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VW Up! usado coleciona mitos, boa reputação e recalls

Compacto chegou em 2014 com motor aspirado, mas só embalou nas vendas com o motor 1.0 turbo

Por Felipe Bitu
Atualizado em 26 dez 2023, 15h37 - Publicado em 26 dez 2023, 01h00
VW Up
(Christian Castanho/Quatro Rodas)

O Volkswagen Up! chegou em 2014 com o melhor resultado no crash-test do Latin NCAP: 5 estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças. O público não ligou muito e o Up! demorou a embalar no mercado.

A situação só foi revertida após a VW mexer no conteúdo das versões e reduzir preços.

Para quem quer desempenho, o motor indicado é o 1.0 TSI, com câmbio manual e tampa do porta-malas na cor preta. Rende 105/101 cv a 5.000 rpm e 16,8 mkgf a baixos 1.500 rpm.

Turbo e injeção direta garantem consumo urbano de 14,5 km/l e 0 a 100 km/h em 11 s.

VW Speed Up!
Freios e suspensão do Up! TSI foram recalibrados em relação ao aspirado (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Lançado em 2015, ele foi oferecido como opcional a partir da versão Move Up!, que traz ar-condicionado, direção elétrica, chave canivete que aciona travas e alarme, espelhos elétricos e computador de bordo.

Acima estava a High Up!, com rodas de liga aro 15, faróis de neblina, bancos com faixa de couro sintético, volante com detalhes na cor preta e sensor de ré.

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Disponíveis nas cores preta, vermelha e branca, as versões Black/Red/White Up! têm rodas aro 15 exclusivas, volante com couro sintético, som com Bluetooth, soleiras das portas de alumínio e interior com apliques na mesma cor da carroceria.

O Up! é bom de vaga: só 3,65 metros, ou 25 cm menor que um Gol
O Up! é bom de vaga: só 3,65 metros, ou 25 cm menor que um Gol (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A gama se completava com Cross Up! (aventureiro) e Speed Up! (esportivo, só TSI), o primeiro com rodas diamantadas, apliques de plástico preto nas caixas de roda. O segundo com faixas laterais e espelhos na cor azul.

Se o conforto for prioridade, opte pelo câmbio automatizado I-Motion, apenas com motor MPI 1.0 (aspirado) nas versões Move, High, Black/Red/White e Cross. Isso, porém, não é um atestado que este câmbio lento nas reações é bom.

Para-choques mais evidente aumentou as dimensões do subcompacto
VW Up! Connect já com a reestilização (divulgação/Volkswagen)

Levemente reestilizado para a linha 2018, o Up! deixou de ter diferença entre os para-choques dianteiros das versões aspiradas e turbo, que foi necessário para a instalação do intercooler por trás da peça. A versão de entrada Take era exclusivamente aspirada, a Move passava a ter os dois motores e a High, apenas o turbo, assim como o Cross.

A partir da linha 2020, porém, a versão de entrada passou a se chamar MPI e o motor 1.0 TSI se limitou às novas versões Connect (que já havia sido uma série especial em 2017) e Xtreme, com muitos elementos da versão Cross e da série Pepper. O câmbio I-Motion foi descontinuado.

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Versão Connect será equipada apenas com o motor 1.0 TSI

A linha 2021 foi lançada em dezembro de 2020 apenas com a versão Xtreme e homologada para quatro lugares. Durou apenas três meses assim, saindo de linha em março.

Desempenho do VW Up!

O comando de válvulas variável garante 82/75 cv a 6.250 rpm e 10,4/9,7 mkgf a 3.000 rpm ao motor 1.0 aspirado, o que gera um bom rendimento: 14,1 km/l de gasolina na cidade e 0 a 100 km/h em 14,2 s.

O baixo gasto com consumo, manutenção e seguro deram ao Up! o título de Menor Custo de Uso, pela QUATRO RODAS, na categoria.

VW Speed Up!
Rodas e pneus seguem medidas da opção High Up! (Marco de Bari/Quatro Rodas)

Entre as versões com motor MPI 1.0 e transmissão manual, evite a Take Up!, que perde ar, direção, volante com ajuste de altura e vidros/travas elétricos. A opção de duas portas também tem baixa procura.

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Retocado por dentro e por fora, a linha 2018 aposentou o duas-portas e as versões Black/Red/White Up. Já o High e o Cross passaram a vir sempre com motor TSI. Mas o controle elétrico de vidros traseiros nunca foi adotado.

Na frota de Longa Duração, o Up! se saiu muito bem ao final dos 60.000 km. A qualidade dos materiais e da montagem resultaram em mecânica e acabamento em ótimo estado, fazendo dele o melhor 1.0 já avaliado.

