Clique e assine por apenas 8,90/mês

BMW divulga videoaula ensinando drifting – e de graça

Vídeo produzido pela marca ensina a andar de lado (e de forma controlada) com ajuda de piloto profissional

Por Vitor Matsubara - 9 nov 2017, 21h06
Sempre quis virar o rei do drifting? A BMW te ensina BMW/Divulgação

O drifting é uma arte dominada por poucos. Não é fácil aprender a manobrar o volante na hora certa e dosar o pé no acelerador sem perder alguns dias (ou meses) vendo o mundo por outra perspectiva.

Stefan Landmann é um piloto profissional que já venceu as 24 horas de Nürburgring em 2011. Ele também é um dos instrutores de um curso lançado pela BMW M na Alemanha – e o professor de um vídeo tutorial divulgado pela marca.

Pista molhada facilita as manobras e poupa os pneus BMW/Divulgação

O austríaco ensina de forma didática todos os passos para se tornar um rei do drifting da noite para o dia. Ou não: o próprio Landmann ressalta que é preciso muito tempo e prática para botar seu carro de lado nas curvas com segurança.

Drifting sempre foi uma das atividades favoritas da marca alemã… Reprodução/Youtube

O primeiro passo é desligar o controle de estabilidade, chamado pela BMW de ESC. Logo após engatar a segunda marcha, Stefan lembra que não é preciso correr demais: manter uma velocidade de 15 a 20 km/h é mais do que suficiente para realizar a manobra.

Continua após a publicidade

Pisar fundo no acelerador de uma vez é o segredo para girar as rodas traseiras. Isso fará o carro sair de traseira, proporcionando a sensação de que “as rodas de trás querem ultrapassar as da frente”, nas palavras do instrutor.

Contraesterçar a direção na hora certa garante a continuidade da manobra reprodução/Youtube

O passo seguinte é tirar o pé do acelerador e contraesterçar a direção ao mesmo tempo. Tudo precisa ser feito rapidamente para manter o carro de lado. Lindmann lembra que a quantidade de esterço necessária depende de quanto o veículo está escapando de traseira.

Uma recomendação é olhar para a direita enquanto realiza a manobra. É fundamental pisar levemente no acelerador (de 20% a 30% do curso do pedal é suficiente) várias vezes enquanto a direção é contraesterçada. Só assim a manobra continuará acontecendo.

Para interromper a ação, basta tirar o pé do acelerador e endireitar a direção.

Continua após a publicidade
BMW oferece curso de drifting na Alemanha reprodução/Youtube

Caso você não se sinta seguro para realizar estes procedimentos sozinho, a BMW oferece um curso na Alemanha.

O participante realiza um treinamento teórico e prático a bordo de um M3 ou M4. A taxa de inscrição é de 95 euros, mas atualmente não há vagas abertas.

Publicidade