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Guia de compras: carros automáticos (de verdade) por até R$ 55.000

Na briga entre o recém-lançado Volkswagen Gol com Toyota Etios e Chevrolet Onix, qual opção tem melhor custo-benefício?

Por Gabriel Aguiar
Atualizado em 27 jul 2018, 19h20 - Publicado em 27 jul 2018, 18h32
VW Gol ganhou câmbio automático para brigar com Etios e Onix (Divulgação/Volkswagen)

Já dá para comprar um Volkswagen Gol com motor 1.6 16V e câmbio automático – mesmo conjunto usado pelo Polo – por R$ 54.580.

A novidade é a segunda opção mais barata a garantir vida mansa ao pé esquerdo e uma das três disponíveis no mercado até R$ 55.000.

Mas um detalhe para explicar o “de verdade” no título: consideramos apenas transmissões automáticas convencionais – aquelas com conversor de torque.

Por isso não entram na conta modelos com câmbio automatizado, como Fiat Mobi 1.0 Drive GSR (R$ 46.990) e VW Move Up! 1.0 MSI I-Motion (R$ 53.690).

E na disputa do novato com os rivais Toyota Etios X 1.3 automático e Chevrolet Onix 1.4 Advantage, qual tem o melhor custo-benefício?

Projeto do Gol é o mesmo desde 2008, quando a atual geração foi lançada (Divulgação/Volkswagen)

Volkswagen Gol 1.6 16V MSI automático – R$ 54.580

Muitos leitores de QUATRO RODAS ficaram indignados com o preço do hatch, mas é preciso levar em consideração todo o contexto.

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O próprio Move Up! 1.0 MSI I-Motion – menor, menos potente e com câmbio automatizado – é só R$ 890 mais barato que a novidade.

Além disso, a versão (realmente) automática custa quase o mesmo que o finado Gol Rallye I-Motion lançado em 2013 por R$ 53.080.

De série há ar-condicionado, direção hidráulica, regulagem de altura do banco do motorista, travas e vidros dianteiros elétricos.

Modelo chega como segundo automático mais barato do Brasil (Divulgação/Volkswagen)

Itens opcionais

Por R$ 3.000 dá para incluir o pacote Urban Completo, com chave canivete, vidros traseiros elétricos e direção com ajuste de altura.

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No visual, o pacote também acrescenta rodas de liga leve aro 15, faróis de dupla parábola com máscara negra e faróis de neblina.

Há também duas opções com volante multifuncional, seis alto falantes, sistema multimídia e computador de bordo.

Comparada à mais barata, vendida a R$ 2.000, o pacote “Discover Media” tem navegador integrado e custa R$ 100 a mais.

Segurança

Esse é o verdadeiro calcanhar de Aquiles do Volkswagen, que ainda não recebeu os controles eletrônicos de estabilidade e de tração.

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O Gol mantém o mesmo projeto de 2008, que conquistou três das cinco estrelas possíveis nos testes do Latin NCAP feitos em 2010.

Na época, o órgão criticou o deslocamento dos pedais. Melhoria de verdade só virá na próxima geração, prevista para chegar em 2020.

Câmbio de seis marchas é o mesmo de Polo e Virtus (Divulgação/Volkswagen)

Motorização

O motor 1.6 16V MSI não é bem novidade: já foi usado por Fox, Gol, Golf, Polo, SpaceCross, SpaceFox e Virtus no mercado brasileiro.

Com 120 cv de potência e 16,8 mkgf de torque, o fabricante garante que a modelo precisa de 10,1 segundos para chegar aos 100 km/h.

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O câmbio automático de seis marchas tem opção de modo Sport e trocas manuais na alavanca ou por borboletas atrás do volante.

O consumo divulgado é de 11,1 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada com gasolina – 7,7 km/l e 9,6 km/l, respectivamente, com etanol.

