Clique e Assine QAUTRO RODAS por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

Como o Koenigsegg Gemera atinge 1.700 cv sem usar comando de válvulas

Koenigsegg substitui comandos de válvulas mecânicos por sistema de acionamento hidropneumático e consegue extrair 600 cv de um motor 2.0

Por Paulo Campo Grande
Atualizado em 16 Maio 2021, 19h33 - Publicado em 6 jul 2020, 07h00
Motor 2.0 tem atuadores de válvulas hidropneumáticos
Motor 2.0 tem atuadores de válvulas hidropneumáticos (Divulgação/Koenigsegg)

Tudo o que se relaciona ao mais novo modelo da sueca Koenigsegg, o Gemera, que foi lançado em março deste ano, é superlativo.

Equipado com quatro motores, sendo três elétricos e um a combustão, esse Gran Turismo tem nada menos que 1.700 cv de potência combinada.

Separadamente, são 2.000 cv, uma vez que dois dos motores elétricos produzem 500 cv cada um, enquanto o terceiro motor elétrico gera 400 cv e o motor a combustão rende 600 cv.

Quer ter acesso a todos os conteúdos exclusivos de Quatro Rodas? Clique aqui e assine com 64% de desconto.

Segundo a fábrica, o Gemera acelera de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo e atinge 400 km/h de velocidade.

A parte mais admirável desse conjunto propulsor reside no motor a combustão, que é um 2.0 de três cilindros biturbo equipado com cabeçote multiválvulas com válvulas controladas por atuadores hidropneumáticos.

koenigsegg-tfg
(Divulgação/Koenigsegg)

Esse motor dispensa comandos, correias de acionamento e outras coisas menos óbvias como borboletas de admissão, válvulas de alívio do turbo (porque tanto o fluxo de ar como a pressão no turbo são controlados pelas próprias válvulas) e pré-catalisador (o sistema reduz a fase fria do motor).

Continua após a publicidade

As válvulas trabalham com total liberdade entre si e em relação aos movimentos que fazem de abertura e fechamento, governadas por uma central eletrônica que usa inteligência artificial para saber a melhor maneira de se adaptar às situações.

O cabeçote do motor foi desenvolvido pela Koenigsegg juntamente com a empresa Freevalve e, segundo o construtor Christian Koe-nigsegg, pode ser aplicado a qualquer motor a combustão, melhorando seu rendimento como um todo.

Não somente o desempenho, mas também o consumo e as emissões de combustível. Veja ao lado como é que funciona.

Continua após a publicidade

Atuadores

Atuadores
(Divulgação/Koenigsegg/Arte/Quatro Rodas)

Cada válvula tem um atuador que consiste de: 1) mola (retrátil); 2) câmara pneumática; 3) câmara hidráulica; 4) pistão (que empurra a válvula); 5) sensor de posição da válvula; 6) o qual envia informações para a central inteligente que controla todo o sistema.

Construção

Como dispensa diversos componentes, o motor é compacto e leve (pesa apenas 70 kg).

Além disso, em razão de as válvulas trabalharem de forma independente, cada coletor de admissão e escape tem sua própria porta no bloco, com dimensões e layout individuais e projetados de acordo com o movimento desejado para o fluxo do gás nas câmaras.

Continua após a publicidade

Eficiência

Cada pistão desloca cerca de 660 cm³ de mistura e tem velocidade linear de 26,5 m/s (95,4 km/h), que é a mesma velocidade atingida nos motores dos carros da Fórmula 1.

Segundo a Koenigsegg, o cabeçote proporcionou um aumento de 45% na potência e 47% no torque, resultando em até 20% de economia no consumo e 35% de redução nas emissões.

Pressão total

freevalve

Continua após a publicidade
acionadores
(Divulgação/Koenigsegg/Arte/Quatro Rodas)

Sob a tampa do cabeçote existem: 1) galerias hidráulicas; 2) e pneumáticas; 3) fiação elétrica; 4) que aciona os solenóides; 5) que controlam a pressão nas linhas usadas para movimentar as válvulas.

Cavalaria a solta

gemera
(Divulgação/Koenigsegg)

O Koenigsseg Gemera é um GT de quatro lugares com carroceria de fibra de carbono, que acelera de 0 a 100 km/h em 1,9 segundo.

Continua após a publicidade

Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da nova edição de quatro rodas? clique aqui e tenha o acesso digital.

 

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Quatro Rodas impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.