AMG A35 é nova porta de entrada da diversão na Mercedes-Benz

Inédita versão traz motor 2.0 turbo de 306 cv e tração integral

O spoiler e os para-choques com entradas de ar nas extremidades são os pontos forte da versão esportiva

O spoiler e os para-choques com entradas de ar nas extremidades são os pontos forte da versão esportiva (Divulgação/Mercedes-Benz)

Enquanto o Brasil aguarda a estreia da nova geração do Classe A, na Europa a Mercedes-Benz mostra a primeira variante apimentada do hatch. A inédita versão A35 AMG passa a ser a porta de entrada para os esportivos da marca.

Ela chega para preencher o vácuo abaixo da estrondosa A45, que deve surgir em um futuro não muito distante com mais de 400 cv. O A35, de 306 cv, vai brigar na prateleira de BMW M140i e Audi S3.

A cor amarelo Sun contrasta com os apêndices aerodinâmicos nas tomadas de ar do para-choque dianteiro

A cor amarelo Sun contrasta com os apêndices aerodinâmicos nas tomadas de ar do para-choque dianteiro (Divulgação/Mercedes-Benz)

Para colocar uma pulga atrás da orelha de Audi e BMW, a Mercedes escala o novo-velho motor 2.0 turbo. Chamado de M260, o quatro cilindro com turbo de duplo fluxo é uma evolução do M270, usado desde 2011 pelo fabricante alemão.

Os mais de 300 cv ficam disponíveis em sua totalidade entre 5.800 e 6.100 rpm, além do torque de 40,8 mkgf a 3.000 giros. A força é distribuída para as quatros rodas pela transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Assim como as configurações 43 (e mais recentemente as 53), o A35 não é um autêntico AMG produzido sob o dogma “um homem, um motor”. Eles são equipados com unidades quatro cilindros ou V6 produzidos em larga escala, e não com os potentes V8 montados à mão do começo ao fim por um único especialista treinado em Affalterbach, na Alemanha.

As rodas de 18 polegadas são escurecidas. Já as pinças do freio trazem o tom prateado para efeitos de contraste

As rodas de 18 polegadas são escurecidas. Já as pinças do freio trazem o tom prateado para efeitos de contraste (Divulgação/Mercedes-Benz)

Mesmo assim o A35 AMG tem números de… AMG! 4,7 segundos para o velocímetro marcar 100 km/h saindo da imobilidade e 250 km/h de velocidade máxima. Parar o hot hatch é tarefa dos freios a disco – com diâmetro de 350 mm na dianteira e 320 mm na traseira.

O modelo traz cinco modos de condução. Além dos manjados Comfort, Sport, Sport+ e Individual, há o Slippery.

Nessa configuração a eletrônica reduz a potência, mantém a curva de torque estável e as trocas de marcha são feitas mais cedo para dar estabilidade e segurança em situações de pouca aderência.

Por dentro, aquilo que já conhecemos da nova encarnação do carro. Destaque para o Mercedes-Benz User Experience (MBUX), o que de mais moderno a marca tem a oferecer em aspectos de capacidade de processamento, interface gráfica e inteligência de algoritmos.

O interior mistura tecnologia das telas digitais com os diferentes tipos de couro no acabamento

O interior mistura tecnologia das telas digitais com os diferentes tipos de couro no acabamento (Divulgação/Mercedes-Benz)

O MBUX é formado por duas telas de mais de 10 polegadas que fazem as funções de cluster e central multimídia. Elas podem ser controladas por meio de toque, mas a marca não abandonou o touchpad localizado no console central.

O sistema também traz inteligência artificial, uma espécie de Siri, da Mercedes.

O A35 AMG ainda deve demorar a chegar no País. Primeiro será a vez do Classe A fazer sua estreia por aqui durante o Salão de São Paulo em novembro.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s