Toyota Etios X 1.3 automático – R$ 53.810

Etios é a opção automática mais em conta do Brasil (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Se você procura um carro com câmbio automático convencional, não há nenhuma opção mais em conta do que o hatch feito em Sorocaba (SP).

De série há ar-condicionado, chave canivete, quadro de instrumentos digital, além de direção, retrovisores, vidros e travas elétricos.

Motor 1.3 16V tem 98 cv e 13,1 mkgf (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Itens opcionais

Não há opcional para o Etios e quem quiser incrementar a lista de equipamentos terá que apelar aos acessórios originais.

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Nas concessionárias são oferecidos kits de alto-falantes, sensores de estacionamento, faróis de neblina, rádio e central multimídia.

Apesar dos preços de acessórios serem tabelados, a mão de obra não está inclusa no valor, o que pode variar conforme a revenda.

Segurança

Quando foi testado pelo Latin NCAP, em 2012, o menor modelo da Toyota conquistou quatro das cinco estrelas possíveis na prova.

Desde então, o Etios ganhou controles de tração e de estabilidade de série, assistente de partida em rampa e sistema de fixação Isofix.

O rádio só é oferecido como acessório nas concessionárias (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Motorização

O motor 1.3 16V ganhou duplo comando de válvulas variável em 2016 e saltou de 90 cv para 98 cv – mais que os 96 cv do 1.5 de até então.

Com 13,1 mkgf de torque, o propulsor é praticamente o mesmo usado pela opção de entrada do Yaris (mais caro, com 101 cv e 12,9 mkgf).

Já o câmbio automático de quatro marchas é um (realmente) velho conhecido: é o mesmo usado pelas duas últimas gerações do Corolla.

Na nossa pista, o hatch chegou aos 100 km/h em 14 segundos. Já o consumo com gasolina foi de 13,4 km/l na cidade e de 16,2 km/l na estrada.

Chevrolet Onix 1.4 Advantage – R$ 55.290

Onix Advantage ganhou o mesmo conjunto mecânico das versões mais caras (Divulgação/Chevrolet)

A versão automática mais barata do Onix – e, consequentemente, da Chevrolet – foi lançada no início deste ano sem mudanças mecânicas.

Por isso mesmo, as principais diferenças em relação as configurações mais caras estão na lista de equipamentos e também no visual.

De série há ar-condicionado, direção e banco do motorista com ajustes de altura, além de rádio com leitor de MP3 e conexão por Bluetooth.

Também estão inclusos de fábrica computador de bordo, chave canivete, bem como direção, retrovisores e vidros dianteiros elétricos.

A lista de equipamentos está mais enxuta e não há opcionais para o modelo (Divulgação/Chevrolet)

Itens opcionais

Não nenhum item ou pacote de opcionais disponíveis para o Onix Advantage, comercializado em configuração única pelas concessionárias.

Quem quiser rodas de liga leve, sensores de estacionamento e faróis de neblina, por exemplo, terá que apelar para acessórios (ou aftermarket).

Segurança

Como não há nenhum opcional, não haverá nenhum Onix – independentemente do preço – com controles de estabilidade e de tração.

Entre os itens de segurança, há Isofix, monitoramento da pressão dos pneus, cintos de três pontos e apoios de cabeça para todos os ocupantes.

O modelo tirou nota zero nos testes do Latin NCAP e, após receber reforços estruturais, foi reavaliado pelo órgão com nota três de proteção.

Sistema de som é simples e não há borboletas para trocas de marchas (Christian Castanho/Quatro Rodas)

Motorização

Cinco das sete versões do hatch comercializadas atualmente dividem o mesmo motor 1.4 8V flex com 106 cv de potência e 13,9 mkgf de torque.

O câmbio automático tem o mesmo número de marchas da opção manual (seis) com opções de trocas manuais só por botões na alavanca.

Na nossa pista, o modelo levou 13,2 s para atingir 100 km/h, com consumo de 12,9 km/l na cidade e 15,9 km/l na estrada, ambas com gasolina.

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