Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Audi TT RS

No Brasil, versão RS marca a festa de 15 anos do TT

Por Péricles Malheiros | Fotos Marco de Bari
Atualizado em 9 nov 2016, 01h46 - Publicado em 6 jun 2013, 15h23
lancamentos

Desenho é, disparado, o elemento mais importante de um automóvel – seja ele da categoria que for. Ao Audi TT cabe o privilégio de ter sido criado e reestilizado por dois dos mais importantes designers da indústria automotiva: respectivamente, Peter Schreyer e Walter de’Silva.

Anunciada em agosto de 2012, a chegada definitiva da versão RS do TT à rede só ocorreu em outubro. Hoje, o modelo com motor 2.5 turbo de 340 cv custa os mesmos 399 000 reais da época do lançamento. A unidade cedida para nossa avaliação é completa, contando inclusive com o único opcional disponível: bancos dianteiros do tipo concha com ajustes elétricos, por 15 000 reais. Controles de estabilidade e tração, ABS e airbags frontais e laterais são de série, assim como o Audi Magnetic Ride, sistema que, segundo a Audi, permite reduzir a altura da suspensão em 10 mm, além de enrijecer os amortecedores. Tudo isso em milésimos de segundo, bastando apenas pressionar um botão no console.

Outros botões ajudam a evocar o “lado negro” do TT RS. Para efetuar uma largada avassaladora, é preciso ainda desativar o controle de estabilidade, deslocar a alavanca do câmbio para o modo Sport e, simultaneamente, pisar com o pé esquerdo no pedal do freio e, com o direito, no do acelerador, fazendo o giro se elevar. Luz verde! Basta tirar o pé do freio, continuar acelerando fundo e sentir o TT RS disparar. Segundo a Audi, 4,3 segundos depois, o esportivo está a 100 km/h.

Na cidade, o ideal é rodar com o RS na configuração mais mansa. Mesmo assim, como esperado, o TT não se dá bem com lombadas, buracos e valetas, por causa da altura reduzida em relação ao solo e dos pneus de perfil baixo.

Continua após a publicidade

Não espere grandes luxos: fruto de um projeto com algum tempo de estrada, o TT não oferece itens como câmera traseira, ar digital bizona ou piloto automático adaptativo. Atrativos como esses devem ficar mesmo para a nova geração, prevista para estrear em 2014.

VEREDICTO

Não é barato. E, por se tratar de um carro de imagem, a proximidade da chegada da nova geração joga contra o modelo atual.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Domine o fato. Confie na fonte.

10 grandes marcas em uma única assinatura digital

MELHOR
OFERTA

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês*

ou
Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.