemanha e logo chegará ao resto da Europa, EUA, Canadá e China. Quando estiver disponível no Brasil, os proprietários receberão uma notificação no celular ou na central de mídia do veículo, informou a fabricante sem especificar prazos.
Num primeiro momento todos os carros fabricados após julho de 2020 receberão a novidade. A lista completa de modelos compatíveis pode ser conferida no site da BMW.
O Android Auto sem fio está disponível em todos os celulares que rodem a versão 11 do sistema operacional e tenham suporte a redes Wi-Fi de 5 GHz. Os celulares Samsung ou Google com Android 10 e os modelos Galaxy S8, S8+ e Note 8 com Android 9 também são compatíveis.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.