O Up! é bom de vaga: só 3,65 metros, ou 25 cm menor que um Gol
(Marco de Bari/Quatro Rodas)

Defeitos e problemas do VW Up!

Cabeçote 1 – Cheque se correia dentada e tensor foram trocados após 120.000 km ou quatro anos e meio. Demorado, o serviço não sai por menos de R$ 1.600.

Cabeçote 2 – O motor TSI está sujeito à carbonização das válvulas de admissão, algo recorrente na injeção direta, o que pode provocar queda no desempenho.

Bomba d’água – Uma falha na junta de vedação da peça, integrada à carcaça da válvula termostática, causa vazamentos. Confira também o estado da correia responsável pelo seu acionamento.

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Turbo – Os primeiros TSI têm relatos de vazamento de óleo na turbina, devido a uma falha no retentor. O problema já foi relatado na seção Autodefesa e a troca da turbina tem sido feita dentro do prazo de garantia. Fuja de turbinas que foram modificadas.

Remapeamento – Veja ainda se seu módulo não foi alterado para gerar mais torque e potência, o que compromete sua vida útil.

Câmbio I-Motion – Analise se há trancos ou retenções das marchas. Em muitos casos é preciso reprogramar o módulo, o que requer mão de obra especializada.

Recalls – Foram seis ao todo, de todos os anos/modelos produzidos, afetando airbag, tampa do tanque, módulo dos indicadores de direção, alternador e elementos de fixação do pivô da suspensão dianteira.

VW Speed Up!
Tampa do porta-malas preta equipa todos os modelos TSI (Marco de Bari/Quatro Rodas)

A voz do dono

Nome: Antônio Marcos de Santis
Idade: 60 anos
Profissão: engenheiro mecânico
Cidade: Petrópolis (RJ)

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O que eu adoro: “A versão TSI acelera muito e gasta pouco. É estável e muito silencioso em altas velocidades. Estilo exterior e interior com personalidade própria, muito prático e com bom acabamento. Seu viva-voz é perfeito.”

O que eu odeio: “O painel não exibe termômetro e relógio ao mesmo tempo. Faltam dois porta-copos, tomada 12V atrás e fechamento automático dos vidros. Quem roda pouco não resolve os problemas antes da primeira revisão.”

Nós dissemos

O Up! é bom de vaga: só 3,65 metros, ou 25 cm menor que um Gol
(Acervo/Quatro Rodas)

Fevereiro de 2014 “No teste de impacto do Latin NCAP, o compacto conquistou (…) 5 estrelas para proteção de adultos e 4 para crianças. (…) Desde a versão básica, porém, o Up! já conta com (…) coluna de direção deformável, acionamento das luzes de freio nas desacelerações bruscas e Isofix (…) além dos obrigatórios airbag e ABS.”

Pense também em um…

O Up! é bom de vaga: só 3,65 metros, ou 25 cm menor que um Gol
(Acervo/Quatro Rodas)

TOYOTA ETIOS – Empatado com o Up! como melhor compacto na pesquisa Os Eleitos 2015 também convence pelo refinamento técnico, suspensão bem calibrada, direção leve, freios com boa modulação e cintos de três pontos para todos, além do Isofix. Apesar do design, agrada pela confiabilidade, desempenho e economia.

Preço médio dos VW Up! usados (tabela Fipe)

 
Modelo 2014 2015 2016 2017 2018
Take Up! 2p R$ 26.165 R$ 27.015 R$ 28.968 R$ 30.993
Take Up! 4p R$ 28.974 R$ 32.113 R$ 33.625 R$ 34.659 R$ 37.185
Move Up! 4p R$ 31.709 R$ 33.257 R$ 37.511 R$ 40.365 R$ 43.449
High Up! 4p R$ 33.691 R$ 35.733 R$ 41.801 R$ 45.120
High Up! 4p I-Motion R$ 35.748 R$ 36.945 R$ 41.408 R$ 42.854
High Up! 4p TSI R$ 44.601 R$ 50.176 R$ 52.491
Black / White / Red Up! 4p R$ 33.784 R$ 35.879 R$ 42.477
Cross Up! 4p R$38.510 R$ 40.326 R$ 44.353
Cross Up! 4p TSi R$ 41.425 R$ 45.990 R$ 50.476

Preço das peças

Original Paralelo
Para-choque (dianteiro) R$ 1.194 R$ 980
Farol (cada um) R$ 1.203 R$ 970
Kit de embreagem R$ 228 R$ 130
Discos de freio (par) R$ 347 R$ 269
Pastilhas de freio (jogo) R$ 2.616 R$ 1.500
Amortecedores (os quatro) R$ 651 R$ 500

 

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