PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Android Auto sem fio funcionará com mais smartphones após atualização

Aparelhos que receberem atualização para o Android 11 serão compatíveis, mas dependerão de outra tecnologia

Por Henrique Rodriguez Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 1 abr 2024, 15h33 - Publicado em 21 ago 2020, 08h00
android auto
Android Auto sem fio está disponível na nova Fiat Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)
Continua após publicidade
android auto
Android Auto sem fio está disponível na nova Fiat Strada (Fernando Pires/Quatro Rodas)

Centrais multimídia compatíveis com Android Auto sem fio estão começando a surgir no Brasil. Mas não basta ter um smartphone Android e uma Fiat Strada ou Chevrolet S10 novinhas para usar a funcionalidade.

Nem todo aparelho Android é compatível com a tecnologia. Na verdade, apenas os Google Pixel (que não são vendidos no Brasil) e os Samsung Galaxy das séries S e Note são compatíveis com o espelhamento sem fio na central multimídia. Mas isso vai mudar com a próxima atualização do sistema operacional.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

O Google atualizou sua página de suporte para Android Auto, onde diz em quais países e em quais dispositivos podem usar o Android Auto sem fio. Além da descrição usual de telefones com Android 9 (Pie) e 10 são compatíveis, a gigante de tecnologia fez um adendo afirmando que “ qualquer smartphone com Android 11″ pode usar o Android Auto sem fio.

Isso significa que qualquer aparelho de LG, Motorola, Samsung, Xiaomi, etc., que seja lançado ou receba atualização para o Android 11, poderá conectar-se sem fio às centrais multimídia.

Continua após a publicidade

Isso tem uma explicação técnica. Até então, a interface sem fio era feita por meio da tecnologia Wi-Fi Direct, uma alternativa mais segura e com maior capacidade de transferência de dados ao Bluetooth, com a qual nem todos os aparelhos são compatíveis. Com a atualização, porém, os demais aparelhos poderão se comunicar com a central multimídia por meio de uma rede Wi-Fi de 5 GHz. 

A má notícia é que aparelhos mais antigos podem não receber atualização para o Android 11. A maior parte dos fabricantes de celulares Android fazem uma atualização completa do sistema operacional, só Motorola e Samsung costumam disponibilizar duas.

E, claro, se as fabricantes de automóveis não atualizarem suas centrais multimídia – e mudar apenas o sistema pode não ser suficiente –, muita gente continuará usando o Android Auto por cabo. Pelo menos assim não gasta a bateria do aparelho.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.

Android Auto sem fio funcionará com mais smartphones após atualização

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.