Novo Toyota RAV4 está R$ 60.000 (ou um Etios) mais caro desde o lançamento
Além do SUV, toda a linha Toyota passou por reajuste em seus preços. Corolla teve alta de até R$ 5.100, enquanto Camry subiu R$ 31.000
Quem estava esperando a quarentena passar para comprar um Toyota RAV4 pode ter se dado mal. As versões do SUV híbrido tiveram alta nos preços pela quinta vez desde o lançamento de sua última geração, há um ano.
O catálogo virtual da marca japonesa já mostra os novos valores. A configuração S – que é de entrada – parte de R$ 217.990, enquanto a SX – mais completa – custa R$ 239.990.
Dessa forma, o modelo registra uma alta de R$ 24.000 em relação ao antigo valor da versão mais básica, que era de R$ 193.990. A topo de linha, que valia R$ 213.990, teve alta de R$ 26.000.
Quando comparamos com os preços praticados em sua estreia, há menos de um ano, a diferença de preços é ainda mais impressionante.
Quando foi anunciado no Brasil, em maio do ano passado, o RAV4 chegaria custando R$ 165.990 na opção S e R$ 179.990 na SX.
Comparando os primeiros e últimos preços, o SUV já soma uma alta acumulada de R$ 52.000 para a versão de entrada e de R$ 60.000 para a mais completa.
A diferença é suficiente para comprar um Etios 1.5 X-Plus Manual, que custa R$ 59.990.
Mais tecnológico que as gerações anteriores e carregando um inédito conjunto híbrido com motor quatro-cilindros 2.5 de 178 cv aliado a outros dois elétricos (um para cada roda dianteira e outro no eixo traseiro), o novo RAV4 estreou com o objetivo de superar os altos e baixos de suas vendas.
Logo após seu lançamento, a geração passou a ganhar seu espaço entre os SUVs, subindo de 144 unidades vendidas em maio para 370 em junho.
Aliás, já no lançamento efetivo em nosso mercado o veículo teve sua primeira alta nos preços: a versão S passou a valer R$ 167.990 e a SX, R$ 185.990.
Em setembro, novo aumento. A configuração mais básica do passava a custar R$ 171.850 e a mais completa, R$ 191.290.
A terceira alta veio em dezembro, com o SUV custando partindo de R$ 176.990 na variante mais simples e R$ 195.990 na topo de linha.
Três meses depois, a Toyota alterou os preços do híbrido pela quarta vez, que passou a valer R$ 193.990 na versão S e 213.990 na SX – últimos valores antes do reajuste atual.
Procurada por QUATRO RODAS, a marca japonesa afirmou que “a tabela de preços atual da Toyota reflete a enorme variação cambial e os modelos importados são mais impactados como, por exemplo, a RAV4.”
Reajuste em toda linha
Engana-se quem acredita que apenas o SUV teve alta nos preços. Mesmo produzido no Brasil, o Corolla, sedã médio mais vendido do país, também viu seus valores aumentarem.
A versão mais básica, GLi, agora parte de R$ 105.990 e não mais de R$ 102.990, como no mês anterior. A topo de linha, Hybrid Altis Premium, registrou um aumento de R$ 5.100, e vale a partir de R$ 142.490.
O destaque negativo vem para o Camry V6 3.5, que teve alta de R$ 31.000 em seu valor – o reajuste mais alto entre todos os modelos. Confira os novos valores dos veículos da Toyota:
Modelo/versão | Preços em maio | Preços em abril | Alta (em R$) |
Camry V6 3.5 | R$ 276.990 | R$ 245.990 | R$ 31.000 |
Corolla 2.0 Gli | R$ 105.990 | R$ 102.990 | R$ 3.000 |
Corolla 2.0 Xei | R$ 116.990 | R$ 114.090 | R$ 2.900 |
Corolla 2.0 Altis | R$ 134.990 | R$ 130.390 | R$ 4.600 |
Corolla 2.0 Hybrid Altis | R$ 134.990 | R$ 130.390 | R$ 4.600 |
Corolla Hybrid Altis Prem | R$ 142.490 | R$ 137.390 | R$ 5.100 |
Etios 1.3 X Manual | R$ 53.190 | R$ 52.190 | R$ 1.000 |
Etios 1.3 X At | R$ 58.190 | R$ 57.190 | R$ 1.000 |
Etios 1.5 X-Plus Manual | R$ 59.990 | R$ 58.990 | R$ 1.000 |
Etios 1.5 X-Plus At | R$ 65.490 | R$ 63.990 | R$ 1.500 |
Etios Sedan 1.5 X MT | R$ 57.990 | R$ 56.990 | R$ 1.000 |
Etios Sedan 1.5 XPlus MT | R$ 62.990 | R$ 61.890 | R$ 1.100 |
Hilux Cd SR D. 4X4 | R$ 178.990 | R$ 172.890 | R$ 6.100 |
Hilux Cd SR 2.7 Flex 4X2 | R$ 126.990 | R$ 122.590 | R$ 4.500 |
Hilux Cd SR 2.7 F. 4X2 A/T | R$ 132.990 | R$ 128.590 | R$ 4.500 |
Hilux Cd SRV 2.7 F. 4X4 | R$ 154.990 | R$ 149.690 | R$ 5.300 |
Hilux Cd SRV 2.8 D. 4X4 | R$ 198.990 | R$ 191.990 | R$ 7.000 |
Hilux Cd 2.8 SRX D. 4X4 | R$ 215.990 | R$ 208.990 | R$ 7.000 |
Prius 1.8 Hybrid | R$ 164.990 | R$ 146.990 | R$ 18.000 |
Rav4 2.5 4X4 S Hybrid | R$ 217.990 | R$ 193.990 | R$ 24.000 |
Rav4 2.5 4X4 SX Hybrid | R$ 239.990 | R$ 213.990 | R$ 26.000 |
Sw4 2.7 SR 4X2 5 Lug. | R$ 184.990 | R$ 178.890 | R$ 6.100 |
Sw4 2.7 SRV 4X2 7 Lug. | R$ 201.990 | R$ 194.990 | R$ 7.000 |
Sw4 2.8 SRX 4X4 5 Lug. | R$ 276.990 | R$ 267.290 | R$ 9.700 |
Sw4 2.8 SRX 4X4 7 Lug. | R$ 282.990 | R$ 273.290 | R$ 9.700 |
Sw4 2.8 SRX D. 4X4 7 Lug. | R$ 293.990 | R$ 284.390 | R$ 9.600 |
Yaris 1.5 XLS | R$ 87.190 | R$ 85.490 | R$ 1.500 |
Yaris 1.5 XS | R$ 80.990 | R$ 78.990 | R$ 2.000 |
Yaris 1.5 X-Way | R$ 84.990 | R$ 83.490 | R$ 1.500 |
Yaris 1.3 XL Live MT | R$ 68.490 | R$ 66.990 | R$ 2.500 |
Yaris 1.5 XL Plus | R$ 74.990 | R$ 72.990 | R$ 2.000 |
Yaris Sedã 1.5 XL Live MT | R$ 69.990 | R$ 68.990 | R$ 1.000 |
Yaris Sedã 1.5 XL Plus | R$ 77.990 | R$ 75.990 | R$ 2.000 |
Yaris Sedã 1.5 XLS | R$ 90.190 | R$ 87.990 | R$ 2.500 |
Yaris Sedã 1.5 XS | R$ 84.590 | R$ 82.390 | R$ 2.200 |
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da edição de maio da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.