Aston Martin DBX707 é SUV esportivo de fazer Lamborghini Urus comer poeira
Novo câmbio permitiu Aston Martin elevar números do SUV em 157 cv e 20,1 kgfm sem trocar o V8. Com potência no nome, DBX707 quer combater o Lamborghini Urus
Usado como carro médico da Fórmula 1 em 2021, o Aston Martin DBX parece ter gostado da velocidade. O SUV de luxo acaba de estrear sua nova versão de topo, o Aston Martin DBX707, que traz a potência no nome e supera com folga seus rivais no segmento de SUVs superesportivos.
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Sem trocar o 4.0 V8 já utilizado pelo DBX, a fabricante elevou os números do motor para 707 cv e 91,7 kgfm — quase 200 cv e 21 kgfm de aumento. O principal fator responsável, entretanto, é o uso de nova transmissão automática de nove marchas e dupla embreagem, que permitiu à marca extrair o máximo dos oito cilindros.
Mas o V8 também melhorou, e não apenas ganhou turbocompressores roletados, como também nova calibração. Com respostas mais rápidas e um novo diferencial eletrônico, o SUV de 2.245 kg vai de 0 a 100 km/h em 3,3 s, superando, com folga, os números do Lamborghini Urus.
Quatro escapamentos
Para arrefecer o motor “envenenado”, a Aston Martin redesenhou a grade dianteira do DBX, que ganhou barras duplas e, mais visível, nova entrada de ar inferior, que também alimenta os freios a discos de carbono-cerâmica.
Atrás, o par de escapamentos foi duplicado. Além do escape quádruplo — com som afinado em novo tom — a versão superesportiva conta com novo difusor de ar e aerofólio. O para-choque traseiro é mais “musculoso” que o original, e rodas de aro 23 agora são oferecidas como opcionais.
Condução de superesportivo
O Aston Martin DBX707 é, indiscutivelmente, um SUV grande — maior e mais alto que a Fiat Toro, por exemplo —, mas isso não significa que os 707 cv são desperdiçados.
Quem quiser arrancar ao estilo de um Vantage pode optar pelos modos de condução esportiva, nos quais uma “nova lógica” de operação da caixa de transferência e controle de estabilidade do DBX criam uma experiência bem próxima de modelos baixos.
A suspensão trabalha bastante em todas as condições, com sistema adaptativo a ar que é ligado ao ajuste da direção elétrica. Com ajustes constantes, o utilitário tem vão livre que vai de 17,5 cm a 22 cm e se adapta a buracos, curvas e outras pedras no caminho.
Ele é, inclusive, bem confortável, com todos os ocupantes sentados em assentos de couro aquecidos e ajustáveis eletricamente em 16 modos de série. Há três opções de estofamento que incluem a Inspire Sport, com couro semi-anilina e emblema da fabricante gravado.
Quem não estiver satisfeito, reforçam os ingleses, pode recorrer à equipe de personalização Q By Aston Martin, que oferecerá opções únicas que vão de pinturas aos materiais da cabine.
A produção do novo Aston Martin DBX707 começará até março de 2022. Custando a partir de US$ 235.086, o SUV de luxo mais potente do mundo será entregue a partir de abril deste ano.