Os japoneses seguem dominando Os Eleitos no segmento de sedãs compactos. Após estrear no ano passado com o vice-campeonato, o Nissan Versa superou o atual campeão Etios Sedan. O Toyota viu sua nota cair 0,1 ponto e teve de se contentar com o segundo lugar.
Entre os outros participantes, o Cobalt viu sua nota aumentar, enquanto HB20S e e Prisma pioraram. Vamos conferir os resultados.
1° – Nissan Versa: 100,1
Quem não gosta do Versa adora criticar seu design. Mas seus proprietários acham justamente o contrário: sua nota (109,7) não só foi a maior da categoria como deixou todos os outros 31 veículos da pesquisa para trás.
Dentro de seu segmento, o sedã foi o mais bem avaliado em outros oito critérios, incluindo velocidade de arranque (109,8), quantidade de concessionárias (104,6) e capacidade de ultrapassagem (102,6).
Embora seja reconhecido como um dos modelos mais espaçosos do mercado, o Versa não levou as melhores notas em porta-malas (106,5) e espaço interno (103,7), apesar de bem altas. O mérito foi do HB20S e Etios.
O sedã japonês repetiu a façanha do ano passado e não recebeu nenhuma “nota vermelha”. Mesmo os pontos negativos, como nível de ruído (91,1), preço das peças (91,6) e itens de segurança (92,3), não foram tão mal avaliados pelos donos.
Pontuação no anterior: 97,7
Os elogios:
- Design
- Desempenho
As críticas:
- Nível de ruído
- Preço das peças
Carro excepcional, posição de dirigir perfeita e espaço interno gigante. Falta só uma central multimídia mais moderna.
Celso Barbosa, Rio de Janeiro (RJ)
2° – Toyota Etios Sedan: 98,9
Não foi desta vez que o Etios Sedan levou o tricampeonato para casa. Mas não há motivos para lamentar: ele foi o melhor do grupo em nove quesitos.
Seus donos adoram o porta-malas (104,6), o espaço interno (104,5) e a velocidade de arranque (103,4). Defeitos? Preço de compra (87,9) e acabamento interno (91,8).
Pontuação no anterior: 99,0
3° – Chevrolet Cobalt: 97,0
Nada como um ano após o outro para o Cobalt. Em 2015, ele foi o pior em 11 dos 23 critérios. Ano passado, foram cinco. Agora o sedã conquistou três notas máximas e só recebeu a menor nota na capacidade do porta-malas (103,3), ainda assim alta.
Velocidade de arranque (104,9) e acesso aos comandos (102,9) mereceram elogios. Maiores queixas: consumo urbano (84,4) e nível de ruído (91,1).
Pontuação no anterior: 95,9
4° – Hyundai HB20S: 95,0
O resultado deste ano acende o sinal amarelo: trata-se do pior resultado do HB20S nos últimos três anos. Foram seis notas vermelhas, incluindo consumo urbano (81,7), preço do seguro (83,6), espaço interno (88,0) e segurança transmitida (88,1).
Já porta-malas (108,5), acesso aos comandos (105,3) e velocidade de arranque (104,9) receberam elogios.
Pontuação no anterior: 96,2
5° – Chevrolet Prisma: 93,2
Tirar a pior nota em 15 das 23 categorias é uma tragédia para qualquer modelo. Pois foi o que aconteceu com o Prisma. Preço de compra (83,1), preço das peças (85,2) e itens de segurança (85,7) foram os pontos mais criticados.
Pelo menos o porta-malas (105,9) ainda agrada quem dirige o sedã.
Pontuação no anterior: 95,3
Clique nos links abaixo para conferir os resultados de todas as categorias de Os Eleitos 2017:
- O grande campeão: Honda Civic
- Hatches compactos: VW Up!
- Hatches compactos premium: Peugeot 208
- Picapes médias e picapes leves: Toyota Hilux e VW Saveiro
- Sedãs médios: Honda Civic
- SUVs: Nissan Kicks e Hyundai Creta
- Assistência técnica: Toyota
COMO SE MEDE A FELICIDADE DO DONO
Uma das razões que fazem Os Eleitos ser uma pesquisa diferente é seu critério de pontuação. Ele foi elaborado de maneira que se possam comparar modelos de segmentos distintos, analisando sempre o que o dono esperava e o que ele obteve depois da compra.
Em 2017, foram ouvidos 2.349 proprietários dos 45 automóveis mais vendidos no país – este último critério faz com que alguns modelos com vendas baixas não apareçam na pesquisa. Vale ressaltar: nenhuma das opiniões que você vê aqui retrata as avaliações dos jornalistas da QUATRO RODAS ou de nossos testes de pista. Entenda como a pesquisa funciona:
Satisfação / Expectativa = Índice de satisfação
- Índice acima de 100: o carro superou as expectativas.
- Índice em 100: satisfação corresponde exatamente à expectativa que o dono tinha antes da compra.
- Índice entre 100 e 80: expectativa foi razoavelmente atendida.
- Índice abaixo de 80: o proprietário está insatisfeito.
Veja os 23 itens avaliados, divididos em nove categorias, que formam o índice:
Custos |
preço de revenda / preço de compra / preço de seguro / preço das peças / consumo urbano / consumo rodoviário |
Confiança na marca |
ser um fabricante confiável |
Cobertura da rede |
ser um fabricante com ampla rede de concessionárias |
Design / modelo |
ser um projeto moderno / design do carro |
Desempenho |
rapidez no arranque |
Segurança |
estabilidade nas curvas / transmitir segurança / presença de itens de segurança |
Dirigibilidade |
facilidade de ultrapassagem / oferecer boa visibilidade / facilidade de acesso aos comandos |
Conforto |
acabamento interno / baixo nível de ruído / espaço interno / espaço do porta-malas / presença de equipamentos |
Manutenção |
durabilidade / resistência das peças |