Black Friday: Assine a partir de 1,49/semana
Continua após publicidade

AMG A35 é nova porta de entrada da diversão na Mercedes-Benz

Inédita versão traz motor 2.0 turbo de 306 cv e tração integral

Por Raphael Panaro
Atualizado em 19 set 2018, 22h42 - Publicado em 19 set 2018, 20h49
Mercedes-AMG A35
O spoiler e os para-choques com entradas de ar nas extremidades são os pontos forte da versão esportiva (Divulgação/Mercedes-Benz)

Enquanto o Brasil aguarda a estreia da nova geração do Classe A, na Europa a Mercedes-Benz mostra a primeira variante apimentada do hatch. A inédita versão A35 AMG passa a ser a porta de entrada para os esportivos da marca.

Ela chega para preencher o vácuo abaixo da estrondosa A45, que deve surgir em um futuro não muito distante com mais de 400 cv. O A35, de 306 cv, vai brigar na prateleira de BMW M140i e Audi S3.

Mercedes-AMG A35
A cor amarelo Sun contrasta com os apêndices aerodinâmicos nas tomadas de ar do para-choque dianteiro (Divulgação/Mercedes-Benz)

Para colocar uma pulga atrás da orelha de Audi e BMW, a Mercedes escala o novo-velho motor 2.0 turbo. Chamado de M260, o quatro cilindro com turbo de duplo fluxo é uma evolução do M270, usado desde 2011 pelo fabricante alemão.

Continua após a publicidade

Os mais de 300 cv ficam disponíveis em sua totalidade entre 5.800 e 6.100 rpm, além do torque de 40,8 mkgf a 3.000 giros. A força é distribuída para as quatros rodas pela transmissão automatizada de dupla embreagem e sete marchas.

Assim como as configurações 43 (e mais recentemente as 53), o A35 não é um autêntico AMG produzido sob o dogma “um homem, um motor”. Eles são equipados com unidades quatro cilindros ou V6 produzidos em larga escala, e não com os potentes V8 montados à mão do começo ao fim por um único especialista treinado em Affalterbach, na Alemanha.

Mercedes-AMG A35
As rodas de 18 polegadas são escurecidas. Já as pinças do freio trazem o tom prateado para efeitos de contraste (Divulgação/Mercedes-Benz)
Continua após a publicidade

Mesmo assim o A35 AMG tem números de… AMG! 4,7 segundos para o velocímetro marcar 100 km/h saindo da imobilidade e 250 km/h de velocidade máxima. Parar o hot hatch é tarefa dos freios a disco – com diâmetro de 350 mm na dianteira e 320 mm na traseira.

O modelo traz cinco modos de condução. Além dos manjados Comfort, Sport, Sport+ e Individual, há o Slippery.

Nessa configuração a eletrônica reduz a potência, mantém a curva de torque estável e as trocas de marcha são feitas mais cedo para dar estabilidade e segurança em situações de pouca aderência.

Continua após a publicidade

Por dentro, aquilo que já conhecemos da nova encarnação do carro. Destaque para o Mercedes-Benz User Experience (MBUX), o que de mais moderno a marca tem a oferecer em aspectos de capacidade de processamento, interface gráfica e inteligência de algoritmos.

Mercedes-AMG A35
O interior mistura tecnologia das telas digitais com os diferentes tipos de couro no acabamento (Divulgação/Mercedes-Benz)

O MBUX é formado por duas telas de mais de 10 polegadas que fazem as funções de cluster e central multimídia. Elas podem ser controladas por meio de toque, mas a marca não abandonou o touchpad localizado no console central.

Continua após a publicidade

O sistema também traz inteligência artificial, uma espécie de Siri, da Mercedes.

O A35 AMG ainda deve demorar a chegar no País. Primeiro será a vez do Classe A fazer sua estreia por aqui durante o Salão de São Paulo em novembro.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.